Os dispositivos de lei que extinguem ou reduzem isenções, sa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a exclusão do crédito tributário, especificamente no que diz respeito à vigência de leis que extinguem ou reduzem isenções tributárias. Para responder corretamente, é importante conhecer as regras de vigência de normas tributárias, conforme estabelecido no Código Tributário Nacional (CTN).
De acordo com o artigo 104 do CTN, as leis que extinguem ou reduzem isenções entram em vigor no primeiro dia do exercício seguinte àquele em que ocorra a sua publicação, salvo disposição em contrário mais favorável ao contribuinte.
Exemplo prático: Imagine que uma lei publicada em setembro de 2023 revogue uma isenção tributária. Segundo o artigo 104 do CTN, essa revogação só produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024, permitindo ao contribuinte planejar suas obrigações fiscais com antecedência.
Justificativa da alternativa correta (D): Esta alternativa está correta porque respeita a regra do CTN sobre a entrada em vigor de leis que extinguem ou reduzem isenções, ou seja, no primeiro dia do exercício seguinte à publicação.
Análise das alternativas incorretas:
A - na data da publicação: Esta alternativa está incorreta porque não respeita o prazo estabelecido pelo CTN. A entrada em vigor na data da publicação não permitiria o planejamento adequado por parte do contribuinte.
B - trinta dias após a data de publicação: Também incorreta, pois não há previsão legal para que a extinção ou redução de isenções entre em vigor após 30 dias. Esta regra se aplicaria a outros tipos de normas, mas não a isenções.
C - quarenta e cinco dias após a data de publicação: Incorreta, essa previsão não se aplica à extinção ou redução de isenções, que estão sujeitas à regra do primeiro dia do exercício seguinte.
Dica para evitar pegadinhas: Fique atento ao tipo de norma que está sendo discutido e sempre consulte o CTN para verificar as regras específicas de vigência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 104. Entram em vigor no primeiro dia do exercício seguinte àquele em que ocorra a sua publicação os dispositivos de lei, referentes a impostos sobre o patrimônio ou a renda:
I - que instituem ou majoram tais impostos;
II - que definem novas hipóteses de incidência;
III - que extinguem ou reduzem isenções, salvo se a lei dispuser de maneira mais favorável ao contribuinte, e observado o disposto no artigo 178.
Letra D
letra d
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo