Assinale a afirmativa incorreta quanto ao que dispõe o Códi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Enunciado da Questão: A questão pede para identificar a alternativa incorreta sobre a ação rescisória conforme o Código de Processo Civil (CPC) de 2015.
Legislação Aplicável: A ação rescisória está disciplinada nos artigos 966 a 975 do CPC/2015. Esse instituto permite que as partes ou terceiros interessados questionem decisões transitadas em julgado, mas somente em hipóteses específicas.
Tema Central: A questão trata da compreensão dos aspectos básicos da ação rescisória, incluindo prazos, legitimidade, objeto da ação e efeitos sobre o cumprimento da decisão rescindenda.
Exemplo Prático: Imagine que uma decisão judicial tenha sido proferida, mas depois descobre-se que foi baseada em um documento falso. A parte interessada pode utilizar a ação rescisória para tentar anular essa decisão.
Análise das Alternativas:
A - O direito à rescisão se extingue em 2 (dois) anos contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo. Esta alternativa está correta. Conforme o art. 975 do CPC, a ação rescisória deve ser proposta no prazo de 2 anos a contar do trânsito em julgado.
B - A ação rescisória pode ter por objeto apenas 1 (um) capítulo da decisão. Esta alternativa está correta. O CPC permite que a ação rescisória seja ajuizada para atacar apenas parte de uma decisão, desde que essa parte seja autônoma e esteja formada.
C - Tem legitimidade para propor a ação rescisória quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular. Esta alternativa está correta. De acordo com o art. 967 do CPC, além das partes, terceiros juridicamente interessados, o Ministério Público e outros legitimados podem propor a ação rescisória.
D - A propositura da ação rescisória impede o cumprimento da decisão rescindenda. Esta alternativa está incorreta. A propositura da ação rescisória, por si só, não suspende os efeitos da decisão a ser rescindida. A suspensão só ocorre se for concedida tutela provisória de urgência, conforme art. 969 do CPC.
E - Na ação rescisória, devolvidos os autos pelo relator, a secretaria do tribunal expedirá cópias do relatório e as distribuirá entre os juízes que compuserem o órgão competente para o julgamento. Esta alternativa está correta. Ela reflete o procedimento interno no tribunal para julgamento da ação rescisória.
Conclusão: A alternativa D é a incorreta porque a mera propositura da ação rescisória não impede o cumprimento da decisão rescindenda, a menos que haja tutela provisória.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Art. 975. O direito à rescisão se extingue em 2 (dois) anos contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo. (CERTO)
b) Art. 966 do CPC, § 3º A ação rescisória pode ter por objeto apenas 1 (um) capítulo da decisão. (CERTO)
c) Art. 967. Têm legitimidade para propor a ação rescisória:
I - quem foi parte no processo ou o seu sucessor a título universal ou singular; (CERTO)
d) Art. 969. A propositura da ação rescisória não impede o cumprimento da decisão rescindenda, ressalvada a concessão de tutela provisória. (ERRADO)
e) Art. 971. Na ação rescisória, devolvidos os autos pelo relator, a secretaria do tribunal expedirá cópias do relatório e as distribuirá entre os juízes que compuserem o órgão competente para o julgamento.
Parágrafo único. A escolha de relator recairá, sempre que possível, em juiz que não haja participado do julgamento rescindendo. (CERTO)
Fonte (CPC/15)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo