No capítulo 6 da obra Democratização da Escola Pública, Lib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153287 Pedagogia
No capítulo 6 da obra Democratização da Escola Pública, Libâneo (1985) trata das tendências pedagógicas para introduzir “a pedagogia crítico-social dos conteúdos”. Conforme essa tendência, a educação está inserida no movimento da prática social global como tarefa crítico- -transformadora, e, daí, segundo o autor, decorrem duas consequências práticas para o trabalho docente. Uma delas é que esse trabalho deve ser contextualizado histórica e socialmente, isto é, articular ensino e realidade. A outra diz respeito ao trabalho docente ser um processo simultâneo de transmissão/assimilação ativa, no qual o professor intervém trazendo o conhecimento sistematizado, e o aluno
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão engloba conhecimentos sobre o trabalho docente e as tendências pedagógicas. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta aquilo que o aluno realiza no processo simultâneo de transmissão/assimilação ativa, de acordo com o autor José Carlos Libâneo, em sua obra “Democratização da Escola Pública". 

A) deve reproduzir exatamente o que lhe foi transmitido. 
ERRADO – De acordo com Libâneo, o aluno deve ser capaz de reelaborar o conhecimento criticamente, com os recursos que traz para a situação de aprendizagem. 

B) desenvolve a apropriação espontânea a partir de sua criatividade. 
ERRADO – Para o autor, o trabalho docente não se reduz à pura transmissão de conhecimentos nem à crença na sua apropriação espontânea pelo aluno. O aluno reelabora o conhecimento criticamente. 

C) acaba por ter uma mera formação política com o conhecimento ensinado. 
ERRADO – Para o autor, o trabalho docente não se reduz à pura transmissão de conhecimentos nem à crença na sua apropriação espontânea pelo aluno, nem à mera formação política. 

D) é capaz de reelaborá-lo criticamente, com os recursos que traz para a situação de aprendizagem. 
CORRETO – De acordo com Libâneo, o trabalho docente não se reduz à pura transmissão de conhecimentos nem à crença na sua apropriação espontânea pelo aluno, nem à mera formação política. É um processo simultâneo de transmissão/assimilação ativa, onde o professor intervém trazendo um conhecimento sistematizado e onde o aluno é capaz de reelaborá-lo criticamente com os recursos que traz para a situação de aprendizagem. Processo esse cujo ponto de partida e ponto de chegada é a prática social; supõe-se, aí, um trabalho competente do professor, seja no domínio da matéria, seja no domínio metodológico, a fim de que o trabalho docente tenha efeitos formativos duradouros, em termos de sua relevância para a transformação do mundo social. 

E) precisa contestar grande parte dos saberes transmitidos na escola para vir a ser vitorioso no mundo atual. 
ERRADO – Não se trata de contestar grande parte dos saberes transmitidos na escola. O trabalho do professor é inseparável da prática social. Há um processo simultâneo de transmissão/assimilação ativa, onde o professor intervém trazendo um conhecimento sistematizado e onde o aluno é capaz de reelaborá-lo criticamente com os recursos que traz para a situação de aprendizagem. 

Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. 

Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

é capaz de reelaborá-lo criticamente, com os recursos que traz para a situação de aprendizagem.

LETRA D.

O aluno compreende melhor a realidade a partir dos conteúdos.

Sempre que respondo questões da Vunesp eu fico entre duas, sempre!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo