Beltrano Benedito estava andando por uma estrada rural e en...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (48)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Do enunciado, podemos extrair que Beltrano Benedito apanhou e manteve sob a guarda doméstica o filhote de jaguatirica, conduta que se amolda ao art. 29 da Lei nº 9.605/98:
Lei 9.605, Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.
Feita a introdução necessária, passemos a análise das alternativas:
A) ERRADO. A mera prestação de socorro não legitima a manutenção do animal como doméstico ou dispensa a necessidade de licença ou autorização da autoridade ambiental.
B) ERRADO. Os crimes contra o meio ambiente, por si só, não são considerados inafiançáveis.
C) ERRADO. A Lei de Crimes Ambientais não prevê como causa de aumento de pena o fato do crime ser praticado contra filhotes.
D) ERRADO. Por mais que possa soar estranho, é possível obtenção de permissão, licença ou autorização para apanhar espécimes da fauna silvestre. O que a lei veda é a que a conduta se dê sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
E) CERTO. De fato, o art. 29, §2º da Lei 9.605/98 prevê a possibilidade de, na hipótese de guarda doméstica de espécie silvestre, o juiz poderá, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar. Contudo, há uma condicionante obrigatória: a espécie silvestre não deve ser considerada ameaçada de extinção.
Art. 29, § 2º No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
Não. A Portaria MMA nº 444, de 17 de dezembro de 2014 lista 698 táxons de espécies terrestres e mamíferos aquáticos considerados ameaçados de extinção, não constando dentre eles a jaguatirica.
Não. Em casos semelhantes, as bancas não costumam omitir tal informação, quando considerada relevante para o deslinde da questão. Mesmo que assim não fosse, era possível eliminar as demais alternativas.
Gabarito do Professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trata-se de perdão judicial
Abraços
Esta questão deveria ter sido ANULADA, pois a jaguatirica está na lista dos animais em extinção desde o final da década de 80.
O § 2º, do art. 29, da Lei de Crimes Ambientais dispõe que no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.
Logo, no caso descrito na questão o Juiz não poderia deixar de aplicar a pena.
Tipo de Questão para se anular!!! Animal se encontra na lista dos que estão em extinção... Desta forma também colocar na lista de extinção o examinador que criou está questão... rssssss
Já nao basta as diversas doutrinas, jurisprudencia, sumulas, etc...etc...etc....
Tenho que saber quais especie esta em extinção.
Haaa vá...!
#seguefluxo
hahahhahahahaha animal eh considerado em extincao!! pode anular essa porcaria!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo