Em relação ao momento da ocorrência do fato gerador ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q458928 Legislação Estadual
Em relação ao momento da ocorrência do fato gerador do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), analise as assertivas abaixo e assinale F, se falsas, ou V, se verdadeiras.

( ) A legislação tributária estadual considera ocorrido o fato gerador na saída de mercadoria do estabelecimento do contribuinte, ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular.

( ) Em relação à prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de qualquer natureza, a legislação vincula o fato jurídico tributário à conclusão do serviço, fixando como o momento da ocorrência do fato gerador o ato final do transporte, que se dá mediante o término da prestação de serviço.

( ) A entrada, no território do Estado, de petróleo e de energia elétrica, oriundos de outra unidade da Federação, em regra, não configura momento de ocorrência do fato gerador, salvo quando tais mercadorias forem destinadas à comercialização. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra C

VERDADEIRO

Art. 12. Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento:

        I - da saída de mercadoria de estabelecimento de contribuinte, ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular


FALSO - ato final só para transporte com inicio no exterior
Art. 12. Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento:

        V - do início da prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de qualquer natureza;

        VI - do ato final do transporte iniciado no exterior


FALSO
Art. 12. Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento
XII – da entrada no território do Estado de lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos derivados de petróleo e energia elétrica oriundos de outro Estado, quando não destinados à comercialização ou à industrialização

bons estudos

Análise da questão:

 

Relativamente fácil para quem está praticando leitura dos Regimentos ICMS;

 

Costuma aparecer em muitas provas da área tributária cobranças sobre o fato gerador, portanto, merece destaque nos estudos (assim como definições sobre a caracterização do contribuinte do imposto).

Questão desatualizada. o gabarito agora seria todas falsas.

STF considerou improcedente ADC relativo a cobrança de ICMS na transferencia de mercadoria entre o mesmo titular. ou seja a parte "ainda que mesmo titular" é inconstitucional.

GAB: LETRA C (ATENÇÃO)

Complementando!

Fonte: STF

Mudança de entendimento do art. 12 da Lei Complementar 87/1996 pelo STF 

(ADC) 49

STF confirma não incidência de ICMS no deslocamento de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo contribuinte

  • [...]  não gera incidência do imposto, pois não há transmissão de posse ou propriedade de bens. [...] o deslocamento de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular, por não gerar circulação jurídica, não gera obrigação tributária. [...] "O mero deslocamento entre estabelecimentos do mesmo titular, na mesma unidade federada ou em unidades diferentes, não é fato gerador de ICMS, sendo este o entendimento consolidado nesta Corte"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo