Uma criança de 2,5 anos de idade foi atendida na emergência ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPU
Q1232549 Medicina
Uma criança de 2,5 anos de idade foi atendida na emergência com história de apatia intercalada com períodos de irritabilidade. Nasceu com peso inferior a 2.500 g, amamentou durante 15 dias e foi insuficientemente alimentado com proteínas e calorias até então. Nesse período apresentou vários processos infecciosos. No exame clínico apresentava pele com lesões hipocrômicas intercaladas com lesões hipercrômicas e descamação, cabelos escassos, finos, quebradiços e descoloridos, anasarca e hepatomegalia.
Considere que, após a internação, o paciente citado no texto anterior tenha passado a apresentar vômitos, diarreia e movimentos tônicos-clônicos focais em membros superiores e face, e que no exame clínico foram observados sinais de desidratação. A dosagem da glicemia sérica foi 40 mg/dL , do sódio sérico 125 mEq/L e do potássio sérico 2,5 mE/L. Considerando essas informações e o manual da Organização Mundial da Saúde para o manuseio desse caso, julgue o item seguinte.
Após o controle dessas complicações, nos primeiros dois dias do processo de recuperação nutricional a referida criança deve receber, pela boca ou por sonda orogástrica, um preparado alimentar contendo 75 kcal/100 mL, proteína a 0,9%, sódio a 0,6 mEq% e lactose a 1,3%, em intervalos de duas horas, em um volume diário de 130 mL/kg.
Alternativas