Conforme o texto da Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133735 Direito Administrativo
Conforme o texto da Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade Administrativa), assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos à análise de cada alternativa, separadamente:

a) Errado:

Na realidade, a Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA) contempla, sim, a possibilidade de prorrogação do prazo de conclusão do inquérito civil, por mais 365 dias, mediante ato fundamentado, como se vê de seu art. 23, §2º:

"Art. 23 (...)
§ 2º O inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica."  

b) Errado:

A rigor, a LIA impõe o dever de compensação de sanções que tenham sido eventualmente aplicadas em outras esferas, o que se extrai do art. 21, §5º, da LIA:

"Art. 21 (...)
§ 5º Sanções eventualmente aplicadas em outras esferas deverão ser compensadas com as sanções aplicadas nos termos desta Lei." 

c) Errado:

Pelo contrário, a LIA é clara ao determinar a não aplicação, na ação de improbidade administrativa, da presunção de veracidade dos fatos, decorrente da revelia, como se extrai do art. 17, §19, I, de tal diploma legal:

"Art. 17 (...)
§ 19. Não se aplicam na ação de improbidade administrativa:    

I - a presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor em caso de revelia;"  

d) Certo:

Por fim, aqui se encontra o item correto da questão, na medida em que alinhado à regra do art. 18-A, parágrafo único, da LIA, abaixo transcrito:

"Art. 18-A (...)
Parágrafo único. As sanções de suspensão de direitos políticos e de proibição de contratar ou de receber incentivos fiscais ou creditícios do poder público observarão o limite máximo de 20 (vinte) anos." 

Sem reparos, portanto, ao seu teor.


Gabarito do professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

9º O inquérito civil deverá ser concluído no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo prazo e quantas vezes forem necessárias , por decisão fundamentada de seu presidente, à vista da imprescindibilidade da realização ou conclusão de diligência.

a) SArt. 23 (...) § 2º O inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.          

b) Art. 21 (...) § 5º Sanções eventualmente aplicadas em outras esferas deverão ser compensadas com as sanções aplicadas nos termos desta Lei.         

c) Art. 17 (...) § 19. Não se aplicam na ação de improbidade administrativa:         

I - a presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor em caso de revelia;        

d) Art. 18-A (...) Parágrafo único. As sanções de suspensão de direitos políticos e de proibição de contratar ou de receber incentivos fiscais ou creditícios do poder público observarão o limite máximo de 20 (vinte) anos.       

Parágrafo único. As sanções de SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS E DE PROIBIÇÃO DE CONTRATAR OU DE RECEBER INCENTIVOS FISCAIS OU CREDITÍCIOS do poder público observarão o limite máximo de 20 (VINTE) ANOS.

LETRA D

Muitas vezes um agente público está respondendo a vários processos por atos de improbidade, ou até mesmo já foi condenado anteriormente. Nestes casos, é possível que o agente condenado requeira a unificação da execução da pena. Neste cenário, se um mesmo agente foi condenado por diferentes atos de improbidade, o Judiciário irá somar as sanções aplicadas em todos os processos (art. 18-A, II).

E, tratando-se das sanções de suspensão de direitos políticos e de proibição de contratar ou receber incentivos fiscais/ creditícios do poder público o legislador estabeleceu o limite máximo de 20 anos.

Por outro lado, se tratar-se de irregularidade continuada, o juiz aplicará ou (i) a maior sanção aplicada aumentada de 1/3 ou (ii) a soma das penas, o que for mais benéfico ao réu

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo