O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a excepcio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2954067 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a excepcionalidade e a provisoriedade do Acolhimento Institucional, obrigando que se assegure a preservação dos vínculos familiares e a integração em família substituta quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem. À luz do que foi expresso, é CORRETO afirmar que

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é:

E) a colocação em família substituta dá-se em definitivo por meio da adoção ou, provisoriamente, via tutela ou guarda.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que a colocação em família substituta pode ser definitiva (adoção) ou provisória (tutela ou guarda), conforme a necessidade da criança ou adolescente e o esgotamento dos recursos de permanência na família de origem.

Análise das demais alternativas:

  • A) Incorreta, pois o ECA dispõe que a falta ou carência de recursos materiais não é motivo suficiente para perda ou suspensão do poder familiar.

  • B) Incorreta, pois a definição apresentada descreve a família de origem, e não a família substituta.

  • C) Incorreta, pois o ECA orienta a preservação dos vínculos entre irmãos, preferindo-se que sejam acolhidos na mesma família substituta.

  • D) Incorreta, pois essa definição refere-se à "família extensa" ou ampliada, e não à família substituta.

A) Incorreta: art. 23 do ECA: A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar 

B) Incorreta: art. 25 do ECA: Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

C) Incorreta: art. 28, §4º: Os grupos de irmãos serão colocados sob adoção, tutela ou guarda da mesma família substituta, ressalvada a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa, procurando-se, em qualquer caso, evitar o rompimento definitivo dos vínculos fraternais.

D) Incorreta: art. 25 parágrafo único do ECA: Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

E) Correta: art. 28 caput do ECA: A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo