Submeter um paciente a elevadas frações inspiradas de oxig...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - diminuição na produção de espécies reativas de oxigênio.
Quando discutimos a administração de altas frações inspiradas de oxigênio (FiO2), estamos lidando com um fenômeno chamado de hiperóxia. A hiperóxia pode levar a várias alterações no sistema respiratório, principalmente devido à geração excessiva de espécies reativas de oxigênio (ERO), que são prejudiciais ao tecido pulmonar.
A - Diminuição na produção de espécies reativas de oxigênio: Esta alternativa é a exceção, pois, na verdade, a exposição a altos níveis de oxigênio leva ao aumento da produção de ERO, e não à sua diminuição. As EROs são moléculas instáveis que podem causar danos celulares, incluindo lesões nos pulmões.
B - Aumento da suscetibilidade à formação de rolhas de muco: A exposição prolongada a altos níveis de oxigênio pode ressecar as vias aéreas, promovendo a formação de rolhas de muco. Isso ocorre porque o oxigênio elevado pode afetar negativamente a hidratação das secreções pulmonares.
C - Alteração do clearance mucociliar: A função mucociliar é crucial para a remoção de partículas e microorganismos das vias aéreas. Altas FiO2 podem prejudicar este mecanismo, reduzindo a eficácia do clearance mucociliar devido a alterações nas células do epitélio respiratório.
D - Alteração da capacidade das células do sistema imune: A hiperóxia pode comprometer a função imunológica, especialmente a atividade dos macrófagos e neutrófilos, células importantes na defesa pulmonar e na resposta inflamatória.
E - Oxidação de componentes do surfactante: O surfactante é fundamental para reduzir a tensão superficial nos alvéolos. A alta concentração de oxigênio pode oxidar os lipídios e proteínas do surfactante, comprometendo sua função e levando a dificuldades respiratórias.
Esses componentes explicam como frações elevadas de oxigênio podem prejudicar o sistema respiratório, exceto pela diminuição de espécies reativas de oxigênio, que é o oposto do que realmente ocorre.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
AUMENTO na produção de espécies reativas de oxigênio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo