Nos termos da Constituição Federal, a respeito da Administra...
Nos termos da Constituição Federal, a respeito da Administração Pública é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) A assertiva está errada por estar em desacordo com o art. 37, V que diz reserva o exercício de funções de confiança apenas aos servidores ocupantes de cargo efetivo e destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
B) A assertiva está errada por estar em desacordo com o art. 37, XIX que reserva tal matéria à Lei Complementar definir as áreas de atuação da autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista e fundação.
C) A assertiva está errada por estar em desacordo com o art. 37, XIV, segundo o qual os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
D) A assertiva está errada por estar em desacordo com o art. 37, §4º, segundo o qual os atos de improbidade administrativa importam suspensão de função pública sem prejuízo da ação penal cabível.
E) O item está correto por estar de acordo com o texto do art. 37, §3º, I da CF/88.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
FUNDAMENTO:
A - ERRADA: CF, art. 37, V: as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
B - ERRADA: CF, art. 37, XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;
C - ERRADA: CF, art. 37, XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores
D - ERRADA: CF, art. 37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
BIZU: quem comete improbidade administrativa vai para PARIS:
■ Perda da função pública
■ Ação penal cabível
■ Ressarcimento ao erário
■ Indisponibilidade de bem
■ Suspensão dos direitos políticos
E - CERTA: CF, art. 37, § 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:
I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;
Bons estudos
A incorreta, Função de Confiança = Servidores efetivos
B incorreta, Lei Complementar
C incorreta, Não acumula
D incorreta, Sem prejuízo
E correta
o desespero tá batendo.
Autarquia é CRIADA por lei específica
Sociedade de Economia Mista, Empresa Pública e Fundação têm sua criação AUTORIZADA por lei
Neste caso, a lei complementar irá definir a área de atuação.
Art. 37, XIV da CF: os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público NÃO serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
GABARITO: E.
Sobre a letra D
ATOS DE IMPROBIDADE IMPORTARÃO
→ Ressarcimento ao erário
→ Indisponibilidade dos bens
→ Perda de função
→ Suspensão dos direitos políticos
na
→ forma e gradação previsa em lei
→ sem prejuízo da ação penal cabível
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo