As políticas sociais no Brasil têm adotado o enfoque da matr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47453 Serviço Social
As políticas sociais no Brasil têm adotado o enfoque da matricialidade familiar. A política de assistência social editada em 2004 assume o conceito de que a família
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A atual Política Nacional privilegia a família e o território; isso significa que a proteção às pessoas, às circunstâncias passa pela família e pelo local onde vive. Para isso é necessários uma leitura macro e micro social para que possa demandar serviços, programas, projetos e benefícios que venham realmente atender as necessidades humanas (compreender as diferenças, particularidades e potencialidades, além das situações de pobreza, privações e exclusão).
Para a PNAS, a mesma “deve observar uma diretriz territorial, identificando onde estão os setores que vivem o processo de exclusão. Ao reconhecer as fortes pressões que estes processos de exclusão sócioculturais geram sobre as famílias brasileiras, torna-se primordial que as ações da Assistência Social tenham a família como foco prioritário.”
Continua o documento, “é o núcleo familiar o espaço insubstituível de proteção e socialização primárias, independentemente dos formatos, modelos e feições que ele tem assumido com as transformações econômicas, sociais e culturais contemporâneas. ... estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consangüíneos, afetivos e, ou, de solidariedade”.

A familia independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujetos e a coletividade, delimitando continuamente os deslocamentos entre o publico e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como espaço contraditório, cuja dinamica cotidiana é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social. 

Acho que uma das justificativas para acertar esta questão seria o entendimento interpretativo atual do STF ter reconhecido como família a união homo afetiva, ampliando a interpretação da lei.

a) é constituída como instituição, cuja solidez se faz independentemente dos formatos ou modelos que assume;

c) de fato responde ao 1º grau de sociabilidade humana, mas não deve ser concebida a partir de instituição formal e legalizada;

d) demarca um espaço com contradições e conflitos, assim como em todas as demais relações humanas;

e) ao longo da história tem sido alvo de transformações e tem sofrido alterações em função das mudanças ocorridas na vida social;

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: B

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo