Considere-se o que assevera Perini (2005)*: “Não quero dize...
*PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4 ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 33-34.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a D: expor os alunos às diferentes formas de empregar a língua materna de modo eficiente.
Primeiramente, vamos entender o tema central da questão. O texto de Perini (2005) aborda a variedade linguística e a necessidade de contextualizar o ensino da língua portuguesa de acordo com as diferentes situações comunicativas e sociais. Perini enfatiza que não se deve confrontar uma forma "certa" e uma forma "errada" da língua de maneira absoluta, mas sim reconhecer que cada situação exige uma variedade linguística apropriada.
Com isso em mente, a prática docente deve se nortear pelo reconhecimento e a valorização das diversas formas da língua, respeitando o contexto sociocultural dos alunos. Vamos agora analisar cada uma das alternativas para esclarecer por que a alternativa D é correta e as outras são incorretas.
Alternativa A: Definir as estratégias didático-pedagógicas mediante exercícios pautados na modalidade escrita da língua.
Esta alternativa está incorreta porque foca exclusivamente na modalidade escrita da língua, ignorando a importância do contexto situacional e social que Perini menciona. A abordagem proposta por Perini sugere uma visão mais abrangente da linguagem, que inclui tanto a forma escrita quanto a forma oral.
Alternativa B: Nortear-se pelo estudo de textos orais ou escritos com base no contexto sociocultural discente.
Embora esta alternativa mencione o contexto sociocultural, ela não é a mais completa. O foco deve ser não apenas em textos, mas em expor os alunos às diferentes formas de uso da língua, conforme destacado na alternativa D.
Alternativa C: Ser baseada em um processo decrescente do estudo sistemático da norma-padrão da língua.
Esta alternativa está incorreta porque sugere uma diminuição no estudo da norma-padrão, o que não é defendido por Perini. Ele propõe uma abordagem mais realista da norma-padrão, sem suprimi-la, mas adaptando-a aos contextos diversos.
Alternativa D: Expor os alunos às diferentes formas de empregar a língua materna de modo eficiente.
Esta é a alternativa correta porque está alinhada com a visão de Perini sobre a variedade linguística. A ideia é que os alunos sejam capazes de utilizar a língua de maneira eficiente em diferentes contextos, reconhecendo e respeitando as diversas formas de uso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não é definir se está certo ou errado, é saber reconhecer e usar em momentos distintos.
A
definir as estratégias didático-pedagógicas mediante exercícios pautados na modalidade escrita da língua. não só assim.
B
nortear-se pelo estudo de textos orais ou escritos com base no contexto sociocultural discente. o estudo em outros contextos também é adequado, assim o leque de conhecimentos aumenta.
C
ser baseada em um processo decrescente do estudo sistemático da norma-padrão da língua. ir diminuindo de dimensão no estudo da língua não parece ser uma coisa legal. Se fosse crescente, seria mais adequado.
D
expor os alunos às diferentes formas de empregar a língua materna de modo eficiente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo