Avalie se os documentos de guarda permanente devem abranger,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1911904 Arquivologia
Avalie se os documentos de guarda permanente devem abranger, entre outros:
I. os documentos relativos à origem, aos direitos e aos objetivos do órgão ou entidade;
II. aqueles documentos de interesse corrente, que não possuem valor administrativo, legal ou fiscal para o órgão ou entidade;
III. os documentos cujas características extrínsecas sejam de valor artístico e cultural.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Definir se um documento possui ou não valor permanente depende de uma análise do próprio documento. Entretanto, algumas características são inerentes a qualquer documento de valor permanente, e é isso que a questão trata.

I. Correta. Documentos que estruturam a instituição, como estatutos, regimentos, organogramas regulamentos, que estipulam seus objetivos, comprovam direitos e determinam obrigações são de caráter permanente. 

II. Incorreta. Documentos de valor corrente estão cumprindo as funções pelas quais foram criados. No arquivo permanente só são recolhidos documentos que já cumpriram suas funções, além de terem características de valor secundário (históricas, culturais, probatórias ou informativas. 

III. Correta. Características extrínsecas são aquelas que representam a estrutura física e a forma de apresentação do documento. Geralmente, os aspectos externos contam, pois a aparência gera curiosidade, em muitos aspectos culturais e artísticos, mas não quer dizer que os internos não serão levados em consideração, pois serão. 




Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. os documentos relativos à origem, aos direitos e aos objetivos do órgão ou entidade;(Certo)

II. aqueles documentos de interesse corrente (seria os documentos primários), que não possuem valor administrativo, legal ou fiscal para o órgão ou entidade;

III. os documentos cujas características extrínsecas sejam de valor artístico e cultural.(Certo)

ARQUIVO PERMANTE:

-O acesso aos documentos é liberado ao público em geral, para que cumpra sua finalidade de divulgação da história para a sociedade

-Não se admite a eliminação de documentos de arquivo permanentes devido ao seu valor histórico

-Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório/informativo/histórico/cultural/secundário

-O arquivo permanente preserva a memória da instituição (origem, programas de trabalhos, normas)

-Documentos que perderam seu valor administrativo/primário/legal/fiscal

-Poucos documentos atingirão este valor secundário

(CESPE-UNB/TRE-AL/2004) Os documentos que refletem a origem da instituição possuem valor secundário e são de guarda permanente.

Certo. Documentos (acordos e reajustes salariais, planos de remuneração e classificação de cargos) que provam a origem da instituição não devem ser eliminados.

questão muito dificil,excente pra quem estudou

Gabarito: C.

 

Comentário: Arquivos Permanentes são aqueles que tem Valor Secundário. Portanto, integram essa idade documental os arquivos de Valor Histórico e Culturais para a organização, arquivos que não têm mais interesse administrativo.

.

Alexandre Oliveira - Professor de Arquivologia

Ctt: Insta: @xandi.oliveirac   e-mail: [email protected]

GABARITO: LETRA C

1º idade (Corrente): Estes documentos correspondem àqueles que ainda estão sendo resolvidos, possuindo valor primário. Esta idade também engloba documentos que são consultados frequentemente e que são utilizados de maneira constante. Desse modo, é importante que eles sejam armazenados próximos ao seu local de uso.

2º idade (Intermediária): Os documentos presentes nesta idade também possuem valor primário, sendo aqueles que já foram resolvidos, mas que aguardam a sua prescrição, pois ainda podem ser questionados posteriormente. Eles ficam à espera da sua eliminação ou recolhimento, não sendo imprescindível que eles fiquem armazenados próximos aos locais de trabalho, uma vez que não são utilizados constantemente, sendo até aconselhável que eles sejam conservados em um local mais afastado para não tumultuar o ambiente principal.

3º idade (Permanente): Já nesta idade, os documentos possuem valor secundário, correspondendo àqueles que não podem mais ser questionados, pois já perderam todo o seu valor administrativo, porém, também não podem ser eliminados, pois possuem valor histórico. Desse modo, o público-alvo desses arquivos são os pesquisadores.

FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/teoria-das-tres-idades-e-protocolo/

Permanente Origem Histórico

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo