Guilherme, 20 anos, criou um sítio na internet por meio do q...
Com base na dinâmica narrada, Guilherme deverá ser penalmente responsabilizado pelo crime de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (92)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 122. Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça:
Pena - reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos
§ 1º Se da automutilação ou da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, nos termos dos §§ 1º e 2º do art. 129 deste Código:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.
§ 2º Se o suicídio se consuma ou se da automutilação resulta morte:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.
...
§ 6º Se o crime de que trata o § 1º deste artigo resulta em lesão corporal de natureza gravíssima e é cometido contra menor de 14 (quatorze) anos ou contra quem, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, responde o agente pelo crime descrito no § 2º do art. 129 deste Código. (lesão corporal gravíssima)
§ 7º Se o crime de que trata o § 2º deste artigo é cometido contra menor de 14 (quatorze) anos ou contra quem não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, responde o agente pelo crime de homicídio, nos termos do art. 121 deste Código
Portanto, como os dois são menores de 14 anos e da automutilação resultou em morte de um e lesão gravíssima em outro, Guilherme responderá por homicídio e lesão corporal gravíssima, respectivamente.
Só para sintetizar o entendimento do artigo 122, vale lembrar que para se caracterizar crime de induzimento, instigação ou aux. a suicídio ou automutilação é necessário que a vítima tenha discernimento. Quando for praticado contra - 14, doentes mentais ou quem não tem necessário discernimento responde ou pelo art. 129 LC ou pelo 121 Homicídio.
Morreu seguindo a orientação suicida de determinado individuo?
*Se o crime é cometido contra menor de 14 anos ou contra quem não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, responde o agente pelo crime de homicídio*
Fim de papo, o responsável por orientar responde por homicídio
ok... mas
Se um indivíduo coloca da a ideia pra uma pessoa se suicidar ele responde por induzimento.
Se um individuo participa dos atos executórios, emprestando uma arma ou fornecendo um medicamento para a pessoa se mat4r por ex, com essa ajuda do individuo fazendo parte da morte da vítima, o crime será de homicídio??
§ 6º Se o crime de que trata o § 1º deste artigo resulta em lesão corporal de natureza gravíssima e é cometido contra menor de 14 (quatorze) anos ou contra quem, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, responde o agente pelo crime descrito no § 2º do art. 129 deste Código.
§ 7º Se o crime de que trata o § 2º deste artigo é cometido contra menor de 14 (quatorze) anos ou contra quem não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência, responde o agente pelo crime de homicídio, nos termos do art. 121 deste Código.
Questão bacana. errei mas aprendi com os comentários dos colegas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo