A possibilidade de interposição de recurso contra as decisõ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos entender o tema central: a natureza jurídica dos Tribunais de Contas e a possibilidade de interposição de recursos contra suas decisões.
Os Tribunais de Contas são órgãos de controle externo, cuja função principal é fiscalizar a gestão dos recursos públicos. No contexto da questão, é importante destacar o papel do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, que tem como uma de suas atribuições a defesa da ordem jurídica e o interesse público nas atuações dos Tribunais de Contas.
De acordo com a legislação vigente, mais especificamente o artigo 71 da Constituição Federal, bem como as leis orgânicas dos Tribunais de Contas Estaduais, o Ministério Público atuante junto a esses tribunais tem legitimidade para recorrer das decisões proferidas, visando garantir a legalidade e a eficácia das fiscalizações realizadas.
Exemplo prático: Imagine que o Tribunal de Contas do Estado detectou irregularidades em um contrato público e aplicou multas aos responsáveis. Caso o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas considere que a decisão foi branda ou inadequada, ele pode recorrer dessa decisão para buscar uma punição mais severa.
Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa correta é a D - Ministério Público atuante junto ao Tribunal de Contas do Estado. Isso se deve ao fato de que o Ministério Público tem como função zelar pelo cumprimento da lei e pode, portanto, interpor recursos contra decisões do Tribunal de Contas que considere inadequadas ou ilegais.
Análise das alternativas incorretas:
A: A alternativa sugere que o Presidente da Assembleia Legislativa poderia interpor recurso, mas não há previsão legal que permita esse tipo de controle sobre as decisões dos Tribunais de Contas por parte do Legislativo.
B: A opção menciona o superior hierárquico do agente público, porém, internamente, as decisões dos Tribunais de Contas não são passíveis de recurso hierárquico por parte de órgãos administrativos.
C: A alternativa fala sobre o órgão ou entidade do qual faz parte o agente público. Embora esse órgão possa ser afetado pela decisão, não possui legitimidade para interpor recurso contra as decisões diretamente.
E: A alternativa indica que o Procurador do Tribunal de Contas poderia recorrer caso surgissem fatos novos. No entanto, o papel do Procurador é mais relacionado à emissão de pareceres e à atuação em processos, não à interposição de recursos.
Estratégia para evitar pegadinhas: Fique atento às atribuições de cada órgão ou entidade mencionada nas alternativas. Muitas vezes, a questão pode tentar confundir ao sugerir que autoridades têm poderes que, na prática, elas não têm. Sempre relacione as funções dos órgãos às suas bases legais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta "D" .
Art. 214, II, do Regimento interno do TCE-AL.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo