As abordagens sócio críticas convergem a concepção de educa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1738688 Pedagogia
As abordagens sócio críticas convergem a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas. São elas teoria curricular crítica ,teoria histórico-cultural, teoria sociocultural, teoria sócio cognitiva e teoria da ação comunicativa. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a teoria histórico-cultural:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A

Vamos entender melhor por que essa alternativa está correta e por que as outras estão incorretas.

Alternativa A:

"A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, conferindo peso significativo à cultura e às relações sociais."

Essa alternativa está correta porque descreve a teoria histórico-cultural desenvolvida por Lev Vygotsky. Essa teoria enfatiza que a aprendizagem e o desenvolvimento humano são processos sociais e culturais. De acordo com Vygotsky, a interação social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. A cultura, as ferramentas simbólicas e a mediação social são elementos centrais nesse processo, onde o aprendizado ocorre através da interação com o meio e outras pessoas.

Alternativa B:

"Abrange as práticas de aprendizagem como atividade sem situar diretamente em um contexto de cultura, de relações, de conhecimento."

Essa alternativa está incorreta porque não considera a influência do contexto cultural e social na aprendizagem. Diferente do que propõe a teoria histórico-cultural, aqui a aprendizagem é vista como uma atividade descontextualizada, o que não reflete a visão de Vygotsky sobre a importância da mediação social e cultural no processo de aprendizagem.

Alternativa C:

"A aprendizagem ressalta importância as condições culturais e sociais da aprendizagem, visando ao desenvolvimento da sociabilidade por meio de processos socioculturais."

Embora essa alternativa pareça correta à primeira vista, ela é ambígua e mais genérica. Ela se aproxima mais de uma visão sociocultural ampla, que pode englobar várias teorias, incluindo a teoria sociocultural de Luria e outros, mas não especifica claramente a abordagem histórico-cultural de Vygotsky e a mediação social e cultural específica que ele descreve.

Alternativa D:

"Nenhuma das alternativas."

Essa alternativa está incorreta, pois a alternativa A descreve corretamente a teoria histórico-cultural. Portanto, "Nenhuma das alternativas" não é a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB LETRA A

As bases teóricas da teoria histórico-social apóiam-se em Vygotsky e seguidores. Nessa orientação, a aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura e às relações sociais. A atividade do sujeito supõe a ação entre sujeitos, no sentido de uma relação do sujeito com o outro, com seus parceiros. Mais especificamente, as funções mentais superiores (linguagem, atenção voluntária, memória, abstração, percepção, capacidade de comparar, diferenciar, etc.) são ações interiorizadas de algo socialmente mediado, a partir da cultura constituída. Esta abordagem está focada na estrutura do funcionamento cognitivo em suas interações com as mediações culturais. (Daniels, 2003). Nos últimos anos, dentro dessa mesma orientação, tem se destacado a teoria histórico-cultural da atividade. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo