A comunicação não violenta é uma abordagem promissora para l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170440 Pedagogia
A comunicação não violenta é uma abordagem promissora para lidar com momentos de indisciplina nas escolas por abrir mão de ações exclusivamente punitivas e incluir uma abordagem de compreensão. Para isso, uma estrutura de quatro etapas pode ser utilizada. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas etapas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta é a alternativa C - Diagnóstico.

Vamos entender o porquê dessa resposta ser a correta. A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma técnica desenvolvida por Marshall Rosenberg e é composta por quatro componentes principais:

  • Observação: Descrever a situação sem emitir juízos de valor ou interpretações.
  • Sentimentos: Expressar os sentimentos que emergem com base nas observações feitas.
  • Necessidades: Reconhecer as necessidades, desejos ou valores que estão relacionados aos sentimentos.
  • Pedido: Formular um pedido claro e específico, sem exigências, para atender às necessidades identificadas.

O item "Diagnóstico" não faz parte dos componentes da CNV. Na CNV, evita-se fazer diagnósticos ou julgamentos sobre as ações ou o caráter de outras pessoas, pois isso pode ser interpretado como uma forma de violência verbal. Em vez disso, a CNV promove a empatia e a compreensão mútua.

O conhecimento necessário para resolver essa questão engloba a compreensão dos princípios da Comunicação Não Violenta e a habilidade de diferenciar suas etapas fundamentais de outros processos comunicativos que podem ser punitivos ou julgadores.

Portanto, a alternativa correta é a C - Diagnóstico, pois ela não corresponde a uma das etapas da CNV e destoa do objetivo de estabelecer uma comunicação empática e construtiva.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C

OBSERVAÇÃO - Ao invés de acusar o aluno de alguma atitude inapropriada e submetê-lo a uma situação constrangedora, a comunicação não-violenta sugere que o comportamento seja apenas observado.

Ex: Eu notei que você não fez os exercícios propostos para a aula de hoje.

Ou seja, dessa forma, você se abre para o diálogo, ao invés de começar a conversa com julgamentos.

SENTIMENTOS - Aqui, novamente, abre-se mão de ameaças. O professor pode trocar o “você vai tirar um zero no trabalho” por um “Eu me sinto preocupado.”

NECESSIDADES - Todas as partes envolvidas na comunicação possuem necessidades próprias, que precisam ser manifestadas para uma comunicação sincera.

O professor pode, então, revelar que sua necessidade é garantir as melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos e assegurar que eles tomem proveito delas. “Eu me sinto preocupado, porque valorizo sua oportunidade de aprender”

PEDIR - Pedir por pedir, sem fazer com que a outra parte entenda de forma empática o que há por trás do pedido, pode resultar em frustração tanto da parte que se decepciona com o pedido não atendido quanto da parte que não entende porque precisa fazer algo pelo outro, especialmente quando é algo desagradável.

Mas com o contexto, os sentimentos e a clareza da comunicação, as chances de sucesso são maiores.

Aqui, novamente, o professor pode deixar de lado as acusações e o tom de ameaça e optar por perguntar de forma empática “Você gostaria de me falar por que você não fez os exercícios?”.

A resposta nem sempre vai ser a desejada e essa estratégia pode não render um resultado imediato após a primeira abordagem.

https://escolaemmovimento.com.br/blog/comunicacao-nao-violenta-com-pais-e-alunos/

Componentes da CNV:

  • Observação
  • Sentimento
  • Necessidade
  • Pedido

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo