Considerando o tratamento dado à convalidação dos atos admi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Passemos à análise das opções, objetivando encontrar a resposta que esteja inteiramente correta.
OPÇÃO A: De fato, a Lei nº 9.784/99, na esfera federal, dispõe que haverá, para a Administração Pública, uma FACULDADE de serem convalidados os atos administrativos que apresentarem defeitos sanáveis traduzida na expressão "PODERÃO SER convalidados", contida no seu art. 55. Já quanto à esfera estadual, a Lei Estadual nº 14.184/02-MG, em seu art. 66, estipula um DEVER de convalidação dos atos com defeito sanável, que se depreende da expressão "SERÃO convalidados". Essa diferença foi corretamente apontada nesta opção, a qual, portanto, está CORRETA.
OPÇÃO B: Ao contrário do disposto nesta opção, a Lei Estadual 14.184/02-MG não prevê uma faculdade de se convalidar os atos com defeitos sanáveis mas um DEVER (art. 66). Esta opção está ERRADA.
OPÇÃO C: Está ERRADA, tendo em vista que ambas as leis supracitadas nesta questão admitem a convalidação, inexistindo a vedação aqui colocada.
OPÇÃO D: Não somente a lei federal prevê expressamente a possibilidade de se convalidar atos administrativos. O art. 66 da Lei Estadual nº 14.184/02-MG também admite a possibilidade de convalidação quando prevê o dever de efetuá-la. Portanto, esta opção está ERRADA.
OPÇÃO E: Conforme observado através de todos os comentários efetuados nas opções anteriores, ambas as leis, federal e estadual, tratam do tema, descabendo afirmar que nenhuma delas aborda expressamente o tema da convalidação dos atos administrativos. A opção está ERRADA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra A
Não cheguei a ler a lei mineira de processo, mas por estar revisto na lei 9784 (federal), associei o dispositivo da convalidação nessa lei a um da possivel lei mineira. Segue abaixo a disposição da 9784 para a União:
Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração
bons estudos
Colega Renato, marquei a B, pois a lei mineira, ao que me parece, foi impositiva ao determinar a convalidação: "lei estadual dispõe que os atos que apresentarem defeito sanável serão convalidados pela Administração, desde que a convalidação não acarrete lesão do interesse público nem prejuízo para terceiros.", por se tratar de ato discricionário, achei estranho, enfim...
Deus acima de todas as coisas.
Questão ai cabe um recurso a letra da Lei diz exatamente isso na B e na A
Discordo com o gabarito banca louca ;))
olha a letra A
a)A lei federal prevê que os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração, desde que nessa decisão se evidencie que tais atos não acarretam lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, ao passo que a lei estadual dispõe que os atos que apresentarem defeito sanável serão convalidados pela Administração, desde que a convalidação não acarrete lesão do interesse público nem prejuízo para terceiros.
R: A questão abortou a letra da lei que a lei estadual dispoe que os atos sanáveis ????
b)Ambas as leis preveem que os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração, desde que nessa decisão se evidencie que tais atos não acarretam lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.
R:Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração
Como mineiro tenho que pedir desculpa aos colegas pela FUNDEP.
Já foi o tempo que Fundep fazia boas provas.
Vida que segue!!!
Art. 55. da Lei 9.784/99 "Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração." - Lei do Processo Administrativo tratou a convalidação como uma faculdade.
Art. 66 da Lei 14.184/02 "Na hipótese de a decisão não acarretar lesão do interesse público nem prejuízo para terceiros, os atos que apresentarem defeito sanável serão convalidados pela Administração." - A Lei mineira, assim como a doutrina dominante, considera a convalidação como um dever, uma decisão vinculada.
Errei a questão por desconhecer a lei mineira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo