É certo afirmar: I. Admitem-se inventário e partilha ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q426329 Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
É certo afirmar:

I. Admitem-se inventário e partilha extrajudiciais com viúvo(a) ou herdeiro(s) capazes, inclusive por emancipação, representado(s) por procuração formalizada por instrumento público e particular com poderes especiais.

II. O traslado de certidões de assentos de nascimento, casamento e óbito de brasileiros lavrados em país estrangeiro poderá ser efetuado mediante apresentação dos documentos originais ou das suas fotocópias autenticadas.

III. Compete ao Tribunal Pleno elaborar as listas tríplices dos advogados e membros do Ministério Público que devam compor o Tribunal de Justiça na vaga reservada ao quinto constitucional, em sessão pública e mediante voto secreto, observadas as disposições do artigo 94 da Constituição Federal.

IV. A aposentadoria dos magistrados será compulsória, nos casos de invalidez ou aos setenta anos de idade; voluntária, após trinta anos de serviço, sempre com vencimentos integrais; se a aposentadoria resultar de pena disciplinar, os vencimentos serão proporcionais ao tempo de serviço.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 I - Errada - Resolução 35 cnj - Art. 12. Admitem-se inventário e partilha extrajudiciais com viúvo(a) ou herdeiro(s) capazes, inclusive por emancipação, representado(s) por procuração formalizada por instrumento público com poderes especiais. (Alterado pela Resolução nº 179, de 03.10.13) 

II - Errada - Reolução 155 cnj: Art. 4o O traslado de certidões de assentos de nascimento, casamento e óbito de brasileiros lavrados em país estrangeiro será efetuado mediante apresentação de documentos originais. Parágrafo único. O arquivamento de tais documentos poderá ser feito por cópia reprográfica conferida pelo oficial de registro civil.

Correta III - Art. 30. Compete ao Tribunal Pleno:  V - elaborar as listas tríplices dos advogados e membros do Ministério Público que devam compor o Tribunal de Justiça na vaga reservada ao quinto constitucional, em sessão pública e mediante voto secreto, observadas as disposições do artigo 94 da Constituição Federal;

Gab. D

https://www5.tjms.jus.br/webfiles/SPGE/revista/20210930165800.pdf

REGIMENTO INTERNO DO TJ MS

III- Art. 126. Compete ao Tribunal Pleno: 

VIII - elaborar as listas tríplices dos advogados e membros do Ministério Público que devam compor o Tribunal de Justiça nas vagas reservadas ao quinto constitucional, em sessão pública, observadas as disposições do art. 94 da Constituição Federal; 

IV - Art. 205. A aposentadoria dos Magistrados será compulsória, nos casos de invalidez ou aos setenta anos de idade; voluntária, após trinta anos de serviço, sempre com vencimentos integrais.

Parágrafo único. Se a aposentadoria resultar de pena disciplinar, os vencimentos serão proporcionais ao tempo de serviço. 

Questão desatualizada. Por unanimidade de votos, o Plenário do STF validou dispositivo da LC que fixou a aposentadoria compulsória de toda magistratura do país em 75 anos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo