No que se refere a estudo de impacto ambiental (EIA), relató...
Considere a seguinte situação hipotética. Ao implantar uma represa com fins de lazer e irrigação em terras de sua fazenda em Planaltina – DF, Felício foi notificado pelo órgão fiscalizador competente de que o empreendimento deveria ser objeto de licenciamento ambiental. Inconformado, o ruralista recorreu da notificação sob o argumento de que a barragem não tinha finalidade de exploração para fins de produção de energia elétrica nem representava potencial de significativa degradação ambiental, razão pela qual não poderia ser exigido o licenciamento. Nessa situação, o recurso deve ser administrativamente provido e a notificação, anulada.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Resolução CONAMA nº 237/1997 em seu anexo I, define atividades e empreendimentos sujeitas ao licenciamento ambiental.
No item 17 (Obras civis), declara que barragens e diques são atividades sujeitas (sem qualquer texto de exceção).
Gab - errado.
O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
A Resolução CONAMA nº 237 de 1997, em seu Anexo I, lista atividades e empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, incluindo:
Obras civis
- Barragens e diques
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo