Paciente do sexo masculino, 26 anos, vai consultar devido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464594 Medicina
Paciente do sexo masculino, 26 anos, vai consultar devido ter feito diagnóstico recente de HIV. Está muito ansioso e tem diversas dúvidas sobre o diagnóstico e o acompanhamento. Dentre as orientações que você fornece está correto que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - O paciente não transmite o vírus por via sexual se a carga viral for igual a zero.

O tema abordado nesta questão é o manejo inicial de um paciente com diagnóstico recente de HIV, incluindo aspectos sobre terapia antirretroviral, profilaxia para infecções oportunistas e a importância do acompanhamento clínico e laboratorial.

Vamos agora justificar a alternativa correta e as incorretas:

Alternativa E: O paciente não transmite o vírus por via sexual se a carga viral for igual a zero.
Esta alternativa está correta. Estudos demonstram que pessoas vivendo com HIV que mantêm uma carga viral indetectável com o uso regular da terapia antirretroviral não transmitem o vírus por via sexual, um conceito conhecido como Indetectável = Intransmissível (I=I).

Alternativa A: O paciente só deve iniciar terapia antirretroviral se tiver dosagem de linfócitos CD4 <350mm3.
Esta alternativa está incorreta. Atualmente, as diretrizes recomendam que todos os pacientes diagnosticados com HIV iniciem a terapia antirretroviral independentemente da contagem de CD4, devido aos benefícios comprovados da terapia precoce na redução da morbidade e mortalidade.

Alternativa B: Não há necessidade rotineira de repetir as demais sorologias, excetuando-se à primeira dosagem.
Esta alternativa está incorreta. O acompanhamento de um paciente com HIV inclui a repetição rotineira de diversas sorologias para monitorar possíveis coinfecções e a resposta ao tratamento, garantindo um manejo mais seguro e adequado.

Alternativa C: Só há indicação de profilaxia de infecções oportunistas com CD4 <100mm3.
Esta alternativa está incorreta. A profilaxia para infecções oportunistas é indicada em diferentes níveis de contagem de CD4. Por exemplo, para Pneumocystis jirovecii, a profilaxia é indicada quando o CD4 está abaixo de 200 células/mm3.

Alternativa D: O acompanhamento é feito semestralmente com dosagem de CD4 e carga viral em todos os casos.
Esta alternativa está incorreta. O acompanhamento da carga viral e da contagem de CD4 é realizado de forma mais frequente, especialmente no início do tratamento ou em casos de mudanças na terapia. Geralmente, essas avaliações são feitas a cada 3 a 6 meses.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o manejo clínico de um paciente recém-diagnosticado com HIV. A alternativa E é a correta, afirmando que o paciente não transmite o vírus por via sexual se a carga viral for igual a zero. Esta informação baseia-se no conceito de "indetectável = intransmissível" (U=U), que foi corroborado por estudos significativos, como o PARTNER2, mostrando que pessoas vivendo com HIV e mantendo uma carga viral indetectável por meio de terapia antirretroviral eficaz não transmitem o vírus para seus parceiros sexuais. As outras opções apresentam informações desatualizadas ou incorretas quanto às diretrizes atuais de tratamento e acompanhamento do HIV: A terapia antirretroviral é recomendada para todos os indivíduos com HIV, independentemente da contagem de CD4 (A); é importante realizar testes de sorologia para outras infecções que podem coexistir com o HIV (B); a profilaxia de infecções oportunistas deve ser considerada em diferentes limiares de CD4, não apenas abaixo de 100mm3 (C); e o acompanhamento clínico e laboratorial deve ser personalizado de acordo com as diretrizes e a evolução clínica do paciente, podendo ser mais frequente do que semestralmente (D). Portanto, a orientação sobre a não transmissibilidade do vírus quando a carga viral é indetectável (E) é a informação correta a ser dada ao paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo