Acerca dos segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdê...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) Errada. Nem todos os segurados obrigatórios do RGPS são regidos pela CLT, é o caso, por exemplo, do emprego público estatutário, os quais serão regidos pelo regime próprio de previdência.
b) Errada. Trabalhador informal também é segurado obrigatório do RGPS, desde que exerçam atividade remunerada e estejam dentro da categoria de segurados previstos na lei.
c) Errada. O segurado facultativo não deixou de existir, é o segurado que não exerce atividade remunerada, mas que se filia junto ao INSS para usufruir dos benefícios previdenciário, é o caso de um desempregado ou estagiário.
d) Errada. O segurado avulso é aquele trabalhador avulso que presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviços de natureza urbana ou rural definidos no regulamento, de acordo com o art. 12, VI da Lei 8.212. Não necessariamente em atividades portuárias que se caracteriza o trabalhador avulso.
e) Correta. De fato, o segurado especial é uma espécie de segurado obrigatório, os segurados especiais são trabalhadores rurais que exercem atividades rurais individualmente ou em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, e que vivem em regime de mútua dependência e colaboração.
Há produtores rurais que não se enquadram nessa categoria, o art. 12, VII da Lei 8.212 traz o que se considera segurado especial: a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros a título de mútua colaboração, na condição de produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais; ou de seringueiro ou extrativista vegetal que exerça suas atividades nos termos da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, e faça dessas atividades o principal meio de vida.
Também o pescador artesanal ou a este assemelhado, que faça da pesca profissão habitual ou principal meio de vida.
Gabarito da professora: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão começa fácil, mas dá aquela engasgada nas 2 últimas alternativas...
a) não há similitude com a CLT
b) autônomo não é subordinado
c) facultativo existe justamente por causa da universalidade de atendimento
d) existe o avulso não portuário
e) correta, a lei prevê condições
Empregado
RGPS - I - como empregado:
a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado;
CLT - Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Empregado domestico
Aquele que presta serviço de natureza contínua (a partir de 3x por semana) a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, em atividades sem fins lucrativos.
Contribuinte individual
Sua principal característica é a ausência de subordinação na realização de sua atividade.
Trabalhador avulso
É o trabalhador que presta serviços a diversas empresas, sem vínculo empregatício, porém com intermediação obrigatória do sindicato ou de órgão gestor de mão de obra (OGMO).
Segurado especial
É o pequeno produtor rural, que trabalha a terra para seu sustento. Assim, é o produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cônjuges, que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes.
Segurado facultativo
É toda pessoa que, não exercendo atividade remunerada, opta, por iniciativa própria, por contribuir para o RGPS, fazendo jus aos benefícios enunciados em lei.
Erro da letra E é dizer todo e qualquer.
Os empregados rurais são enquadrados na categoria "empregado" e não na categoria "segurado especial".
Na mesma sorte,quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego enquadra-se como contribuinte individual
A alternativa correta é a letra E. O segurado especial é uma categoria específica de segurado obrigatório do RGPS, que abrange os trabalhadores rurais que exercem atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, e que vivem em regime de mútua dependência e colaboração. Dessa forma, nem todo trabalhador rural é considerado um segurado especial, mas somente aquele que preenche os requisitos previstos em lei. As demais alternativas estão incorretas:
A) Não é verdade que todos os segurados empregados do RGPS são regidos pela CLT, pois existem outras formas de vínculo empregatício previstas em lei, como por exemplo, o emprego público estatutário.
B) A afirmação está incorreta, pois os trabalhadores informais também podem ser segurados obrigatórios do RGPS, desde que exerçam alguma atividade remunerada e sejam enquadrados em uma das categorias previstas em lei.
C) A alternativa está equivocada, pois a figura do segurado facultativo ainda existe no RGPS e se refere à pessoa maior de 16 anos que não possui renda própria, mas que decide contribuir para o sistema previdenciário para garantir sua proteção social.
D) A afirmação está incorreta, pois o segurado avulso não se restringe às atividades portuárias, mas sim a qualquer trabalhador que preste serviços de natureza urbana ou rural sem vínculo empregatício, por intermédio de sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra.
Os requisitos para que um trabalhador rural seja considerado um segurado especial do Regime Geral de Previdência Social são:
- Exercer atividade rural individualmente ou em regime de economia familiar;
- Não possuir empregados permanentes;
- Ter renda bruta anual proveniente de atividade rural igual ou inferior a 4 salários mínimos;
- Trabalhar em regime de mútua colaboração e auxílio mútuo com a família.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo