A respeito da evolução histórica da Seguridade Social no Br...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1029598 Direito Previdenciário
A respeito da evolução histórica da Seguridade Social no Brasil, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as alternativas da questão:

A) Em 1919, por meio da influência dos militares, foi instituída para os operários do Arsenal da Marinha a aposentadoria por idade e por invalidez. 

A letra "A" está errada porque no ano de 1892, foi instituída a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte aos operários do Arsenal da Marinha, tendo em conta que já estava vigorando o regime republicano, sob forte influência de cafeicultores e militares. Em 1919, o Decreto Legislativo n°. 3.724 instituiu compulsoriamente um seguro por acidente de trabalho, que já vinha sendo praticado por alguns seguimentos, contudo sem previsão expressa na lei.

B) A Lei Eloy Chaves previu a aposentadoria ordinária, sendo devida de modo integral ao empregado que comprovasse pelo menos 25 (vinte e cinco) anos de serviço e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade. 

A letra "B" está errada porque a Lei Eloy chaves previu a aposentadoria ordinária equivalente à aposentadoria por tempo de contribuição e não de forma integral.

C) A Constituição de 1891 foi a primeira a conter a expressão aposentadoria, benefício esse que era concedido apenas aos funcionários públicos, em caso de invalidez. 

A letra "C" está certa porque de fato a Constituição de 1891 foi a primeira a trazer a expressão "aposentadoria" que instituiu a aposentadoria para os funcionários públicos em caso de invalidez custeada integralmente pelo Estado. Observem o artigo abaixo:

Art. 75 da CF|1891 A aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez no serviço da Nação.

D) A Lei Eloy Chaves previu a aposentadoria ordinária, mas deixou de tratar da aposentadoria por invalidez e da pensão por morte. 

A letra "D" está errada porque porque a Lei Eloy Chaves instituiu a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os ferroviários. Assegurava para esses trabalhadores  os benefícios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria ordinária, pensão por morte e assistência médica.

E) A Constituição de 1988 foi a primeira a estabelecer a forma tríplice da fonte de custeio previdenciária e a utilizar o vocábulo previdência sem o adjetivo social. 

A letra "E" está errada porque foi a Constituição de 1934 a primeira a estabelecer a forma tripartite de custeio e foi a primeira a utilizar o termo "previdência".

O gabarito é a letra "C".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C

Em 1981, o termo aposentadoria consta em norma constitucional, que previa que "a aposentadoria só poderá ser dada aos funcionários públicos em caso de invalidez a serviço da Nação".

FONTE: Apostila Alfacon

VIVENDO E APRENDENDO (agora me digam, tanta coisa pra perguntar e me vão de "Parte histórica".. me poupe!)

outra questão correlacionada:A Constituição Federal de 1988 provocou profunda transformação na seguridade social no Brasil ao criar, por exemplo, a expressão previdência social e instituir a regra de tríplice custeio: União, empregados e empregadores.

GABARITO: ERRADA

Não foi a CF 88, mas sim, a Constituição de 1946 que contemplou pela primeira vez no país a expressão "Previdência Social", tratando da sua cobertura no artigo 157.

Também não foi a CF 88, mas sim, a Constituição de 1934 que deu a sua contribuição ao prever o tríplice custeio da previdência social, mediante recursos do Poder Público, dos trabalhadores e das empresas.

EM SUMA:

CF DE 1891 foi a primeira a conter a expressão aposentadoria, benefício esse que era concedido apenas aos funcionários públicos, em caso de invalidez.

CF DE 1934 trouxe a expressão "Previdência" / Custeio Tríplice 

CF DE 1937 trouxe a expressão"Seguro Social"

CF DE 1946 repetiu a expressão"Previdência Social" / Regra da Contrapartida ou Preexistência do Custeio.

CF DE 1988 trouxe a expressão"Seguridade Social"

pra finalizar, porque já caiu em prova

isso foi cobrado pelo CESPE na prova da ABIN: A seguridade social nos moldes como é atualmente conhecida é fruto da evolução legislativa quanto à garantia dos direitos sociais no Brasil e foi introduzida no ordenamento jurídico pátrio pela Constituição Federal de 1988. 

GABARITO: CORRETA

ANTES DE 88; já havia constituição com intuitos de ajuda sociais,mas a primeira a ter a expressão " Seguridade social'' Foi a constituição cidadã de 1988.

ATENÇÃO: TEMA CORRELATO

MODELO BISMARCKIANO----------------> SÓ QUEM CONTRIBUI TEM DIREITO: PREVIDÊNCIA

Pelo sistema Bismarckiano de previdência trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas os que contribuem têm direito à benefícios.

MODELO BEVERIDGIANO----------------> TODOS TÊM DIREITO: ASSISTÊNCIA E SAÚDE

O modelo beveridgiano amplia o seguro social para o maior número de riscos e alarga as fontes de financiamento da seguridade social para além da folha de pagamento, incluindo os impostos.

A previdência social no Brasil adotou o sistema misto; para Benefícios Previdenciários adotou o sistema Bismarckiano, para a seguridade social adotou o sistema Beveridgiano.

1919: Seguro obrigatório de acidentes do trabalho.

1923: Lei Eloy Chaves: cria as CAP's para cada uma das empresas ferroviárias. Marco da previdência social no Brasil.

1891: Constituição estabeleceu aposentadoria por invalidez aos servidores públicos.

1988: CF/88 utilizou, pela primeira vez, a expressão Seguridade Social abrangendo as áreas da saúde, assitência social e previdência social.

 

GABARITO: C

Gabarito: C

Instagram: @diogoadvocacia1 (dia a dia de estudos)

@diogo_dss5 (dicas de direito)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo