Atualmente, ensinar História e Cultura Afro-brasileiras e af...
A respeito dessa lei, marque a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
O tema da questão aborda a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileiras e africanas nas escolas brasileiras, conforme estabelecido pela Lei nº 10.639/03. Essa lei é um marco importante para a valorização e reconhecimento da contribuição afro-brasileira na formação da sociedade nacional. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre as diretrizes dessa lei e seus desdobramentos no currículo escolar.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D está correta porque a Lei nº 10.639/03 determina, de fato, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, tanto oficiais quanto particulares. Essa obrigatoriedade visa garantir que os alunos tenham acesso a uma educação mais inclusiva e diversa, que reconheça e valorize a história e a cultura dos afrodescendentes.
Análise das alternativas incorretas:
A - A alternativa A está incorreta porque a lei menciona que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, mas não especifica que isso deve ocorrer "em especial nas áreas de Educação Artística e de Ciências". A lei enfatiza que esses conteúdos devem ser integrados de forma transversal, abrangendo diversas disciplinas.
B - A alternativa B está incorreta porque o "Dia Nacional da Consciência Negra" é celebrado em 20 de novembro e não em 21 de novembro. Esse dia foi escolhido para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil.
C - A alternativa C está incorreta porque ela mistura a contribuição do povo indígena com o conteúdo programático da Lei nº 10.639/03, que é focado exclusivamente na história e cultura afro-brasileira. A luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional são, sim, parte do conteúdo programático, mas a contribuição do povo indígena é tratada em outra legislação específica.
E - A alternativa E está incorreta porque a alternativa D está correta, então não é verdade que nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo