Julgue os itens subsecutivos, com base no disposto na Lei n....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q351631 Legislação Federal
Julgue os itens subsecutivos, com base no disposto na Lei n.º 12.527/2011.

O órgão público não pode exigir do particular que ele apresente os motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público por ele realizada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está CERTO.

Conforme apontou a Presidente Dilma:

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) determinou que o acesso agora é a regra e o sigilo passou a ser a exceção. E nenhum cidadão precisa explicar os motivos da solicitação para que a informação seja prestada. Esse atendimento é o que a Lei denomina transparência passiva. Mas há também a transparência ativa, que é a divulgação espontânea de informações de interesse geral da sociedade, principalmente por meio da internet, o que também já está sendo feito. O acesso da população à informação pública é um dos grandes avanços da democracia brasileira.

Sobre o tema, dispõe a Lei:

Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

(...)

§ 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

 http://www.tecconcursos.com.br/artigos/bacen-comentarios-de-direito-administrativo-area-6 

A questão foi cobrada, de forma semelhante, no mesmo concurso para cargo diferente.


Em relação à Lei de Acesso a Informações, julgue o próximo item.

O órgão público pode condicionar o atendimento de solicitação de informações de interesse público à prestação, pelo solicitante, da motivação determinante para tal solicitação.


GABARITO: ERRADO


se é de interesse PÚBLICO,  porque seria necessário motivar? 

L12.527/11
Art. 10. 
Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
§ 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

§ 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público

 

GABARITO: CERTA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo