O cobogó, invenção brasileira, é um elemento construtivo pré...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002841 Arquitetura

O cobogó, invenção brasileira, é um elemento construtivo pré-fabricado, vazado, que proporciona ventilação natural aos ambientes. Foi criado em Pernambuco, em 1929, e se tornou um ícone da arquitetura moderna no Brasil.

Imagem associada para resolução da questão

                                      Imagem: Nabil Bonduki

Assinale a opção que identifica o edifício retratado na imagem acima, em que é utilizado o cobogó.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Pedregulho, como ficou conhecido o conjunto residencial Prefeito Mendes de Moraes (imagens 1 e 2), é uma obra de cunho social do arquiteto Affonso Eduardo Reidy, que contribuiu para a arquitetura brasileira com sua produção de qualidade ligada às referências do modernismo, estilo arquitetônico vigente na época de sua construção e durante o final do século XX.

Imagem 1: Conjunto Residencial do Pedregulho, 1948. Planta geral do conjunto. Fonte: Da Silva (2005, p. 76)

Imagem 2: Conjunto Residencial do Pedregulho, 1948. Edificações do espaço central do conjunto. Fonte: Da Silva (2005, p. 78)


Segundo Bruand (2005), conforme citado por Rosseto, Keller, Lamb e Dos Anjos "apesar do forte sentido de arquitetura social associado a Reidy sua arquitetura não era especificamente voltada para esse tipo de obra. Essa ligação do arquiteto com arquitetura social provém da obra que impulsionou o reconhecimento internacional do arquiteto, os conjuntos residenciais de Pedregulho e Gávea".

O conjunto habitacional Pedregulho integra diversas características da arquitetura moderna, dentre elas, as fachadas curvadas, base do edifício em pilotis, e a utilização dos cobogós como elemento de fechamento de uma das fachadas (como vemos na imagem do próprio enunciado da questão). O cobogó é um elemento construtivo em blocos vazados, normalmente em cimento ou cerâmica, com diversos formatos geométricos.

De origem brasileira, o cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e foi criado três engenheiros, de onde vem o nome do objeto, "cobogó", pela junção das primeiras silabas dos seus sobrenomes: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernesto August Boeckmann e Antônio de Góis. Os cobogós permitem a entrada de luz solar no ambiente e a ventilação natural e permeabilidade natural, além de proporcionar estilo arquitetônico aos edifícios. 
GABARITO: Alternativa C.

FONTE:
ROSSETO, Jean Carlo; KELLER, Juliana; LAMB, Letícia; DOS ANJOS, Marcelo França. Os conceitos de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Le Corbusier no conjunto residencial Prefeito Mendes de Moraes. 14° Encontro Científico Cultural Interinstitucional. Anais

DA SILVA, Rafael Spindler. O conjunto Pedregulho e algumas relações compositivas. Revista Tecnologia e Tendências. 2005

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA C

O Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy em 1947, para abrigar funcionários públicos do então Distrito Federal. Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a fase social da arquitetura de Reidy, ao lado da Unidade Residencial da Gávea (1952) e do Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-12832/classicos-da-arquitetura-conjunto-residencial-prefeito-mendes-de-moraes-pedregulho-affonso-eduardo-reidy

E ai, tudo bom?

Gabarito: C

Bons estudos!

-É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo