Marque a alternativa que NÃO indica elemento constante, obr...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (43)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos entender o que é exigido em um contrato social de uma sociedade empresarial. O contrato social é um documento essencial que estabelece as regras e condições de funcionamento de uma sociedade, e deve conter alguns elementos obrigatórios conforme a legislação vigente.
De acordo com o Art. 997 do Código Civil Brasileiro, os elementos obrigatórios de um contrato social incluem:
- Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais; e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
- Capital da sociedade; porém, é expresso em moeda nacional e não estrangeira;
- Responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais;
- Participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
- Quota de cada sócio no capital social e o modo de realizá-la.
A alternativa B afirma que o capital da sociedade pode ser expresso em moeda estrangeira, o que não está de acordo com a exigência legal, tornando-a a única alternativa que NÃO indica elemento constante, obrigatoriamente, do contrato social.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que as outras estão corretas:
Alternativa A: Esta alternativa está correta pois lista as informações pessoais dos sócios que são obrigatórias no contrato social, conforme o Código Civil.
Alternativa C: É necessário constar no contrato social se os sócios respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais, atendendo ao requisito legal.
Alternativa D: A participação de cada sócio nos lucros e nas perdas é um elemento que deve estar presente no contrato social, conforme a legislação.
Alternativa E: A quota de cada sócio no capital social e o modo de realizá-la são elementos obrigatórios, pois determinam como o capital social será constituído e distribuído.
Exemplo prático: Imagine que três amigos decidem abrir uma empresa de tecnologia. No contrato social, eles devem incluir suas informações pessoais, definir o capital social em moeda nacional, especificar como cada um participará nos lucros e perdas, e indicar suas responsabilidades em relação à empresa. Se eles colocarem o capital em moeda estrangeira, isso não seria aceito conforme a legislação brasileira.
Por fim, a pegadinha da questão é a menção à moeda estrangeira, que pode confundir quem não está atento ao detalhe de que o capital deve ser expresso em moeda nacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa B
CC
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;
III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;
IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;
V - as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
VI - as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
GABARITO: B
Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
a) CERTO: I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
b) ERRADO: III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;
c) CERTO: VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
d) CERTO: VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
e) CERTO: IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo