O Direito Processual brasileiro possui diversos instrumentos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914160 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
O Direito Processual brasileiro possui diversos instrumentos para a tutela coletiva de direitos. Sobre as ações coletivas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as alternativas propostas pela questão:

Alternativa A) Ao contrário do que se afirma, dispõe o §5º, do art. 5º, da Lei nº 7.347/85: "Admitir-se-á o litisconsórcio facultativo entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na defesa dos interesses e direitos de que cuida esta lei". Afirmativa incorreta.
Alternativa B) A sentença proferida em sede de ação coletiva não faz coisa julgada apenas inter partes, estendendo-se os seus efeitos àquelas pessoas envolvidas e lesadas com o ato que deu origem ao ajuizamento da ação. Acerca da extensão da coisa julgada, de acordo com o tipo de direito tutelado, determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que, junto com outras leis, forma o microssistema das ações coletivas: "Art. 103. Nas ações coletivas de que trata este código, a sentença fará coisa julgada: I - erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá intentar outra ação, com idêntico fundamento valendo-se de nova prova, na hipótese do inciso I do parágrafo único do art. 81 (interesses ou direitos difusos); 
II - ultra partes, mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, salvo improcedência por insuficiência de provas, nos termos do inciso anterior, quando se tratar da hipótese prevista no inciso II do parágrafo único do art. 81 (interesses ou direitos coletivos); 
III - erga omnes, apenas no caso de procedência do pedido, para beneficiar todas as vítimas e seus sucessores, na hipótese do inciso III do parágrafo único do art. 81 (interesses ou direitos individuais homogêneos". Afirmativa incorreta.
Alternativa C) Vide comentário sobre a alternativa B. Afirmativa correta.
Alternativa D) Em sentido diverso, acerca da legitimação da associação para propor ação civil pública, dispõe a Lei nº 7.347/85: "Art. 5o  Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar: (...) V - a associação que, concomitantemente: a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico". Afirmativa incorreta.
Alternativa E) Em sentido contrário, dispõe o art. 5º, §2º, da Lei nº 7.347/85: "Fica facultado ao Poder Público e a outras associações legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes". Afirmativa incorreta.

Gabarito do professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) Não se admite litisconsórcio entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na ação civil pública, em razão da unidade do Ministério Público.

LEI No 7.347/ 1985. Art. 5o  § 5.° Admitir-se-á o litisconsórcio facultativo entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na defesa dos interesses e direitos de que cuida esta lei. 

 b) Nas ações coletivas para defesa de direitos difusos do consumidor, a coisa julgada é ultra partes, salvo na improcedência por falta de provas.

Art. 16. A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, {...}

 c) Nas ações coletivas para defesa de direitos individuais homogêneos do consumidor, a coisa julgada é erga omnes, na procedência do pedido.

Art. 16. A sentença civil fará coisa julgada erga omnes, {...}

 d) As associações são legitimadas a propor ações civis públicas, bastando, para tanto, sua pré-constituição há, pelo menos, um ano.

Art. 5o  Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:

V - a associação que, concomitantemente:     

a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil;     

b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico

 e) Nas ações civis públicas, não pode o Poder Público atuar como litisconsorte ao lado do autor.

Art. 5o   § 2º Fica facultado ao Poder Público e a outras associações legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes

1- PROCEDÊNCIA                 2- IMPROCEDÊNCIA              3- INSUF. DE PROVAS

a) Difusos - erga omnes          erga omnes                               não há coisa julgada

b) Coletivos - ultra partes        ultra partes                                não há coisa julgada

c) Ind. Hmogêneos -               erga omnes                               Os que não fizeram parte da

                                                                                                 relação processual podem busca

                                                                                                 a reparação individualmente

 

Fonte: algum colega do QC (esqueci de anotar nome, sorry!)

Difusos: erga omnes, salvo se insuficiência de provas.

Coletivos: ultra partes, salvo insuficiência de provas.

Individuais Homogêneos: erga omnes apenas em caso de procedência, para beneficiar todas as vítimas e seus sucessores.

 

Trata-se da dicção do art. 103 do CDC. Prefiro organizar assim..

a) Não se admite litisconsórcio entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na ação civil pública, em razão da unidade do Ministério Público.

Errado, pois se admite o litisconsórcio facultativo entes os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e dos Estados na ação civil pública - art. 55º, p. 5º.

 

b) Nas ações coletivas para defesa de direitos difusos do consumidor, a coisa julgada é ultra partes, salvo na improcedência por falta de provas.

Errado, pois a coisa julgada é erga omnes, salvo na improcedência por falta de provas, hipótese em que qualquer legitimado poderá interntar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova - art. 16.

 

c) Nas ações coletivas para defesa de direitos individuais homogêneos do consumidor, a coisa julgada é erga omnes, na procedência do pedido.

Correta.

 

d) As associações são legitimadas a propor ações civis públicas, bastando, para tanto, sua pré-constituição há, pelo menos, um ano.

Errada, pois, além desse requisito, as associações também devem incluir, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico - art; 5 º, V, a e b. São cumulativos os dois requisitos.

 

e) Nas ações civis públicas, não pode o Poder Público atuar como litisconsorte ao lado do autor.

Errado, pois é facultado ao Poder Público habilitar-se como litisconsorte de qualquer das partes - art. 5º, p. 2ª.

 

Fonte: Lei nº 7.347/85.

De acordo com o entendimento do STJ, em ação civil pública, a formação de litisconsórcio ativo facultativo entre o Ministério Público Estadual e o Federal depende da demonstração de alguma razão específica que justifique a presença de ambos na lide. É bem verdade que o art. 127, § 1º, da CF/88 proclama como um dos princípios institucionais do Ministério Público a unicidade. Porém, em homenagem ao sistema federativo, o Ministério Público organiza-se, no que diz respeito à jurisdição comum, de forma dual, cada qual com suas atribuições próprias, estabelecidas em leis complementares (art. 128, § 5º, da CF).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo