O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em níve...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre marketing de relacionamento, precisamos entender que esse conceito se refere à criação e manutenção de um relacionamento contínuo e produtivo entre o vendedor e o cliente. O objetivo principal é garantir a satisfação do consumidor e promover um ciclo de melhoria contínua nos serviços oferecidos.
A alternativa correta é a Alternativa B: "um sistema de comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações".
Justificativa para a alternativa correta:
- A alternativa B destaca a retroalimentação, que é um conceito crucial no marketing de relacionamento. O termo retroalimentação, ou feedback, representa o processo pelo qual as informações sobre a satisfação do cliente são usadas para melhorar os produtos e serviços. Isso cria um ciclo contínuo de melhoria e ajuste que mantém o relacionamento saudável e produtivo.
Análise das alternativas incorretas:
- A - "um sistema de relacionamento ineficaz": Isso está incorreto, pois o marketing de relacionamento visa exatamente o contrário, ou seja, fortalecer e tornar eficaz o relacionamento com o cliente.
- C - "uma comunicação variada em que existem várias maneiras de administrar": Embora a variedade nas formas de comunicação seja importante, esta alternativa não captura o conceito de retroalimentação e melhoria contínua que o marketing de relacionamento enfatiza.
- D - "uma comunicação limitada por normas escritas": Esta alternativa está incorreta porque o marketing de relacionamento é dinâmico e adaptável, não sendo restringido por normas rígidas.
- E - "a comunicação em massa através da linha de vendas": O marketing de relacionamento é focado em interações personalizadas e não em comunicação em massa, que é mais característica do marketing tradicional.
Portanto, a alternativa B é a que melhor descreve o papel do marketing de relacionamento em promover a retroalimentação e a melhoria contínua através de um sistema eficaz de comunicação e relacionamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Retroalimentação, realimentação ou feedback, é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema. Quando a retroalimentação diminui o nível da saída, fala-se de retroalimentação negativa, e quando a retroalimentação amplifica o nível da saída fala-se de retroalimentação positiva. A retroalimentação pode também ter um efeito variável (às vezes positivo, às vezes negativo) de acordo com as condições, tempo de transmissão e inércia do sistema, o que pode provocar efeitos variados (ciclos, comportamento caótico ou outros).
Norbert Wiener, no livro "Cybernetics: or the Control and Communication in the Animal and the Machine", explica a utilidade da retroalimentação para criar mecanismos auto-regulados. Quando desejamos certo padrão de movimento geral do mecanismo (ou sistema), utilizamos a diferença entre o movimento realizado de fato e o padrão de movimento desejado como um novo input para o sistema. Este novo input (entrada de informação) é a retroalimentação, e deve mover certa(s) parte(s) do sistema de tal maneira que o movimento geral realizado se aproxime mais do movimento desejado.1 Para isso, o mecanismo poderá mesclar feedbacks positivos e negativos.
A retroalimentação é um procedimento existente em diversos tipos de sistemas, sejam eles biológicos, econômicos, elétricos (circuitos), sociais ou outros.
O termo é utilizado nas Teorias de Sistemas e de Controle, na Engenharia Elétrica, na Engenharia de controle, na Psicologia, na Biologia e especificamente na Endocrinologia. 2
Embora o conceito de retroalimentação, num sentido restrito, refira-se simplesmente ao retorno de informações do efeito para a causa de um fenômeno, no âmbito da comunicação e das interações humanas ele não se refere a nada de "simples". Diluindo as distinções formais entre emissor e receptor, por exemplo, ou explicitando a dinâmica recorrente que explicaria o fenômeno dos boatos e as "profecias auto-realizadoras" (self-fulfilling prophecies) que operam no mundo da política e da publicidade, este conceito não cessa de revelar o quanto a própria palavra se encontra tomada indicialmente na camada dos comportamentos, ações e reações cuja sequência nunca é linear, mas emaranhada, recursiva ou complexa.
O processo de venda pode ser dividido em 3 etapas:
- Pré venda
- Venda
- Pós venda: Feedback - acompanhamento e manutenção.
Quando se concretiza uma venda, a empresa deve ter em mente que a função do vendedor não termina aí. De fato, o vendedor, na maioria dos casos, é o principal elo entre empresa e cliente e, da mesma forma que ele fornece informações para entrada do cliente na empresa, ele necessita estar atento ao cliente depois que ele recebe o produto. Ele deve saber que a venda bem feita é aquela em que o cliente compra, paga, usa ou revende a mercadoria e volta a comprá-la. Esse processo de pós venda serve justamente para estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa – gerar satisfação e fidelização do cliente.
Obs: Em uma visão etimológica: “feed” (alimentar) e “back” (voltar), assim teríamos o entendimento de um sistema de retroalimentação.
Questão bem simples!
site boum d estuda.... beim util, temos q agradece ao pessoal q elaboro isso ae
questão muito bem elaborada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo