As etapas da receita orçamentária, nos termos da Lei Federal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730864 Contabilidade Pública
As etapas da receita orçamentária, nos termos da Lei Federal no 4.320/64 e da Lei Complementar no 101/2000, podem ser assim especificadas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre etapas da receita orçamentária.

Conforme o MCASP, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

Dica! Embora a nomenclatura utilizada no MCASP seja etapas da receita. Existem doutrinadores que tratam etapas, estágios e fases da receita como termos equivalentes. É importante ficar ligado sempre no texto e no contexto da questão!

Dito isso, vamos aproveitar a questão para revisarmos os principais conceitos de cada etapa, considerando tanto as disposições da Lei Federal n.º 4.320/64 quanto da Lei Complementar n.º 101/2000 (LRF).

(1) a previsão da receita antecede a fixação da despesa. Nessa etapa ocorre a estimativa de arrecadação da receita, que resulta da projeção orientada pelo art. 12 da LRF. Busca-se planejar as receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária do ano respectivo, tendo como base variáveis que afetam o comportamento da receita (ex.: índice de preços, alterações na legislação, crescimento econômico, etc.).  

Exemplo: Previsão de arrecadação de R$ 1 trilhão de IR no próximo ano. 

(2) o lançamento é definido no art. 53 da Lei n.º 4.320/1964. É ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

Atenção! De outro lado, o art. 142 do CTN, define lançamento como procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determina a matéria tributável, calcula o montante do tributo devido, identifica o sujeito passivo e, sendo o caso, propõe a aplicação da penalidade cabível. É importante saber a diferença dos dois significados que o termo pode assumir.

Exemplo: Lançamento do Imposto de Renda pela autoridade administrativa (auditor fiscal da RFB).

(3) a arrecadação corresponde ao momento em que o devedor efetua o pagamento da obrigação. Segundo a STN, arrecadação configura a entrega, de forma direta ou indireta, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro.

Exemplo: Pagamento do IR pelo contribuinte via DARF, ou de forma indireta, quando empresas diversas retêm o IR do salário dos empregados para depois recolher à Receita Federal.

(4) o recolhimento é a transferência dos valores já arrecadados à conta específica do Tesouro, que é o responsável pela administração e programação financeira. Nessa etapa, observa-se o princípio da unidade de caixa. Aqui temos o controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente federado.

Exemplo: No pagamento realizado pelo contribuinte via DARF, do exemplo anterior, o recolhimento ocorre quando os bancos finalmente repassam os recursos ao Tesouro.

Feita toda a revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

A) Errada, liquidação é etapa da despesa pública. Contabilização não é etapa da receita nem da despesa.

B) Errada, contabilização não é etapa da receita pública.

C) Certa, como vimos, as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

D) Errada, liquidação é etapa da despesa pública. Contabilização não é etapa da receita nem da despesa.

E) Errada, liquidação é etapa da despesa pública. Contabilização não é etapa da receita nem da despesa.


Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

Segundo o MCASP 8ª Edição (pág.52), as etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

  • Previsão - Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF.

  • Lançamento - O art. 53 da Lei nº 4.320/1964, define o lançamento como ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

  • Arrecadação - Corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

  • Recolhimento - É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964.

As etapas da receita orçamentária: São 4. 4 É PLAR! PREVISÃO; LANÇAMENTO; ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO.

Fases da Lei 4.320-64

Receita Orçamentária.

I - Previsão.

II - Lançamento.

III - Arrecadação.

IV - Recolhimento.

Despesas.

I - Empenho.

  • Estimativa.
  • Global.

II - liquidação.

III - Pagamento.

As etapas da receita orçamentária, nos termos da Lei Federal no 4.320/64 : previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

GAB C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo