Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre doenças crônico-degenerativas em psicologia

Foram encontradas 216 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2189099 Psicologia
Com relação ao câncer de colo de útero, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer preconizam a realização do exame citopatológico em 100% da população feminina na faixa etária de 25 a 59 anos. É preciso então identificar qual a cobertura realizada atualmente, identificar as razões para a situação encontrada e elaborar as estratégias para enfrentá-las e quais e quantos recursos serão necessários para tal. O enunciado refere-se
Alternativas
Q2163095 Psicologia
Julgue o item subsequente. 
A assistência psicológica de pacientes nos ambientes ambulatoriais / hospitalares pode ocorrer em diversas situações, a exemplo: na profilaxia cirúrgica; no pré e pósoperatório de cirurgias bariátricas; na neuropsicologia adulto e infantil de crianças e adolescente com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, na ocorrência das síndromes genéticas e lesões cerebrais; em pacientes com obesidade infantil; transtornos alimentares e transtornos psiquiátricos. Nesses casos, o atendimento psicológico pode envolver a avaliação neuropsicológica dos pacientes e não necessita de encaminhamento.  
Alternativas
Q2054349 Psicologia
A doença crônica se caracteriza como um estado patológico permanente, que produz efeitos emocionais e psicológicos que podem ser devastadores e até influenciarem o processo de tratamento, requerendo um longo processo de reabilitação, observação, controle e cuidados. É papel do psicólogo oferecer ao paciente instrumentos terapêuticos que o ajudem a manter equilíbrio e entender o funcionamento dos conflitos enfrentados devido à patologia vivenciada. Se a dor está intimamente relacionada às dimensões emocional, cognitiva e interpessoal, faz sentido que o tratamento psicológico possa agir por cada uma dessas. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA quanto aos tratamentos psicológicos para doenças crônicas.
Alternativas
Q2040671 Psicologia
Continuando o caso anterior: “Depois que você estabeleceu vínculo e acompanhamento do paciente, o paciente lhe afirma que não quer contar sobre o diagnóstico de HIV para sua esposa, temendo que ela o coloque para fora de casa, pois refere que eles já tiveram muitos atritos na sua história. Ao entrevistar a esposa, ela refere que o paciente só foi casado com ela nos 5 primeiros anos de casado, pois saiu de casa e teve outros dois relacionamentos, dos quais tem filhos, mas nunca chegaram a oficializar o divórcio. Compartilha que o paciente voltou para casa há cerca de 1 ano e 8 meses, e que ela o recebeu por ser o pai de seus filhos, mas que tem muito ressentimento e mágoa dele. Diz que ele ‘botou o rabo entre as pernas’, está um ‘santo’, depois de tanto aprontar com ela, e que ela o faz pagar a maioria das contas de casa, o que é um ganho para ela. O paciente lhe pergunta o que você conversou com a sua esposa, e a esposa lhe questiona o que ele lhe contou e se você sabe o motivo da sua alta hospitalar estar demorando tanto. A equipe de cuidados pressiona o paciente para que ele conte para a esposa sobre o diagnóstico, e também o questiona para contá-lo”. Como você procede? 
Alternativas
Q2002152 Psicologia
De acordo com Ghertman in NASCIMENTO et al., dentro da cena da saúde mental moderna, o AT já aparece como peça fundamental na ajuda à desinstitucionalização de pacientes crônicos. Essa afirmação está relacionada a uma perspectiva:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: A