Questões de Concurso Sobre as tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas em pedagogia

Foram encontradas 1.813 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3108136 Pedagogia
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao benefício significativo do uso de softwares e aplicativos educacionais no ambiente de aprendizagem da Matemática e de disciplinas em geral.
Alternativas
Q3108111 Pedagogia
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que permite o ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas. São ações normalmente encontradas nos AVAs, EXCETO:
Alternativas
Q3108110 Pedagogia
Analise as assertivas abaixo sobre Tecnologias Educacionais e a seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - A Educação Aberta (EA) surgiu como uma proposta no século XX e é essencialmente uma resposta às necessidades das instituições de ensino superior, priorizando a estruturação rígida do currículo e o uso de metodologias tradicionais de ensino.

II - A EAD (Educação a Distância) é caracterizada pela necessidade de um espaço físico comum para a interação entre educadores e alunos, sendo que a tecnologia apenas serve como um apoio secundário nesse processo.

III - A Educação Aberta (EA) combina a tradição de partilha de ideias educacionais com a cultura digital, promovendo a liberdade de usar, alterar e redistribuir recursos educacionais, e está interconectada com os princípios da cibercultura e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Alternativas
Q3108096 Pedagogia
“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”.
Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024. 

No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que:
Alternativas
Q3107904 Pedagogia
Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Inovações Pedagógicas e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido, visam reforçar o papel do professor como a figura central do processo de ensino-aprendizagem, aumentando a quantidade de conteúdo teórico abordado nas aulas.
II - No modelo de sala de aula invertida, o estudante estuda o conteúdo teórico em aula, junto com o professor, e aplica o conhecimento em atividades práticas fora do ambiente escolar.
III - O ensino híbrido oferece uma abordagem flexível que mescla atividades presenciais e a distância, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo enquanto mantêm a interação e o suporte presencial para um aprendizado mais completo. 
Alternativas
Q3107903 Pedagogia
“Tecnologias educacionais são ferramentas e materiais que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem, a gestão escolar, a formação de professores e a educação inclusiva”.
Aponte a alternativa que apresenta conteúdo INCORRETO sobre ferramentas usadas no cenário da tecnologia educacional.
Alternativas
Q3106530 Pedagogia

Dentro dos ponderamentos de José Manuel Moran, em sua obra: “Gestão inovadora da escola com tecnologias”, analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.


I - Na implantação de tecnologias o primeiro passo é garantir o acesso. Que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados.


II - O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática.


III - O terceiro passo é o do domínio pedagógico e gerencial. Nesta etapa, as tecnologias são utilizadas para facilitar processos que eram realizados anteriormente de forma manual. 

Alternativas
Q3106406 Pedagogia

Analise a imagem abaixo:


Q33.png (433×292)


Fonte: https://www.terra.com.br


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel essencial na transformação da educação, especialmente no contexto do ensino remoto e híbrido. Uma ferramenta amplamente utilizada para realizar videoconferências, permitindo a interação em tempo real entre professores e alunos. Qual é essa ferramenta?

Alternativas
Q3106051 Pedagogia
No que concerne a conceitos relacionados ao processo de inovação na educação, bem como ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a construção de conteúdos e objetos de aprendizagem, julgue o item seguinte. 

A utilização de algoritmos de IA na criação de conteúdo educativo pode permitir a geração automática de materiais diversificados e adaptados às necessidades dos indivíduos. 
Alternativas
Q3106050 Pedagogia
No que concerne a conceitos relacionados ao processo de inovação na educação, bem como ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a construção de conteúdos e objetos de aprendizagem, julgue o item seguinte. 

Embora a IA venha desempenhando um papel cada vez mais relevante em diversas áreas, a educação se destaca como exceção, uma vez que a utilização da IA como ferramenta de apoio à educação tem sido maléfica e de grande prejuízo para o processo de aprendizagem nos contextos educacionais. 
Alternativas
Q3106049 Pedagogia
No que concerne a conceitos relacionados ao processo de inovação na educação, bem como ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a construção de conteúdos e objetos de aprendizagem, julgue o item seguinte. 

A utilização de IA na criação de conteúdo apresenta desafios que levantam preocupações sobre a qualidade e a autenticidade do material gerado por algoritmos, tornando fundamental garantir que o conteúdo produzido seja preciso, confiável e adequado aos objetivos educacionais.
Alternativas
Q3106048 Pedagogia
Julgue o item que se segue, relativos a conceitos de gamificação na educação. 

Para ser eficientemente concretizada na educação, a gamificação requer o uso de tecnologias da informação e de comunicação.
Alternativas
Q3106047 Pedagogia
Julgue o item que se segue, relativos a conceitos de gamificação na educação. 

A gamificação, palavra originada do termo em inglês gamification, pode ser entendida como a utilização de elementos de jogos — como narrativa, feedback, cooperação, pontuações etc. — em contextos externos a jogos, com vistas a promover e aumentar a motivação dos indivíduos envolvidos com relação à atividade que estão realizando.  
Alternativas
Q3106046 Pedagogia

Julgue o item que se segue, relativos a conceitos de gamificação na educação. 


A gamificação pode ser considerada uma proposta de engajamento na educação coorporativa, podendo ser usada para promover o trabalho em equipe, a resolução de problemas, o alcance dos objetivos propostos, a interatividade entre os membros da equipe e o engajamento.  

Alternativas
Q3106037 Pedagogia
No que se refere às atividades e aos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle de aprendizagem virtual, julgue o item a seguir. 

A plataforma Moodle possibilita o acompanhamento em tempo real do progresso dos alunos e facilita a comunicação entre professores e estudantes, tornando desnecessárias estratégias adicionais de engajamento ou feedback, já que as ferramentas oferecidas são suficientes para o processo de aprendizagem.
Alternativas
Q3106036 Pedagogia
No que se refere às atividades e aos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle de aprendizagem virtual, julgue o item a seguir. 

O Moodle permite a personalização e a centralização de ambientes de aprendizagem de acordo com as necessidades dos estudantes, além de apoiar integração com outras ferramentas tecnológicas, promovendo uma educação mais acessível e dinâmica. 
Alternativas
Q3106035 Pedagogia
No que se refere às atividades e aos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle de aprendizagem virtual, julgue o item a seguir. 

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem virtual que permite aos professores criar cursos online, oferecer conteúdos e aplicar avaliações, a partir de ferramentas interativas como fóruns, quizzes e atividades colaborativas. 
Alternativas
Q3106034 Pedagogia
No que se refere às atividades e aos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle de aprendizagem virtual, julgue o item a seguir. 

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem de código aberto. 
Alternativas
Q3106033 Pedagogia
No que se refere às atividades e aos recursos disponibilizados pela plataforma Moodle de aprendizagem virtual, julgue o item a seguir. 

A fragilidade operacional da plataforma Moodle está na impossibilidade de se fazer upload das atividades realizadas pelos participantes do curso.  
Alternativas
Q3102528 Pedagogia
O desenvolvimento de softwares educativos envolve o uso de diversas ferramentas que facilitam a criação, teste e distribuição de conteúdos interativos e dinâmicos voltados ao aprendizado. Esses recursos tornam o processo educacional mais acessível e atrativo para os alunos, além de permitir que os educadores acompanhem o progresso de seus alunos de forma eficiente.
Com base nas características e funcionalidades dessas ferramentas, assinale a alternativa que representa corretamente uma vantagem relevante para a criação de softwares educativos. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: B
5: C
6: B
7: A
8: B
9: C
10: E
11: C
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: C
18: C
19: E
20: C