Questões de Concurso

Foram encontradas 67 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2015 Banca: FUNDEPES Órgão: Prefeitura de Itabirito - MG
Q1209905 Geografia
O Rio Itabirito faz parte de uma grande bacia hidrográfica brasileira. 

Assinale a alternativa que apresenta a grande bacia hidrográfica da qual o Rio Itabirito é afluente. 
Alternativas
Q1121813 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a opção que indique CORRETAMENTE um procedimento adequado em relação à técnica de coleta de sangue venoso:
Alternativas
Q1121808 Farmácia

A via de administração dos medicamentos mais utilizada é a Oral. Por essa via, várias formas farmacêuticas foram desenvolvidas, entre elas comprimido, comprimido revestido, comprimido sublingual, comprimido mastigável, solução oral, xarope e suspensão oral.

Sobre a utilização de medicamentos por via oral, podemos afirmar que está CORRETO:

Alternativas
Q1121802 Farmácia
O controle sanitário, realizado sobre os medicamentos constantes na Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, busca permitir o uso correto destes pela população, uma vez que sua utilização irracional pode trazer transtornos aos pacientes. De acordo com a referida portaria, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, é CORRETO afirmar, sobre a receita e a notificação de receita:
Alternativas
Q1121801 Farmácia

Sobre a Portaria GM/MS nº 344, de 12 de maio de 1998, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, leia as seguintes afirmativas:

I. Medicamentos é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

II. Substância proscrita é uma substância cujo uso está permitido no Brasil.

III. Receita é a prescrição escrita de medicamento, contendo orientação de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral ou de produto industrializado.

IV.Medicamento Psicotrópico é aquele que contém substância que pode determinar dependência física ou psíquica.

Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:

Alternativas
Q1104315 Enfermagem

De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 33 – Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, publicado em 2012, a criança, em seu processo natural de crescimento e desenvolvimento e com seu comportamento exploratório, enfrenta situações que podem colocar em risco a sua integridade.

Qual das situações abaixo não ocorre conforme: o sexo, a faixa etária e a fase do desenvolvimento da criança?

Alternativas
Q1104314 Enfermagem

Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 32 – Atenção ao prénatal de baixo risco, publicado em 2012, há dez passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica.

Qual das ALTERNATIVAS abaixo não é um desses passos?

Alternativas
Q1104313 Enfermagem
De acordo com o documento Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial, do Ministério da Saúde, publicado em 2004, são características dos Centros de Atenção Psicossocial de usuários de álcool e outras drogas (CAPSad), EXCETO:
Alternativas
Q1104312 Enfermagem

De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 23 – Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar – 1ª edição, publicado em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca quatro pontos-chave que caracterizam a pega adequada do bebê durante o aleitamento materno.

Todas as alternativas abaixo são ponto-chave que indicam a pega adequada do bebê durante o aleitamento materno/amamentação, EXCETO:

Alternativas
Q1104311 Enfermagem

Segundo o documento Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, do Ministério da Saúde, publicado em 2010, a Área Técnica Saúde do Idoso vem desenvolvendo ações estratégicas com base nas diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e nas metas propostas no Pacto pela Vida de 2006, objetivando promover o envelhecimento ativo e saudável, a realização de ações de atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa e de ações intersetoriais de fortalecimento da participação popular e de educação permanente.

Todas as alternativas abaixo são ações estratégicas que vêm sendo desenvolvidas pela Área Técnica Saúde do Idoso, EXCETO:

Alternativas
Q1104310 Enfermagem

De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 21 – Vigilância em Saúde: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose, publicado em 2008, a Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis, também denominada de Bacilo de Koch (BK).

Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:

( ) O termo tuberculose se origina no fato da doença causar lesões chamadas tubérculos.

( ) A transmissão ocorre por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar.

(...) A ventilação constante e a luz solar direta não conseguem remover as partículas e nem matar rapidamente os bacilos.

(...) A propagação do bacilo da tuberculose está associada principalmente às condições de vida da população. Prolifera em áreas de grande concentração humana, com precários serviços de infraestrutura urbana, como saneamento e habitação, onde coexistem a fome e a miséria.

(...) A infecção pode ocorrer em qualquer idade, mas, no Brasil, geralmente acontece na terceira idade.

(...) Todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se infectam, mas nem todas as pessoas infectadas desenvolvem a doença.

Alternativas
Q1104309 Enfermagem
Segundo a 4ª edição do Manual de Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, publicada em 2001, a caixa térmica é utilizada para conservação dos imunobiológicos em diversas atividades, EXCETO:
Alternativas
Q1104308 Enfermagem
De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, publicada em 2008, as responsabilidades institucionais desta Política estão definidas conforme as diretrizes emanadas do Pacto pela Saúde, de 2006. Respeitando-se a autonomia e as competências das três esferas de governo, assinale a alternativa que não corresponde a uma responsabilidade institucional dos Estados:
Alternativas
Q1104307 Enfermagem
O Caderno nº 1, da Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Uma Prioridade do Governo, publicado pelo Ministério da Saúde em 2005, informa que a Conferência Internacional da ONU sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, conferiu papel primordial à saúde e aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos, ultrapassando os objetivos puramente demográficos, focalizando-se no desenvolvimento do ser humano. Esta Cartilha apresenta uma citação do Capítulo VII da Plataforma de Ação do Cairo, que aponta os direitos reprodutivos. Sendo assim, assinale a alternativa na qual os direitos reprodutivos definidos em Cairo estão INCORRETOS:
Alternativas
Q1104306 Enfermagem
De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 33 – Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento, publicado em 2012, são passos para uma alimentação infantil saudável, EXCETO:
Alternativas
Q1104305 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização, como movimento de mudança dos modelos de atenção e gestão, fundamenta-se nos seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q1104304 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição Federal de 1988. A respeito da regulamentação constitucional do SUS, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q1104295 Português

Associe seus conhecimentos gramaticais ao texto publicitário abaixo e analise as afirmações a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

1- O vocábulo “SÓ” significa “sozinho” e assume a função de advérbio.

2- A forma nominal “A GENTE” denota o emprego da língua coloquial.

3- O emprego do “POR QUE” está inadequado à grafia e à função de causa.

4- A forma reduzida do verbo “ESTAR” em “TÁ” aproxima a língua do povo.

5- A expressão “COROA” remete à função de rainha que a mãe ocupa no lar.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1104292 Português

Associe seus conhecimentos gramaticais ao texto da charge abaixo e analise as afirmações a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


1. Ocorre um complemento nominal na 1ª frase.

2. Identifica-se um caso de hiato no termo “cardíaca”.

3. O tritongo está presente no substantivo “operação”.

4. Há um dígrafo consonantal na unidade lexical “morro”.

5. Os termos “de” e “só” são monossílabos tônicos e oxítonos.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q690946 Português
Todas as pessoas com olhos azuis descendem de um único ser humano
Estudo afirma que a transição do pigmento castanho para o azul ocorreu devido a uma mutação genética em um indivíduo que viveu na região do mar Negro há cerca de 7000 anos
As pessoas que compõem o seleto grupo de seres humanos que possuem olhos azuis podem começar a se identificar ainda mais entre si – uma pesquisa feita com DNA mitocondrial revelou que todas elas possuem um certo grau de parentesco, mesmo que muito distante.
A   conclusão surgiu de um extenso levantamento realizado pelo geneticista dinamarquês Hans Eiberg, que percorreu países como Turquia, Jordânia e Dinamarca estudando os genes de pessoas com olho azul. Ele descobriu que uma única mutação genética deu origem à pigmentação, e ainda foi capaz de localizar o evento no espaço e no tempo.
De acordo com o estudo, o primeiro ser humano da história a adquirir esta coloração específica na íris viveu próximo ao mar Negro, por volta de sete milênios atrás, e foi passando a característica adquirida de geração em geração. Talvez isto explique a grande concentração de olhos azuis na Europa e, em especial, no leste europeu. “Uma mutação genética afetando o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a habilidade de produzir olhos castanhos”, explica o pesquisador.
 O gene controla nossa produção de melanina, pigmento que regula cores como as da pele, dos cabelos e dos olhos de mamíferos. O “interruptor” não bloqueou por completo a criação de melanina (o que levaria ao albinismo), limitando sua presença a pequenas quantidades e dando origem aos olhos azuis. Já as variações em indivíduos com olhos verdes ou avelã ocorreram de forma mais aleatória, o que impossibilita rastrear uma ocorrência única.
Não existe nenhuma evidência que sugira qualquer relação entre a coloração da íris e a saúde de alguém ou sua capacidade de sobrevivência. Originalmente, antes da mutação no gene OCA2, a humanidade toda tinha olhos castanhos. Qual não deve ter sido a surpresa de nossos ancestrais ao admirar, pela primeira vez, a beleza de um olhar azul.
OLIVEIRA, André Jorge de. Todas as pessoas com olhos azuis descendem de um único ser humano. Galileu. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2016 (Adaptação).
Analise as afirmativas a seguir. I. No 1° parágrafo, o pronome “elas” refere-se a todas as pesquisas feitas com DNA. II. As aspas utilizadas na palavra “interruptor” (4° parágrafo) servem para relativizar o conceito desse substantivo. III. O acento indicativo de crase utilizado no 2° parágrafo não é facultativo. De acordo com o texto e com a norma padrão, estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: C
6: B
7: C
8: D
9: A
10: D
11: A
12: C
13: B
14: D
15: B
16: C
17: A
18: C
19: B
20: B