Questões de Concurso
Foram encontradas 163 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Texto: Os dois "multis” dos multiletramentos
O termo mutiletramentos refere-se atualmente a dois aspectos principais da construção de significado. O primeiro é a diversidade social, ou a variabilidade de convenções de significado em diferentes situações culturais, sociais ou de domínio específico. Textos variam enormemente dependendo do contexto social — experiência de vida, assunto, domínio disciplinar, ramo de trabalho, conhecimentos especializados, ambiente cultural ou identidade de gênero, só para citar algumas diferenças importantes. Essas diferenças estão se tornando cada vez mais significativas nos modos como interagimos em nossa vida cotidiana, isto é, nos modos como construímos significados e deles participamos, Segundo o NLG (Grupo da Nova Londres, surgido em 1996 com o manifesto "A pedagogia dos multiletramentos" e que conta com pesquisadores como Gunther Kress, William Cope, Jim Gee, Mari Kalantzis e Norman Fairclough), é preciso lidar com as diferenças linguísticas e culturais, que se tornaram centrais para a pragmática de nossas vidas profissionais, cívicas e privadas. Assim, o NLG defende um ensino voltado para projetos que considerem as diferenças multiculturais existentes, dando visibilidade às dimensões profissional, pessoal e de participação cívica.
O segundo aspecto da construção de significado destacado pela ideia de multiletramento é a multimodalidade. Essa é uma questão particularmente significativa hoje, em parte como resultado dos novos meios de informação e comunicação. Os significados são construídos cada vez mais multimodalmente, devido à crescente multiplicidade e integração de modos de construção do significado, em que o textual está integrado ao visual, ao áudio, ao espacial, ao comportamental etc. Isso é particularmente importante na mídia de massa, na multimídia e na hipermídia eletrônica.
Fonte: Kalantzis, M; Cope, W; Pinheiro, P. Letramentos. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2020.
Analise as informações a seguir:
I. Para Piaget, o desenvolvimento pode ser compreendido a partir de estágios. É no estágio sensório-motor (zero a dois anos aproximadamente), que o choro da criança ganha rótulos como 'chorona' ou 'mimada'. Cabe ao adulto não manifestar irritação do choro infantil, assim como dar aconchego não deve ser considerado como um precedente para tornar a criança manhosa. Na perspectiva de Piaget, no caso de crianças um pouco maiores que já saibam falar, é preciso pedir a elas que digam o motivo da insatisfação, fazendo com que a criança perceba a eficácia de expressar suas necessidades e desejos através da fala e da argumentação.
Il. O estágio sensório-motor, na perspectiva de Henri Wallon, é o primeiro estágio e ocorre no 1º ano de vida. Nessa fase, segundo o estudioso francês, predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. É uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada à atividade afetiva. Nesse estágio, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. Para Magda Soares (2018), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. Concordando com a autora, é possível afirmar que no processo de aquisição da escrita alfabética, o letramento envolve a compreensão e o saber lidar com diferentes gêneros textuais.
Il. Na perspectiva tradicional de alfabetização, predominava uma aprendizagem do código desvinculado dos usos sociais da leitura e escrita. Todavia, através do aprofundamento dos estudos sobre essa temática, evidenciou-se que a escrita alfabética não é um código que se aprende memorizando. Ademais, o Sistema de Escrita Alfabética é um sistema notacional, e a aquisição desse conhecimento deve ser promovida, numa perspectiva crítica, através da reflexão ou da repetição.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento responsável por organizar as atividades pedagógicas que a escola realizará, guiando a administração da instituição e a condução do aprendizado dos estudantes com base nos conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento que normatiza o processo educacional no Brasil. O PPP não é um texto para ser construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, mas sim construído para ser vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
Il. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta basilar para orientar as atividades de uma instituição de ensino e sua gestão, servindo como um direcionamento para a atuação dos professores e da equipe pedagógica. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Ademais, contribui para o trato das questões burocráticas e logísticas da escola — como, por exemplo, a quantidade de estudantes por sala e Os recursos necessários para as atividades escolares.
IIl. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) representa importante marco na gestão da escola, uma vez que este proporcionará aos alunos, professores e demais atores da comunidade escolar conhecer, refletir e intervir na sua realidade. O objetivo do PPP é promover, dessa maneira, maior comprometimento de todos quanto ao projeto educativo que se quer construir para e pela escola, em consonância com as diretrizes curriculares para uma educação emancipadora e de convivência democrática. Assim, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
l. Concernente aos processos e dimensões da aprendizagem, pode-se citar que na teoria de Piaget, a afetividade é caracterizada como um instrumento propulsor das ações, estando a razão a seu favor. A afetividade funciona como a energia que move a ação, enquanto a razão possibilita, ao sujeito, identificar os desejos e sentimentos, e permite obter êxito nas ações efetuadas. Nesse caso, não há conflito entre as duas partes. Assim, pensar sobre a razão, em contraposição à afetividade, ajuda a entender a afetividade, dado que dotar a razão de poder semelhante ao da afetividade, ou seja, reconhecer nela as características do móvel ou de energia é uma postura indicada na percepção de Piaget.
II. Vygotsky, psicólogo e educador russo, propõe a unidade entre os processos intelectuais, volitivos e afetivos. Dessa forma, para ele, a separação do intelecto e do afeto, enquanto objeto de estudo, é uma das principais deficiências da psicologia tradicional. Segundo Vygotsky (2003), quem separa o pensamento do afeto nega de antemão a possibilidade de estudar a influência inversa do pensamento no plano afetivo. A vida emocional está conectada a outros processos psicológicos e ao desenvolvimento da consciência de um modo geral.
Marque a alternativa CORRETA:
Texto 01 “Um ensino de língua portuguesa remodelado?”
Mais recentemente, com a publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular, documento federal orientador dos currículos estaduais e dos currículos municipais de todo o país, consolidou-se o ensino de língua portuguesa com base nos gêneros discursivos, resultado da influência do fortalecimento da área dos estudos do discurso no ensino-aprendizagem da língua materna.
Inicialmente, porém, os gêneros são entendidos na escola de modo análogo ao que se fazia, em tempos anteriores, com as sequências textuais (em uma tradição antiga, restritas a narrativas, descritivas e argumentativas). Foca-se assim no ensino da estrutura composicional do gênero, tanto na produção da escrita quanto na realização da leitura.
Espera-se que o aluno classifique textos dentro da estrutura de determinado gênero e que produza determinado gênero seguindo um modelo pré-apresentado. Novamente, a normatividade pouco reflexiva entra em cena: se antes prevalecia o enquadramento da língua nas lições de metalinguagem e classificação gramatical, agora tal normatividade parece submeter-se à estrutura do gênero.
Apesar de o gênero não ser um tipo de enunciado absolutamente estável e imutável, e de abranger muito mais do que sua estrutura composicional, seu componente estilístico, essencial para o ensino-aprendizagem da língua, é quase inexplorado nesse momento inicial. Quanto à gramática, é preterida ou segue em seu antigo lugar normativo, sendo ensinada como conteúdo independente.
Com o desenvolvimento dos estudos da linguística aplicada, por meio dos quais se compreende que o trabalho sobre o gênero envolve também e principalmente seus aspectos estilísticos, é que os recursos linguístico-gramaticais ganham espaço nas aulas de língua portuguesa não mais em perspectiva normativa, mas como escolhas léxico-gramaticais das quais depende a constituição do gênero e que são responsáveis pelos efeitos de sentido dos atos enunciativos.
Ainda que essa prática não se tenha universalizado, em razão da precariedade da formação de professores no país e do pouco acesso que têm ao desenvolvimento das teorias linguísticas, parece que a gramática está em vias de encontrar um espaço que condiz com seu grandioso papel na produção de sentidos dos textos.
.
Texto adaptado dos Autores: Beatriz Gil e Marcelo Módulo. Acessado em 09/05/2023 em: https://jornal.usp.br/artigos/algumas-reflexoes-sobre-o-ensino-da-lingua-portuguesa-no-brasil/
Sobre outra possibilidade de pontuação de parágrafos do texto, em conformidade com as relações sintático-semânticas da língua portuguesa, marque a alternativa CORRETA.
Analise as afirmações a seguir:
I. São estratégias de escrita: planejamento, textualização e revisão/edição a elaboração de texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, preferencialmente de autores pernambucanos sancionadas pelo currículo do Ipojuca.
Il. São formas de se trabalhar com a oralidade na sala de aula: a formulação de perguntas e especificação de dúvidas, com auxílio dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão sancionadas pelo currículo do Ipojuca.
Marque a alternativa CORRETA:
Estão alinhadas com a proposta de ensino de português do currículo do Ipojuca
I. atividade de ensino de escrita a partir de manifestações de leitores de jornais e revistas impressos ou digitais para compreensão de seu conteúdo temático, estrutura composicional, estilo, argumentação e efeito de sentido produzido, servindo como “gênero modelo" a ser replicado contextualizadamente pelos estudantes.
Il. atividade de ensino de leitura baseada na ação de memorização e pronúncia individual das letras, para reunilas em sílabas, passar às palavras e chegar ao entendimento das frases e textos, sendo este o último objeto de conhecimento da cadeia de aprendizagem no eixo da leitura.
III. atividade de reescrita de texto como estratégia de adequação à condição de produção, ao efeito de sentido pretendido pelo sujeito autor, às exigências composicionais do gênero e às expectativas dos leitores.
Marque a alternativa CORRETA:
Em relação ao eixo da produção textual, o currículo do Ipojuca
l. visa formar autor/escritor/criador de textos, sob a concepção dialógica da linguagem.
II. pretende desenvolver habilidades de escrita contextualizada em gêneros digitais por serem os mais consumidos atualmente pelos alunos dos anos finais.
IIl. objetiva Implementar estratégias de planejamento, revisão, reescrita/redesign, edição e avaliação como métodos sistematizados de trabalhar esse eixo na escola.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir:
I. É correto afirmar que, seguindo a BNCC e o currículo de Pernambuco, a proposta curricular do Ipojuca defende que o ensino de língua portuguesa deve concentrar-se na análise metalinguística dos aspectos constitutivos da língua e, na sequência, deve dar ao texto o enfoque epilinguístico da análise linguística/semiótica.
Il. É correto afirmar que, na esteira da BNCC e do currículo de Pernambuco, o currículo do Ipojuca defende como necessária a interface entre os campos de atuação e os eixos da leitura, da produção, da oralidade e da análise linguística/semiótica para o sucesso do ensino de língua.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir:
I. Considerando que o currículo do Ipojuca determina que a avaliação deve contemplar diferentes aspectos da aprendizagem do aluno, o momento específico da sua ocorrência deverá receber atenção especial, pois a avaliação adequada precisa observar critérios e responder a perguntas (que informações são necessárias? para quem servem os dados, como as informações são obtidas) fundamentais para se verificar quantidade de informações absorvidas e assim definir o futuro de progressão ou de retenção do aluno no fluxo escolar.
Il. Apesar de conhecer a proposta político-pedagógica sobre avaliação da rede de ensino da qual faz parte, para evitar a ingerência da subjetividade, ideologia, visão de homem e ideal de sociedade forjadas ao longo da sua vivência, o professor de língua portuguesa deve buscar os critérios mais objetivos para avaliar a qualidade dos textos produzidos pelos alunos. Assim, a identificação de erros gramaticais, a aferição de violação às regras da norma padrão, revelar a burla às convenções dos gêneros textuais mostram-se como os critérios mais ponderados para se atribuir a nota final merecida pelo produto textual apresentado.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir:
I. Ainda que o texto não tenha recebido um lugar de destaque no currículo do Ipojuca, é recomendável que o professor de língua portuguesa entenda-o como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias. E, por isso, o docente deve preparar atividades que partam de textos autênticos, de interesse dos alunos e adequados à realidade de cada uma das séries que rege, já que, no limite, toda aula de língua deve tomar os textos como portos de passagem das intersubjetividades que os acessam.
Il. Variação e mudança no uso da língua portuguesa devem ser tratadas com cautelas pelo docente, pois, a pretexto de evitar um tipo camuflado de preconceito, o linguístico, tem proliferado uma permissividade latente no que se refere aos usos do português. A consequência desta perspectiva “científica” é a permanência de graves déficits de escrita, problema que distanciam os alunos ainda mais da almejada ascensão socioeconômica, como alerta o currículo do Ipojuca.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmações a seguir:
I. Considerando o objetivo 3 do currículo do Ipojuca, segundo o qual os alunos devem ser capazes de "Atuar como sujeitos críticos e reflexivos capazes de exercerem plenamente a sua cidadania na efetivação de seu projeto de vida com autonomia, consciência crítica e responsabilidade..." (2020, p. 40), deve o professor de língua portuguesa oferecer majoritariamente exposições sobre a língua pois são elas que que levarão os estudantes a reter cognitivamente os dados linguísticos importantes que, quando internalizados, traduzir-se-ão em aumento da criticidade necessária à conquista da cidadania de seus aprendizes.
Il. Considerando o objetivo 5 do currículo do Ipojuca, segundo o qual os alunos devem ser capazes de "Fazer uso das diversas fontes de informação e tecnologias para a construção do conhecimento, contribuindo efetivamente para uma sociedade justa, sustentável, democrática e inclusiva;” (2020, p. 40), deve o professor de língua portuguesa trabalhar estratégias de análise de diferentes fontes produtoras de textos, a fim de constatar a veracidade das informações veiculadas, identificar e combater fake News, discursos antidemocráticos, discriminatórios e supremacistas. Ao ensinar, o docente de língua não deve se ater apenas à forma da linguagem, mas também levar os estudantes à reflexão sobre os conteúdos por ela veiculados.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXTO 6
ESSENTIAL GAME ELEMENTS
At its heart, gamification is about taking elements from games and applying them to non-game settings (Deterding, 2011). While many look at modern video games as a key inspiration for gamification, central elements such as points and levels come out of tabletop roleplaying games. While no one has yet succeeded in coming up with an undisputed definition for "game," most would agree that to be considered a game, it must include at least the following aspects:
1. Interactivity: If there is no way for the player to affect change on the system; if there is nothing for the player to actually do, then it ceases to be a game.
2. Rules: A mechanism to constrain the behavior of players in pre-specified ways.
3. Goal(s): One or more objectives that players pursue while interacting with the game.
4. Quantifiable measure of progress (or success): This can be as simple as a binary acknowledgement of completion, or as complex as a set of cricket scores.
5. Definite ending: While some applications commonly referred to as games do not have clear endings (The Sims, for example), most games have a clear endpoint. By this measure of game, it could easily be argued that a formal educational course meets these criteria.
Source: Gamification in the Classroom: Old Wine in New Badges, by Katrin Becker and Scott Nicholson. In: Learning, Education and Games Volume Two: Bringing Games into Educational Contexis. ETC Press, 2006. Available on: hitps://www.researchgate.net/publication/308402198 Gam ification in the Classroom Old Wine in New Badges
Analise as seguintes afirmativas:
I. A frase "We aint ready yet" apresenta uma variante informal da negativa no inglês.
II. A frase "I learned a lot” apresenta uma variação linguística no tempo passado simples.
III. A frase "My favorite color is red" apresenta uma variação linguistica regional do inglês.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. De acordo com o currículo do Ipojuca, os anos finais devem aprofundar as práticas trabalhadas nos anos anteriores. Logo, devem-se propor maior diversidade de manifestações linguísticas, pensamento mais críticos e níveis mais elevados de abstração para, desta maneira, tornar os estudantes mais reflexivos, empáticos e blasés, e socialmente conformados ao contexto quase sempre adverso à adoção de tais atitudes.
Il. A perspectiva teórica da enunciação põe em relevo o diálogo entre o sujeito e a linguagem, tal como proposto por Benveniste, para quem a linguagem é o lugar onde o homem se constitui como indivíduo e como sujeito. Portanto, o professor de língua portuguesa deve considerar esta concepção de linguagem e de sujeito, quando do planejamento e execução de suas aulas, tal como recomenda o currículo do Ipojuca.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXTO 6
ESSENTIAL GAME ELEMENTS
At its heart, gamification is about taking elements from games and applying them to non-game settings (Deterding, 2011). While many look at modern video games as a key inspiration for gamification, central elements such as points and levels come out of tabletop roleplaying games. While no one has yet succeeded in coming up with an undisputed definition for "game," most would agree that to be considered a game, it must include at least the following aspects:
1. Interactivity: If there is no way for the player to affect change on the system; if there is nothing for the player to actually do, then it ceases to be a game.
2. Rules: A mechanism to constrain the behavior of players in pre-specified ways.
3. Goal(s): One or more objectives that players pursue while interacting with the game.
4. Quantifiable measure of progress (or success): This can be as simple as a binary acknowledgement of completion, or as complex as a set of cricket scores.
5. Definite ending: While some applications commonly referred to as games do not have clear endings (The Sims, for example), most games have a clear endpoint. By this measure of game, it could easily be argued that a formal educational course meets these criteria.
Source: Gamification in the Classroom: Old Wine in New Badges, by Katrin Becker and Scott Nicholson. In: Learning, Education and Games Volume Two: Bringing Games into Educational Contexis. ETC Press, 2006. Available on: hitps://www.researchgate.net/publication/308402198 Gam ification in the Classroom Old Wine in New Badges
Considerando-se as estratégias de leitura em língua inglesa, analise as afirmativas a seguir:
I. É um exemplo de uma pergunta que utiliza a estratégia de skimming: "What is the main idea of the text?”
Il. É um exemplo de pergunta que utiliza a estratégia de scanning: "What time did the man go home in the story you've just read?”
Ill. São exemplos de cognatos e falsos cognatos, respectivamente: parents and cigar.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
.
I. A escola é uma das instituições mais adequadas para o trabalho sistemático da ética e um lócus por excelência onde ela deve ser vivenciada por todos os seus membros: estudantes, professores, gestores e funcionários, que são responsáveis por praticar e cobrar este comportamento uns dos outros sem exceção.
Il. Evitar expor erros de alunos específicos em sala de aula, entregar diários, avaliações, notas e outros documentos dentro do prazos, avaliar com equidade o desempenho dos alunos, questionar explicitamente métodos e práticas pedagógicas de colegas, esclarecer, informar e cumprir metodologias e critérios de avaliação são todos bons exemplos de comportamentos éticos de docentes.
.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXTO 6
ESSENTIAL GAME ELEMENTS
At its heart, gamification is about taking elements from games and applying them to non-game settings (Deterding, 2011). While many look at modern video games as a key inspiration for gamification, central elements such as points and levels come out of tabletop roleplaying games. While no one has yet succeeded in coming up with an undisputed definition for "game," most would agree that to be considered a game, it must include at least the following aspects:
1. Interactivity: If there is no way for the player to affect change on the system; if there is nothing for the player to actually do, then it ceases to be a game.
2. Rules: A mechanism to constrain the behavior of players in pre-specified ways.
3. Goal(s): One or more objectives that players pursue while interacting with the game.
4. Quantifiable measure of progress (or success): This can be as simple as a binary acknowledgement of completion, or as complex as a set of cricket scores.
5. Definite ending: While some applications commonly referred to as games do not have clear endings (The Sims, for example), most games have a clear endpoint. By this measure of game, it could easily be argued that a formal educational course meets these criteria.
Source: Gamification in the Classroom: Old Wine in New Badges, by Katrin Becker and Scott Nicholson. In: Learning, Education and Games Volume Two: Bringing Games into Educational Contexis. ETC Press, 2006. Available on: hitps://www.researchgate.net/publication/308402198 Gam ification in the Classroom Old Wine in New Badges
Analise as seguintes afirmativas sobre o texto “Essential Game Elements”:
I. É possível inferir do texto que o autor acredita que a maioria das pessoas que estão tentando definir o que é um jogo concordam que jogos contém pelo menos um aspecto dos indicados no texto.
II. É possível dizer que para facilitar a leitura do texto, todos os aspectos de jogos listados no texto deveriam conter substantivos, tornando a lista uma estrutura paralela.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. A concepção de ensino de português adotada pelo currículo do Ipojuca privilegia o trabalho com a gramática normativa e o contato com textos literários tradicionais, já que o domínio da língua acontece por meio da manipulação adequada das regras da '“norma padrão” que estão presentes na literatura citada.
II. O ensino de língua portuguesa proposto no currículo do Ipojuca prioriza os usos reais da língua nos diferentes contextos sociais, substancializados em gêneros textuais, que permitem os alunos dominarem as diferentes variantes e adequá-las às necessidades de cada evento comunicativo.
III. A prática de ensino de língua portuguesa, segundo o currículo do Ipojuca, deve enfatizar as habilidades comunicativas, o domínio de regras gramaticais e o conhecimento contextualizado das funções da linguagem defendida pela teoria da comunicação de Roman Jakobson que se materializam nas situações cotidianas dos estudantes e da sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXTO 6
ESSENTIAL GAME ELEMENTS
At its heart, gamification is about taking elements from games and applying them to non-game settings (Deterding, 2011). While many look at modern video games as a key inspiration for gamification, central elements such as points and levels come out of tabletop roleplaying games. While no one has yet succeeded in coming up with an undisputed definition for "game," most would agree that to be considered a game, it must include at least the following aspects:
1. Interactivity: If there is no way for the player to affect change on the system; if there is nothing for the player to actually do, then it ceases to be a game.
2. Rules: A mechanism to constrain the behavior of players in pre-specified ways.
3. Goal(s): One or more objectives that players pursue while interacting with the game.
4. Quantifiable measure of progress (or success): This can be as simple as a binary acknowledgement of completion, or as complex as a set of cricket scores.
5. Definite ending: While some applications commonly referred to as games do not have clear endings (The Sims, for example), most games have a clear endpoint. By this measure of game, it could easily be argued that a formal educational course meets these criteria.
Source: Gamification in the Classroom: Old Wine in New Badges, by Katrin Becker and Scott Nicholson. In: Learning, Education and Games Volume Two: Bringing Games into Educational Contexis. ETC Press, 2006. Available on: hitps://www.researchgate.net/publication/308402198 Gam ification in the Classroom Old Wine in New Badges
Analise as seguintes afirmativas sobre o texto "Essential Game Elements”:
I. Gamification é uma metodologia ativa na qual professores usam jogos modernos em sala de aula para instigar a aprendizagem participativa.
Il. Uma sala de aula em um curso de educação formal que não utiliza gamification possui elementos de games, como os apontados no texto.
llI. Uma sala de aula de língua inglesa pode se beneficiar de gamification na maioria dos elementos, exceto o "final definido” (elemento 5), pois a língua(gem) está mudando constantemente e aprender inglês é uma descoberta constante.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXT 3
This morning, the village school opened. I had twenty scholars. But three of the number can read: none write or cipher. Several knit, and a few sew a little. They speak with the broadest accent of the district. At present, they and Ihave a difficulty in understanding each other's language. Some of them are unmannered, rough, intractable, as well as ignorant; but others are docile, have a wish to learn, and evince a disposition that pleases me. I must not forget that these coarsely-clad little peasants are of flesh and blood as good as the scions of gentlest genealogy; and that the germs of native excellence, refinement, intelligence, kind feeling, are as likely to exist in their hearts as in those of the best-born. My duty will be to develop these germs: surely I shall find some happiness in discharging that office. Much enjoyment I do not expect in the life opening before me: yet it will, doubtless, if I regulate my mind, and exert my powers as I ought, yield me enough to live on from day to day.
Source: Jane Eyre, by Charlotte Brônte (1847). Available on: https://www.ucm.es/data/cont/docs/119-2014-04-09- Jane%20Eyre.pdf
Examine the following statements about the extract from the novel 'Jane Eyre':
I. In 'I must not forget that these coarsely-clad little peasants are of flesh and blood as good as the scions of gentlest genealogy', the narrator uses the expression in bold to convince herself of the good nature of the students she is describing.
II. In 'the germs of native excellence, refinement, intelligence, kind feeling, are as likely to exist in their hearts as in those of the best-born.', the expression in bold makes a comparison of equality between the positive traits in peasant students and those best-born.
Choose the CORRECT answer: