Questões de Concurso
Foram encontradas 72 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Acompanhamento da gravidez, parto e puerpério, com garantia de parto humanizado e seguro.
II. Aprimoramento e expansão dos programas de imunização e de triagem neonatal.
III. Identificação e controle da gestante de alto risco.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Será prestada em caráter prioritário no Sistema único de Saúde.
II. Compreenderá o acesso aos serviços de contracepção de emergência e profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Legislativo. II. Executivo. III. Judiciário.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que estão excluídos da sociedade, seja por classe social, nível educacional, deficiências física e/ou mental, questões raciais, entre outras.
II. É um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.
III. Busca oportunidades de acesso para todos com o intuito de acabar com o problema da exclusão social.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Ontem, João trouxe um livro para eu ler. ( ) Essa é a cidade onde ela nasceu. ( ) Não é eu que vou pagar a conta. ( ) Faz três dias que minha irmã retornou.
( ) Se em “às necessidades” (4º parágrafo) a expressão ficasse no singular, o acento da crase seria proibido.
( ) Se no 5º parágrafo a palavra “ações” fosse para o singular, outras duas (além dela) também iriam.
( ) Se “preservação” (3º parágrafo) fosse substituída por “extinção”, não mudaria o sentido da frase.
Considerando-se as manifestações clínicas da bulimia nervosa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Dor na garganta.
( ) Dores abdominais.
( ) Hemorragia subconjuntival.
( ) Esofagite.
Considerando-se crianças e adolescentes, sobre os grupos que podem necessitar de suplementação de vitaminas e minerais, analisar os itens abaixo:
I. Com doença crônica, como a fibrose cística.
II. Consumo baixo de produtos lácteos.
III. Dietas restritivas com o objetivo de emagrecimento.
IV. Há exposição adequada de luz solar e consumo de alimentos fortificados com vitamina D.
Estão CORRETOS:
Sobre a biodisponibilidade de ferro, analisar os itens abaixo:
I. Existem dois tipos de ferro: o ferro-heme e o ferro não-heme, que apresentam os mesmos mecanismos de absorção e cuja biodisponibilidade dependerá da composição dietética.
II. O ferro não-heme representa a maior parte do consumo dietético de ferro nas várias faixas etárias. É encontrado principalmente sob a forma insolúvel, a forma férrica, em alimentos de origem vegetal, como vegetais folhosos e leguminosas, em ovos, alimentos fortificados e representa cerca de metade do conteúdo de ferro das carnes.
III. Além do ácido ascórbico, a vitamina C, outros ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, ácido málico, ácido tartárico, ácido lático, têm o mesmo efeito e melhoram a biodisponibilidade do ferro não-heme de vegetais como, brócolis, beterraba, couve-flor, abóbora, repolho e tomate.
IV. São fatores inibidores da absorção de ferro: os fitatos (presentes em aveia, gérmen de trigo, lentilha), proteínas (albumina do ovo, fosfitina da gema do ovo e proteínas das leguminosas) e outros elementos inorgânicos como cálcio, manganês, cobre, cádmio e cobalto.
Estão CORRETOS:
A mudança comportamental é o maior desafio encontrado por profissionais de saúde. O conhecimento sobre práticas alimentares saudáveis não é suficiente para que haja mudanças efetivas no comportamento. Considerando-se os estágios de mudança comportamental, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Pré-contemplação
(2) Contemplação.
(3) Preparação.
( ) O indivíduo começa a considerar a necessidade de mudar em algum momento do futuro. Esse estágio é muito frequente e algumas vezes as pessoas ficam anos pensando sobre o assunto. Por exemplo, necessita fazer exercício.
( ) A pessoa toma a decisão de mudar de comportamento. Pode só planejar e não efetivar a ação. Por exemplo, caminhar uma hora após o trabalho ou procurar uma academia para matricular-se.
( ) O indivíduo não tem interesse em mudar o comportamento e não está pensando sobre o assunto. Por exemplo, não considera a importância de fazer exercício físico.
Sobre a avaliação do estado nutricional na adolescência, analisar os itens abaixo:
I. Os indicadores para a avaliação do estado nutricional na adolescência não são os mesmos utilizados para crianças, pois os critérios de aplicação e a interpretação dos dados são mais complexos.
II. Alterações observadas na composição corporal de adolescentes podem ser reflexos dos desvios nutricionais ocorridos nos primeiros anos de vida, uma vez que o tipo de alimentação na infância repercute no tamanho do corpo e obesidade posteriormente.
III. Na adolescência, o peso/altura², ou IMC, é mais adequado do que peso/altura e peso/idade, pois parece refletir melhor as mudanças da forma corporal.
IV. As dobras cutâneas são utilizadas como medidas de adiposidade. As mais utilizadas para esse fim em crianças e adolescentes são a tricipital e suprailíaca.
Estão CORRETOS:
Sobre a distribuição de gordura corporal, analisar os itens abaixo:
I. Em geral, o tecido adiposo subcutâneo aumenta no tronco em meninos, durante a adolescência, enquanto nas meninas há aumento da gordura glútea, levando a padrões de gordura distintos no sexo masculino (androide) e no sexo feminino (ginoide), característicos da fase adulta.
II. Em adultos, seja qual for o gênero, os padrões de gordura androide e ginoide estão associados a um espectro de fatores de risco metabólicos para doenças crônicas, incluindo hipercortisolismo, hipercolesterolemia, hipertensão e resistência à insulina.
II. A circunferência do braço e da cintura, além da relação cintura-quadril, são consideradas medidas pouco sensíveis da adiposidade geral, especialmente para detecção de alterações e em populações de idosos.
IV. Combinada ao Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência da cintura prediz o risco de doença de forma mais eficiente do que qualquer uma das medidas isoladamente.
Estão CORRETOS: