Questões de Concurso
Foram encontradas 182 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando que: Fonema é um elemento acústico e a letra é um sinal gráfico que o representa e, que nem sempre o número de fonemas de uma palavra corresponde ao número de letras que usamos para escrevê-la, assinale a alternativa na qual todos os vocábulos apresentam mais fonemas do que letras:
A possibilidade de utilizar jogos e brincadeiras na aprendizagem de conteúdos escolares pode ser uma ferramenta muito útil para desenvolver o raciocínio lógico, conhecimentos linguísticos, entre outros. Por outro lado, para que seja enfatizado o significado que tais atividades tem para os alunos, é papel do professor:
Analise o trecho a seguir:
“A concepção de educação conforme teóricos da _____________ tem como premissa um repasse interativo de aprendizagem. A aprendizagem resulta na mudança de comportamento, portanto, é importante que cada sujeito tenha essa condição como prioridade. Nesse sentido, O currículo não se baseia nas matérias de estudo convencionais que expressam a lógica do adulto, mas em Atividades e ocupações da vida presente, de modo que a escola se transforme num lugar de vivências daquelas tarefas requeridas para a vida em sociedade.”
Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente:
Rompendo-se com a perspectiva inatista de desenvolvimento, pode-se considerar a inteligência possível de ser construída a partir da ação do sujeito sobre um objeto (do conhecimento), e também sobre o mundo ao seu redor. De modo que, não é apenas o resultado que importa, mas o processo que levou. Esta concepção é associada a(o) pensador(a):
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica enfatizam que em atividades nas quais são desenvolvidas algumas práticas, como: alimentar-se, tomar banho, trocar fraldas e controlar os esfíncteres, escolher o que vestir, não são apenas práticas que respeitam o direito da criança de ser bem atendida, mas também atuam no âmbito do respeito à sua dignidade como pessoa humana. Dito isso, podemos afirmar que, nesta etapa do ensino:
Um dos princípios da Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, é a ética. Baseado em seus conhecimentos a respeito do tema, considere:
I – Desde muito pequenas, as crianças devem ser mediadas na construção de uma visão de mundo e de conhecimento como elementos plurais, formar atitudes de solidariedade e aprender a identificar e combater preconceitos que incidem sobre as diferentes formas dos seres humanos se constituírem enquanto pessoas.
II – O importante é que se criem condições para que a criança aprenda a opinar e a considerar os sentimentos e a opinião dos outros sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito.
III – O trabalho pedagógico na unidade de Educação Infantil, em um mundo em que a reprodução em massa sufoca o olhar das pessoas e apaga singularidades, deve voltar-se para uma sensibilidade que valoriza o ato criador e a construção pelas crianças de respostas singulares, garantindo-lhes a participação em diversificadas experiências.
Dos itens acima:
O excerto abaixo foi extraído das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:
“As práticas que estruturam o cotidiano das instituições de Educação Infantil devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.”
Baseado em sua leitura, podemos afirmar, com base no documento citado, que as práticas curriculares da educação infantil devem ser:
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil enfatiza alguns aspectos a respeito da formação das turmas e grupos de crianças. Com base neste documento, é correta a alternativa:
Para trabalhar limites com crianças do ensino infantil é importante considerar seus comportamentos “naturais”, ou seja, devemos entender o porquê das disputas por atenção, por brinquedos e por qualquer outra coisa que lhes provoquem curiosidade. Ou seja, é importante que os professores:
Trabalhar com desenhos e cores pode ser estimulante para a aprendizagem da criança. Por exemplo, para trabalhar noção espacial e de limites é possível propor como atividades:
Entre as regras comuns que organizam a Educação Infantil, é correto afirmar, baseado no artigo n°31 da Lei Federal nº 9.394/96:
Considerando a Lei Federal nº 9.394/96 leia as proposições abaixo que versam sobre o ensino infantil:
I – Educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
II – Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
III – Nesta etapa do ensino, a educação especial é restrita ao diagnóstico e prognóstico de deficiências ou transtorno do desenvolvimento.
IV – A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
Dos itens acima:
A respeito dos jogos e brincadeiras como recursos no ensino infantil, considere:
“Brincar é sem dúvida uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, negociar, transformar-se. Na escola, o despeito dos objetivos do professor e do seu controle, a brincadeira não envolve apenas a atividade cognitiva da criança. Envolve a criança toda. É prática social, atividade simbólica, forma interação com o outro. É criação, desejo, emoção, ação voluntária.”
O excerto enfatiza a importância do brincar como uma forma de:
As habilidades e as características desenvolvidas na educação infantil não constituições universais biologicamente determinadas e esperando o momento de amadurecer. Tais capacidades, na verdade, se desenvolvem nas relações que estabelecem com o mundo material e social mediadas por parceiros mais experientes. Além dos fatores biológicos, podemos afirmar que o desenvolvimento infantil é:
São complicações do cateterismo umbilical, exceto:
Frente à Lista de Notificação Compulsória Nacional, descrita pela Portaria 264/20, e levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência correta das proposições a seguir é, respectivamente:
( ) Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva – Agravo de notificação compulsória imediata, à Secretária Municipal de Saúde, somente.
( ) Poliomielite por poliovirus selvagem - Agravo de notificação compulsória imediata, em nível nacional.
( ) Síndrome da Rubéola Congênita – Agravo de notificação compulsória semanal.
( ) Varicela - caso grave internado ou óbito - Agravo de notificação compulsória imediata, em nível nacional.
Leia o trecho a seguir:
“Nos quadros _____________, geralmente, há diminuição geral da atenção, ou seja, hipoprosexia. Em alguns casos graves, ocorre a fixação da atenção em certos temas (hipertenacidade), com rigidez e alguma diminuição da capacidade de mudar o foco da atenção (hipovigilância). Isso acontece pelo fato de o indivíduo estar em condição grave, muitas vezes voltado, totalmente, para si.
Fonte: https://monitoriapsiq2015.files.wordpress.com/2015/02/psicopatologia-e-semiologia-dos-transtornos-mentais-paulodalgalarrondo.pdf
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
É correto afirmar que o delirium:
Analise os itens, abaixo, extraídos da Lei 7498/86:
I – São enfermeiros: I – o titular do diploma de enfermeiro conferido por instituição de ensino, nos termos da lei; II – o titular do diploma ou certificado de obstetriz ou de enfermeira obstétrica, conferidos nos termos da lei; III – o titular do diploma ou certificado de Enfermeira e a titular do diploma ou certificado de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz, ou equivalente, conferido por escola estrangeira segundo as leis do país, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Enfermeiro, de Enfermeira Obstétrica ou de Obstetriz; IV – aqueles que, não abrangidos pelos incisos anteriores, obtiverem título de Enfermeiro conforme o disposto na alínea “”d”” do Art. 3º do Decreto nº 50.387, de 28 de março de 1961.
II – O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe, privativamente entre outros a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem; c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; e) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde; h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
III – O Técnico de Enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de Enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento.
IV – Os órgãos de pessoal da administração pública direta e indireta, federal, estadual, municipal, do Distrito Federal e dos Territórios observarão, no provimento de cargos e funções e na contratação de pessoal de Enfermagem, de todos os graus, os preceitos desta Lei. Os órgãos a que se refere este artigo promoverão as medidas necessárias à harmonização das situações já existentes com as disposições desta Lei, respeitados os direitos adquiridos quanto a vencimentos e salários.
Dos itens acima:
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), frente às infrações éticas, são consideradas situações agravantes: