Questões de Concurso
Foram encontradas 29 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que indica a terminologia da palavra crioprecipitado.
De grande importância em saúde pública, a filariose é uma doença causada pelo nematóide filiforme Wuchereria bancofti que habita, em sua forma adulta, os vasos linfáticos humanos, cujo diagnóstico é de fundamental importância nos casos sintomáticos e assintomáticos. Neste sentido, o método não recomendado para pesquisa de microfilária no sangue é:
O protozoário identificado pela técnica de coloração de Kinyoun, que ocorre como agente oportunista em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de AIDS, é chamado:
Em relação aos padrões séricos das isoenzimas, importante ferramenta de diagnóstico, analise as afirmativas:
1. A diminuição da atividade total de creatina-fosfoquinase (CPK) é utilizado como índice de infarto do miocárdio, além de servir como indicador de embolia pulmonar, lesão cerebral e doença muscular.
2. Para confirmação da doença no miocárdio recorre-se à separação das isoenzimas de CPK por eletroforese, as quais indicam a presença ou ausência de CPK-MB (CPK2).
3. A CPK-MB é detectada 4-8 horas após a dor precordial do infarto, atinge o pico em 24 horas e persiste até 48 horas.
4. No infarto do miocárdio o isoenzimograma sérico da fosfatase alcalina não se mostra alterado, uma vez que o músculo cardíaco não contém fosfatase alcalina.
São verdadeiras as afirmativas:
Em relação às hidrolases e transferases, assinale a alternativa incorreta:
As reações bioquímicas que ocorrem nos organismos vivos são catalisadas por enzimas, entre as quais têm importância clínica as:
A prova cruzada menor verifica a compatibilidade entre:
Membros do gênero Haemophilus são bacilos Gram-Negativos, geralmente pleomórficos, anaeróbios facultativos, imóveis e constituem parte integrante da microbiota normal do trato respiratório superior. Apresentam colônias acinzentadas, translúcidas e mucóides. Quanto ao seu isolamento, é correto afirmar:
Qual das alternativas abaixo não corresponde às características principais da família Neisseriaceae?
Streptococcus pneumoniae pertence ao gênero Streptococcus da família Streptococcaceae. O gênero Streptococcus se caracteriza por serem cocos gram positivos, anaeróbios facultativos, algumas cepas são dependentes de CO2 quando isoladas de material clínico, sendo incorreto afirmar:
As hemácias são os mais numerosos elementos figurados do sangue. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo:
1. A hemácia madura tem aproximadamente 7µ de diâmetro e exibe a forma de um disco bicôncavo destituído de núcleo, sendo fortemente basofila ao tingir-se, o que se deve ao seu elevado teor de hemoglonina.
2. A penúltima fase da maturação eritrocítica, os reticulócitos aparecem transitoriamente e, em pequeno número no sangue periférico, constituindo menos de 2% do total de hemácias maduras.
3. Policromatófilos são hemácias cujo citoplasma contém ainda restos de substâncias basófilas (RNA) e apresenta uma coloração variável entre o rosa – acinzentado e o azul- acinzentado, existindo numa quantidade razoável no sangue circulante, cerca de 5% do total de hemácias.
4. Poiquilocitose consiste na variação excessiva do diâmetro das hemácias, sendo observada nas anemias ferropriva.
Estão corretas:
Assinale a alternativa correta
Os principais integrantes reguladores das condições normais do teor de glicose no sangue são representados por:
A respeito das técnicas de susceptibilidade microbiana aos agentes quimiotérápicos, assinale a alternativa incorreta:
Os laboratórios de microbiologia clínica muitas vezes utilizam meios de cultura seletivos para o isolamento de um determinado microrganismo. O meio para isolamento de Neisseria gonorrhoeae, contendo os antibióticos vancomicina, colistina e nistatina que não inibem o crescimento desta bactéria, mas previnem o crescimento de muitas outras bactérias e fungos que podem estar presentes no material, é chamado:
Das quatro espécies de parasitos da malária humana, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale, cujo ciclo evolutivo é semelhante em todas as espécies, envolvendo um desenvolvimento sexuado no vetor e o desenvolvimento assexuado no homem. Em relação às características morfológicas eritrocíticas das diferentes espécies causadoras de malária humana, assinale a alternativa incorreta:
A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de diagnóstico ocorrido nas últimas décadas, o diagnóstico da malária continua sendo feito pela tradicional pesquisa do parasito no sangue periférico, seja pelo método da gota espessa ou pelo esfregaço sanguínea. Apesar de sua inquestionável vantagem, o diagnóstico parasitológico da malária pelo método da gota espessa é dependente dos seguintes fatores:
1. Habilidade técnica no preparo da lâmina, seu manuseio e coloração.
2. Qualidade ótica e iluminação do microscópio.
3. Competência e cuidado por parte do microscopista.
4. Capacidade de detecção de parasitemia igual ou superior a 10 a 20 parasitos por microlitro de sangue, quando 100 campos microscópicos são examinados por microscopista devidamente treinado.
São verdadeiras as afirmativas:
A Entamoeba histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública, segundo indicado na obra de David Pereira Neves, leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas, constituindo a segunda causa de morte por parasitose. Diante desta realidade, a identificação da Entamoeba histolytica extrema importância, cujas características são:
1. Os cistos da Entamoeba histolytica são esféricos ou ovais, medindo a 8 a 20 µm de diâmetro, aparecendo como corpúsculos hialinos, claros, às vezes de coloração palia, com as paredes refringentes.
2. O corpo cromatóide da Entamoeba histolytica apresenta-se na forma de bastonete, ao contrário de Entamoeba coli, que se apresenta riziforme.
3. O trofozoíto de Entamoeba histolytica, quando fixado e corado pela hematoxilina férrica, apresenta diferenças entre ecto e endoplasma.
São verdadeiras as afirmativas:
Ao exercer a profissão, o Enfermeiro precisa saber que:
Para a administração de Cloranfenicol xarope em frascos de 100 ml (150 mg / 5 ml), cada ml do xarope contém: