Questões de Concurso
Foram encontradas 40 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A Resolução CFB 325/1986 normaliza o processo de registro provisório de bibliotecários nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia. II. O Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, que fixa as normas orientadoras de conduta no exercício de suas atividades profissionais, foi aprovado pela Resolução CFB 207/2018. III. A Resolução CFB 346/1988 foi a responsável por normalizar os processos de transferência de registro e de registro secundário de profissional.
I. Estabelece os deveres dos bibliotecários, entre eles, a observância aos ditames da ciência e da técnica. II. Estabelece que delegar à pessoas leigas atos ou atribuições que são de responsabilidade de bibliotecários, constitui infração ético-disciplinar passível de penalidade. III. Estabelece normas de conduta do profissional em relação aos colegas, aos usuários, à família e à sociedade em geral.
I. O “Manifesto da IFLA/UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas” além de destacar o fortalecimento de hábitos de leitura como uma das missões da biblioteca pública, também destaca o apoio à tradição oral.
II. Os bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares devem se ocupar somente com o atendimento aos alunos e evitar interação maior com o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula para evitar conflitos no ambiente escolar.
III. As bibliotecas universitárias devem prestar serviços no sentido de apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão e necessitam atentar para as prerrogativas de processos avaliativos estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Diretório ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.
II. Um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Isso pode se estender bastante. Pode-se ter, por exemplo, cinco diretórios, um dentro do outro.
III. As pastas e subpastas permitem agrupar arquivos por dono, tipo ou da forma que for desejada.
IV. Toda essa estrutura de arquivos e diretórios pode
ser vista como uma árvore. Assim, o diretório
principal, que não tem nome, é conhecido como a
raiz ("root", no original em inglês), os diretórios são
ramificações e os arquivos são as folhas.
Os circuitos eletrônicos do computador entendem somente a indicação de que existe ou não corrente elétrica no circuito. Estas duas situações são representadas por dois valores: zero (0) e um (1). Esse sistema de dois símbolos chamado de sistema binário, de onde vem o termo BIT, forma abreviada de dígito binário (Binary Digit). Um bit é a menor unidade de informação com a qual um computador pode trabalhar. Fonte: Hardware, Softwares e Redes. EaD Bauru, SP. http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/4 2/M2-aula1.pdf
Observe a tirinha abaixo e leia as assertivas:
I. O objetivo da tirinha é fazer uma crítica à desigualdade social escancarada no Brasil.
II. Os elementos da materialidade imagética demonstram que a tirinha está contextualizada em uma realidade recente.
III. No último quadrinho, os termos empregados expressam ideia de concessão.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
O pobre rapaz saíra pela porta fora, e caminhando apressadamente olhava de vez em quando para trás, pois julgava ver ainda enristado contra si o espadim com que o pai o ameaçara. (Manuel Antônio de Almeida. “Memórias de um Sargento de Milícias”. 1998, p.125.)
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, leia as assertivas:
Mergulhei numa comprida manhã de inverno. O açude apojado, a roça verde, amarela e vermelha, os caminhos estreitos mudados em riachos, ficaram-me na alma. Depois veio a seca. Árvores pelaram-se, bichos morreram, o sol cresceu, bebeu as águas, e ventos mornos espalharam na terra queimada uma poeira cinzenta. Olhando-me por dentro, percebo com desgosto a segunda paisagem. Devastação, calcinação.
Naquele tempo a escuridão se ia dissipando, vagarosa. Acordei, reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso, articulei tudo, criei o meu pequeno mundo incongruente. Às vezes as peças se descolocavam — e surgiam estranhas mudanças. Os objetos se tornavam irreconhecíveis, e a humanidade, feita de indivíduos que me atormentavam e indivíduos que não me atormentavam, perdia os característicos.
(Guimarães Rosa. “Infância”. 17ª ed. 1981, p.19-20.)
I. Os elementos da narrativa indicam que se trata de um texto autobiográfico, conferindo-lhe um teor memorialístico.
II. O trecho reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso apresenta vocábulos que expressam sentido conotativo.
III. No primeiro parágrafo, há destaque para a caracterização da natureza do sertão.
A sequência correta é: