Questões de Concurso
Foram encontradas 101 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Coluna I 1. “Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos.” 2. “Organizar e dirigir situações de aprendizagem.”
Coluna II ( ) Suscitar o desejo de aprender do aluno. ( ) Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem. ( ) Construir e planejar sequências didáticas. ( ) Explicitar o sentido do trabalho escolar proposto. ( ) Traduzir o conteúdo a ser ensinado em objetivos de aprendizagem.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna I
1. Vygotsky
2. Piaget
3. Wallon
Coluna II ( ) O conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. ( ) O conhecimento é a equilibração / reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. ( ) O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzida a intersubjetividade e é marcado por condições culturais, sociais e históricas. ( ) A dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa, quanto do conhecimento. ( ) A criança é essencialmente emocional e, gradualmente, vai constituindo-se um ser sociocognitivo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Encher a lousa com matéria para os alunos copiarem. ( ) Mandar o aluno indisciplinado para fora de sala. ( ) Desenvolver atividades criativas e interessantes. ( ) Acreditar e agir no sentido da mudança consciente do aluno. ( ) Vincular a nota à indisciplina. ( ) Construir normas coletivamente (professor e alunos)
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna I 1. Abordagem cognitivista 2. Abordagem humanista 3. Abordagem comportamentalista 4. Abordagem tradicional 5. Abordagem sociocultural
Coluna II
( ) O ensino se dá num processo que tem como modelo a instrução programada, na qual assume fundamental importância o controle do trabalho pelo professor. ( ) O ensino deve se fundamentar no ensaio e erro, na pesquisa e na solução de problemas por parte dos estudantes. ( ) Privilegia o professor como especialista, como elemento fundamental na transmissão dos conteúdos. ( ) O conhecimento deve ser entendido como uma transformação contínua e não transmissão de conteúdos programados. ( ) Foca predominantemente o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos. O professor não transmite conteúdos, mas dá assistência aos estudantes, atuando corno facilitador da aprendizagem.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) A ideia de diagnóstico nos remete, exclusivamente, ao que significa ensinar, pois deriva da concepção que temos de sujeito da aprendizagem. ( ) O eixo principal da questão do diagnóstico sobre o aprender repousa nos três níveis inter-relacionados na ação educativa: sociopolítico, pedagógico e psicopedagógico. ( ) O diagnóstico é sempre uma hipótese diagnóstica, pois se torna necessário compreender os processos educativos, curriculares, os aspectos organizacional, estrutural e funcional. ( ) O diagnóstico da aprendizagem escolar se situa num espaço e num tempo pré-determinados, para que se possa viabilizar a criação de um ambiente psicopedagógico. ( ) O nível sociopolítico do diagnóstico não inclui a própria organização da escola como instituição destinada a ensinar.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. desenvolver uma prática essencialmente pedagógica que ganhe sentido pela sua conotação política;
II. efetivar uma prática educativa que favoreça a formação de cidadãos conscientes, críticos e socialmente responsáveis;
III. privilegiar a autonomia cognitiva como instrumento exclusivo da autorrealização do aluno;
IV. estabelecer relações entre o conhecimento ensinado e a interpretação do mundo, com vistas à construção de uma postura crítica da realidade.
Estão corretas as complementações contidas em
(Katia Mecler – Psicopatas do Cotidiano, como reconhecer, como conviver, como se proteger. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2015, p. 157-174.)
Pessoas que têm comportamentos como os de Sandra descritos acima são diagnosticadas como tendo transtorno de personalidade
O instituto jurídico referido nesse dispositivo legal é denominado acessão por