Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de água boa - mt

Foram encontradas 389 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2480279 Administração Geral
Comunicar significa tornar comum para uma ou mais pessoas uma determinada informação. Assim, o conceito de redundância é utilizado nos processos de comunicação com a seguinte finalidade:
Alternativas
Q2480278 Gestão de Pessoas
No desenvolvimento das equipes de trabalho, o processo de atração de novos membros para a equipe é denominado recrutamento. Nesse sentido, é vantagem do recrutamento externo:
Alternativas
Q2480277 Administração Geral
O método de avaliação tradicional de desempenho que apresenta como vantagens a facilidade do registro da avaliação e a visão resumida dos fatores de avaliação valorizados pela organização, e como desvantagens a criação de condições favoráveis às distorções percentuais e a escassa flexibilidade quanto à decisão de fatores de avaliação, é o método denominado:
Alternativas
Q2480276 Administração Geral
Os sistemas de administração de pessoas (Likert, 1971) adotam em sua definição variáveis comparativas como o processo decisorial, o sistema de comunicação, o relacionamento interpessoal e os sistemas de recompensas e punições. O sistema em que no relacionamento interpessoal a ênfase é colocada no trabalho em equipe, sendo a formação de grupos espontânea e as relações interpessoais baseadas na confiança entre as pessoas e não em esquemas formais, é o sistema do tipo:
Alternativas
Q2480275 Administração Geral
O tipo de departamentalização utilizado geralmente por empresas industriais de grande porte, que tem como uma de suas vantagens o fato de obter uma maior eficiência em suas operações e menores desperdícios em função de seu foco na racionalização das diferentes etapas de execução do trabalho, e como uma de suas desvantagens apresentar menor flexibilidade e menor capacidade de adaptação frente às mudanças tecnológicas e ambientais, é a departamentalização do tipo:
Alternativas
Q2480274 Administração Geral
O elemento do processo organizacional que estabelece a linha de autoridade formal de uma empresa, definindo sua estrutura hierárquica de relações entre seus membros e autoridades organizacionais, é o denominado:
Alternativas
Q2480219 Educação Física
Jogos e Brincadeiras são conteúdos da Educação Física escolar e as abordagens desse componente curricular usam essas práticas corporais das mais variadas formas. Nesse sentido, segundo Daolio (2004), na abordagem construtivista-interacionista, os jogos e as brincadeiras são compreendidos como:
Alternativas
Q2480218 Educação Física
Daolio (2004) afirma que a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar desenvolve o esporte não como conteúdo e patrimônio cultural, mas como propiciador de:
Alternativas
Q2480217 Educação Física
Para Soares (2012), a Educação Física no Brasil, em suas primeiras tentativas para fazer parte do espaço escolar, surge como promotora de:
Alternativas
Q2480216 Educação Física
A história da Educação Física no Brasil é um conteúdo imprescindível para a construção de um processo de ensino e aprendizagem potente. Nesse sentido, Soares (2012) assinala que a Educação Física no Brasil se confunde, em muitos momentos de sua história, com as instituições:
Alternativas
Q2480215 Educação Física
Soares et. al. (2012), ao refletirem sobre o processo de avaliação das perspectivas de Educação Física escolar que possuem o paradigma da aptidão física como orientação, destacam que "o significado é a meritocracia, a ênfase no esforço individual. A finalidade é a seleção. O conteúdo é aquele advindo do esporte, e a forma são os testes esportivo-motores. (p. 99)". Buscando superar esse quadro, ressaltam que o trabalho pedagógico no chão da escola requer intencionalidade política e pedagógica para que seja construída uma avaliação da Educação Física escolar que contribua com a construção de um processo de ensino-aprendizagem crítico. Assim, para os autores mencionados, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física escolar deve servir de referência para:
Alternativas
Q2480214 Educação Física
O esporte é um conteúdo imprescindível para as aulas de Educação Física escolar. Contudo, é fundamental a construção de um trabalho crítico que explore o esporte em sua totalidade. Nesse sentido, Assis (2010) ressalta que, para modificar o esporte, é necessário entregá-lo como instituição social que produz e reproduz um sistema de valores, mas é imprescindível afirmar a sua:
Alternativas
Q2480213 Educação Física
O currículo cultural da Educação Física escolar busca valorizar os diversos atores da sociedade durante o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, Neira (2016) defende que uma proposta pedagógica para o presente componente curricular inspirada nos Estados Culturais equipara o conhecimento escolar com o conhecimento:
Alternativas
Q2480212 Educação Física
Cada perspectiva teórica da Educação Física escolar atribui à escola uma finalidade diferente. Nesse sentido, de acordo com Soares et al. (2012,) para a perspectiva crítico-superadora, é função da escola:
Alternativas
Q2480211 Educação Física
O livro "Educação Física e o conceito de cultura" analisa como as diversas abordagens teóricas da Educação Física utilizam o conceito de cultura. Após essa reflexão, Daolio (2004) propõe uma perspectiva denominada de "Educação Física da desordem". Nesse sentido, o referido autor entende que a sua perspectiva de Educação Física assumiria que uma teoria científica nunca se constituiria em uma imagem:
Alternativas
Q2480210 Educação Física
Com sua primeira edição realizada em 1996, na cidade de Goiânia, os Jogos do Povos Indígenas indicam uma construção política entre poder público, setores privados e lideranças indígenas, rememorando a polissemia do conceito de esporte, o empoderamento inerente a essas celebrações e a (re)significação de seus valores. Segundo Pereira (2021), os jogos desportivos envolvem demonstrações e disputas de arco e flecha, lança, luta corporal, cabo de guerra, atletismo, canoagem, natação, arremesso de lança, futebol, zarabatana, ronkrã, corrida de tora, xikunahity (o futebol de cabeça), entre outras. Sobre a corrida de tora, Pereira (2021) relata que entre os Xavantes, do Mato Grosso, essa corrida é chamada de Uiwed e a prática está associada a um ritual. A referida prática consiste em uma:
Alternativas
Q2480209 Educação Física
A abordagem crítico-superadora elenca diversos princípios curriculares para a seleção e organização do conhecimento da Educação Física escolar. Com isso, para Soares et al. (2012), no princípio curricular denominado de adequação às capacidades sociocognoscitivas do aluno, busca-se, no momento da seleção dos conteúdos, adequar o conteúdo à capacidade:
Alternativas
Q2480208 Educação Física
Direcionando o olhar para a história da Educação Física, Soares et al. (1992) discorrem que, após a II Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar. Destacam-se o Método Natural Austríaco desenvolvido por Gaulhofer e Streicher e o Método da Educação Física Desportiva Generalizada divulgado no Brasil por Auguste Listelo. Predomina, nesse último, a influência do esporte que, no período do pós-guerra, apresenta um grande desenvolvimento. Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que há, então, não o esporte da escola, mas o esporte na escola. Isso indica, segundo Soares et al (1992):
Alternativas
Q2480207 Educação Física
 Neira (2014) destaca que a perspectiva cultural da Educação Física traz para dentro da cultura escolar uma diversidade de produções sistematizadas de expressão corporal. Assim sendo, cabe elencar as potencialidades de reflexões sobre essa multiplicidade de representações mobilizadas pelos diversos grupos sociais. Portando, ao apresentar o livro “Educação física e culturas: ensaios sobre a prática”, o autor assinala que o currículo cultural busca problematizar os conhecimentos, procurando contribuir para o/a:
Alternativas
Q2480206 Pedagogia
Ao demarcar os passos para um ensino crítico emancipatório, Kunz (1994) trabalha com a ideia de “transcendência de limites” enquanto possibilidade de confrontar o aluno com a realidade de ensino e o seu conteúdo. Nesse sentido, para tal perspectiva, o autor detalha graus de dificuldades que seguem as formas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: C
6: A
7: C
8: A
9: C
10: A
11: B
12: C
13: A
14: D
15: B
16: D
17: A
18: C
19: B
20: C