Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de unaí - mg

Foram encontradas 455 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2358640 Direito Financeiro
O município de Frente do Sul recebeu informação de que estaria impedido de receber transferências voluntárias dos demais entes federados, em função de ter descumprido obrigação relacionada à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Qual das alternativas a seguir é fundamento adequado para a referida vedação? 
Alternativas
Q2358639 Direito Tributário
Vitória firmou escritura pública de compra e venda de imóvel, ainda não levada a registro, para o qual existem dívidas de IPTU. Não há referências no documento sobre os débitos tributários. Nessa hipótese, responde pela obrigação 
Alternativas
Q2358637 Direito Tributário
O prefeito do município de Claros Montes (MG) propôs projeto de lei para alterar a base de cálculo do Imposto IPTU em 01/11/2023. O projeto foi apreciado e aprovado em 28/11/2023, mesma data em que foi publicado no Diário Oficial. O município só pode cobrar o IPTU, considerando a nova base de cálculo, em 
Alternativas
Q2358636 Direito Penal
Kaio, auditor de tributos do município de Biribiri (MG), exige o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em montante que sabe ser indevido do Sr. Francisco. Nessa situação hipotética, a conduta de Kaio pode ser tipificada, em tese, como o crime de 
Alternativas
Q2358635 Direito Civil
Analise as afirmativas a seguir sobre o tratamento dispensado pelo Código Civil às obrigações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 

(   ) A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes. 
(   ) O caráter acessório das obrigações somente pode ser configurado no momento de sua constituição. 
(   ) A obrigação pode ser positiva ou negativa, de acordo com o conteúdo da prestação.
(   ) Na obrigação de fazer, caso a prestação do fato se torne impossível por culpa do devedor, a obrigação está resolvida.
(   ) No caso de dois ou mais devedores, se a prestação for divisível, cada um é obrigado pela dívida toda.
(   ) Na obrigação de dar coisa incerta, esta coisa pode ser indicada apenas pelo gênero. 

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas
Q2358633 Direito Tributário
Considerando o tratamento conferido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988) à competência tributária dos entes federados, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2358632 Contabilidade Geral

A empresa Novo Atacadão, atuante no segmento de vestuário, apurou seu resultado para o exercício de 2022, no qual consta os seguintes saldos em suas contas: 


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que ela elabora as suas Demonstrações Contábeis obrigatórias a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade e da sua Demonstração de Resultado, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Q2358631 Contabilidade Pública
Um determinado município apresentou, para o exercício de 2022, os saldos, os ingressos e os dispêndios constantes na tabela a seguir, os quais foram extraídos do seu Balanço Financeiro.             
Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações dadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. O saldo em espécie, para o exercício seguinte, cresceu mais de 80% em relação ao saldo em espécie do exercício anterior.
II. Os pagamentos extraorçamentários foram de R$ 5.392,00 no exercício de 2022.
III. Os recebimentos extraorçamentários foram menores que os pagamentos extraorçamentários.
IV. Os dispêndios financeiros superaram os ingressos financeiros em 3,20%. 

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2358550 Fonoaudiologia
Sobre a Triagem Fonoaudiológica realizada na prática clínica leia atentamente as alternativas:

I - Durante a triagem, a criança deverá ser submetida à fonoterapia e também deverá ser solicitado exame auditivo desta criança o mais rápido possível.
II - A triagem deverá ser composta somente através da observação da criança.
III - A anamnese é um importante instrumento para realização da avaliação.
IV - A triagem poderá ser utilizada como direcionamento para hipótese diagnóstica. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q2358549 Fonoaudiologia
Com relação ao trabalho ortográfico com as irregularidades da língua, além dos princípios especificamente relacionados à memória alguns outros princípios facilitadores devem ser considerados, tais como consolidação e evocação.   
Em relação a estes princípios leia atentamente as afirmativas abaixo: 

I - Usar um elo por intermediário para cada correspondência fonográfica (técnica-chave específica e única).
II - Trabalhar com as palavras menos frequentes da língua e trabalhar interativamente com o humor.
III - Usar um número adequado de itens (palavras) a serem memorizados e trabalhar aspectos morfológicos das palavras.
IV - Escolher o grafema que aparece mais na língua e valorizar o princípio da autoria. 

Estão CORRETAS apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2358548 Fonoaudiologia
Quando ocorre a solicitação de audiometria tonal e vocal, significa que o fonoaudiólogo deve realizar audiometria por via aérea e/ou óssea e vocal (logoaudiometria). 
Com base nessa afirmativa, é possível afirmar que a logoaudiometria ou audiometria vocal auxilia na 

I - confirmação dos limiares tonais.
II - indicação de próteses auditivas.
III - confirmação de hipóteses diagnósticas e do local da lesão.
IV - detecção de perdas auditivas condutivas, mistas e sensorioneurais.
V - determinação do limiar tonal para as frequências de 250 a 8000Hz. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q2358547 Fonoaudiologia
Em relação à anamnese e à avaliação fonoaudiológica, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. 

I. A anamnese é o processo de busca de informações do paciente, seus hábitos, dados detalhados da história pregressa da sua queixa, com vistas ao diagnóstico e, posteriormente, ao planejamento terapêutico. 

PORQUE 
II. A avaliação fonoaudiológica não é a continuidade da anamnese, pois ela determina o diagnóstico fonoaudiológico para o planejamento terapêutico, 

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2358546 Fonoaudiologia
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria n.º 154/2008, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que tem o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como a sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização. Numa situação hipotética, um fonoaudiólogo é nomeado para integrar o NASF do município de Montes Claros e a sua equipe está realizando o planejamento das ações a serem desenvolvidas. 

Tendo como base essa portaria, analise as assertivas a seguir em relação às possibilidades de ações da equipe do NASF:

I- Ações conjuntas com as equipes de saúde da família para o acompanhamento das crianças que apresentam risco ao desenvolvimento.
II- Ações integradas aos equipamentos sociais existentes, como escolas, creches, pastorais, entre outros.
III- Ações de promoção e proteção à saúde em conjunto com as equipes de saúde da família, incluindo aspectos físicos e de comunicação.
IV- Ações de reabilitação priorizando diagnósticos e terapias individuais de crianças e adolescentes vinculados aos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais. 

Estão CORRETAS as alternativas 
Alternativas
Q2358545 Fonoaudiologia
A exposição continuada ao ruído pode trazer, além da perda auditiva, outros efeitos adversos à saúde, como alterações relacionadas ao sono, respiração, cansaço, ansiedade entre outros. 

A alteração auditiva provocada pela exposição ao ruído intenso, que se caracteriza por uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal após um período de até 48h de afastamento do ruído, denomina-se: 
Alternativas
Q2358544 Fonoaudiologia
Uma mãe procura um fonoaudiólogo preocupada porque seu filho de 9 anos de idade ainda não consegue ler nenhuma palavra.     

Diante dessa situação hipotética, o fonoaudiólogo deve, inicialmente, 
Alternativas
Q2358543 Fonoaudiologia

A respeito dos procedimentos do fonoaudiólogo que atua na área da audiologia educacional, leia atentamente as assertivas a seguir. 



I - Assessorar educadores na qualidade de membros de uma equipe multidisciplinar em questões relacionadas aos métodos de comunicação, implicações educacionais da perda auditiva.


II - Desenvolver programas educacionais, com vistas à acústica de sala de aula e sistemas de amplificação para crianças com perda auditiva.


III - Assessorar e promover a reabilitação de pessoas sem problemas de equilíbrio usando a terapia da habituação, de exercícios e de retreinamento.


IV - Realizar o exame otoscópico após a realização dos exames de audição, equilíbrio, impressões de moldes auditivos, adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual.   



Está CORRETO apenas o que se afirma em 

Alternativas
Q2358542 Fonoaudiologia
Avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas, considerando as alterações observadas em crianças com dislexia. 

I. Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL), independentemente do grau, apresenta transtorno específico de linguagem escrita relacionado à dislexia. 

PORQUE 
II. Entre as comorbidades mais prevalentes no TDL, o déficit de atenção e hiperatividade frequentemente é o que causa a dislexia, nesses casos.   

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2358541 Fonoaudiologia
A medida do reflexo acústico do músculo do estribo vem sendo considerada por muitos estudiosos o teste mais efetivo da bateria imitanciométrica. Ao avaliar um indivíduo que apresenta uma perda neurossensorial bilateral assimétrica, de grau leve na orelha direita e de grau profundo na orelha esquerda, pode-se esperar na pesquisa do reflexo acústico: 
Alternativas
Q2357050 Medicina
Pedro, 65 anos, residente no Norte de Minas Gerais, apresenta febre prolongada, perda de peso e hepatoesplenomegalia. Os exames laboratoriais revelam pancitopenia e elevação das enzimas hepáticas. O paciente desenvolve disfunção renal progressiva, com ureia de 96 mg/dl, creatinina 2,7 mg/dl e albumina 2,8 mg/dl. Não há antecedentes mórbidos relevantes. A sorologia positiva para leishmaniose visceral confirma o diagnóstico.  Com base nas diretrizes atuais do Ministério da Saúde, qual a escolha terapêutica adequada ao caso? 
Alternativas
Q2357049 Medicina
Celso, 45 anos, apresenta episódios recorrentes de úlceras gástricas e duodenais, apesar do tratamento com inibidores de bomba de prótons (IBP). O paciente refere dor abdominal tipo queimação e melhora temporária com antiácidos. A endoscopia revela múltiplas úlceras pépticas. Com base na hipótese mais provável, o marcador que, se elevado, auxilia no diagnóstico é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C
6: A
7: E
8: B
9: E
10: C
11: D
12: A
13: B
14: E
15: A
16: B
17: C
18: D
19: D
20: A