Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de maripá - pr

Foram encontradas 340 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2563445 Medicina
Sobre o aconselhamento genético na pediatria, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2563441 Medicina

Define-se como desidratação a contração do volume extracelular devido a perdas hidroeletrolíticas, e sua gravidade dependerá da proporção do déficit em relação às reservas corpóreas e da relação entre o déficit de água e de eletrólitos, sobretudo do sódio (Na+). A avaliação do estado de hidratação é fundamental e deve ser realizada na abordagem inicial da criança com doença diarreica aguda (DDA) por ser primordial para definição de tratamento. Sobre o exposto, analisar os itens.


I. Os sinais clínicos melhor associados à desidratação moderada-grave são enchimento capilar lentificado, redução no turgor da pele e padrão respiratório alterado.

II. A escala da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar desidratação, por sua vez, baseia-se na avaliação de nível de consciência, olhos e mucosas, sede e sinal da prega em abdome.

III. Criança de 1 a 3 anos de idade, quando desidratada por DDA, pode apresentar-se sonolenta, hipotônica, fria ou sudorética, mais ou menos comatosa.


Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q2563440 Medicina

Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, analisar os itens.


I. O aumento da sobrevida e da prevalência das afecções crônicas trouxe maior risco para as alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.

II. A avaliação deve ser feita de acordo com cada marco do desenvolvimento e com a faixa etária; caso aconteça falha, deve-se antecipar a consulta seguinte para iniciar a investigação.

III. Os desenvolvimentos analisados nas consultas pediátricas são desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento da linguagem e comunicação.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q2563438 Medicina
Em relação à reanimação neonatal, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2563435 Medicina
Sobre úlcera péptica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2563434 Medicina
Sobre a ingestão acidental e tóxica de paracetamol, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2563427 Medicina

Uma das complicações mais comuns da primeira metade da gestação é a interrupção da gravidez antes de sua viabilidade, com feto pesando menos do que 500 gramas. Em relação ao abortamento, analisar a sentença.


O abortamento deve ser suspeitado em toda mulher em idade fértil que se apresente com sangramento via vaginal anormal (1ª parte). A associação do exame físico com a avaliação ultrassonográfica e a dosagem sérica da β-hCG permitem definir o diagnóstico e, posteriormente, classificar o quadro clínico (2ª parte). É interessante atentar para a presença de lesões no colo uterino, como lacerações ou perfurações, que possam sugerir tentativa de instrumentalização do útero com o objetivo de abortar uma gestação em curso (3ª parte).


A sentença está: 

Alternativas
Q2563426 Medicina

Sobre intervenções médicas na gestação que devem ser indicadas por ter benefício comprovado, analisar os itens.


I. Uso de corticoterapia antenatal entre 24 e 34 semanas de gestação em pacientes com risco de parto pré-termo.

II. Uso de sulfato de magnésio durante o trabalho de parto em gestações com menos de 32 semanas para neuroproteção fetal.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q2563425 Medicina
Na prescrição de um anticoncepcional combinado oral, além da anamnese, é imprescindível a realização de: 
Alternativas
Q2563423 Medicina

Considerando-se a etiologia, os fatores de risco, o diagnóstico e o prognóstico das neoplasias do corpo uterino, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Em algumas circunstâncias, sobretudo em pacientes obesas, o sangramento pode não ocorrer, devido à estenose cervical, gerando a formação de hematometra ou piometra. Nesses casos, o toque vaginal e o exame abdominal eventualmente revelam massa amolecida na região hipogástrica, devido ao aumento do volume uterino. Em casos de doença avançada, pode ocorrer distensão abdominal secundária à ascite.

( ) O sangramento uterino anormal é o sintoma principal, mais comumente pós-menopáusico, estando presente em 75 a 90% dos casos, o que facilita a suspeição diagnóstica e seu reconhecimento precoce. O exame físico abdominal e pélvico geralmente é normal em pacientes nos estádios iniciais, já que não costumam apresentar útero aumentado ou doloroso. 

Alternativas
Q2563422 Medicina
A infertilidade ou subfertilidade é definida como incapacidade de conseguir uma gravidez bem-sucedida após 12 meses ou mais de adequada exposição ao coito, em um casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticoncepcionais. Em relação à investigação de fator tubário na infertilidade, qual é o método tradicional de avaliação de permeabilidade tubária? 
Alternativas
Q2563421 Medicina
Dentre os métodos contraceptivos citados abaixo, assinalar os métodos com o índice de Pearl mais baixo. 
Alternativas
Q2563418 Medicina

Em relação ao parto pré-termo, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Numa gestação com tricomoníase, existe a estreita relação à ruptura prematura de membranas, o parto pré-termo e o baixo peso ao nascer. O recém-nascido pode infectar-se ___________________. 

Alternativas
Q2563417 Medicina

Em obstetrícia, logo após o parto, é imprescindível a avaliação/inspeção dos lóquios. Os lóquios referem-se ao sangramento vaginal e à descarga de tecido após o parto. São compostos por sangue, muco e tecido uterino, sendo uma parte normal do processo de recuperação pós-parto. Sobre o assunto, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Lochia rubra.

(2) Lochia serosa.

(3) Lochia alba.


( ) Sangue vivo que é eliminado nos primeiros dias após o parto.

( ) Em torno do 10º dia após o parto, a eliminação fica esbranquiçada.

( ) Depois de 3 a 4 dias de pós-parto, a eliminação fica descorada. 

Alternativas
Q2563416 Medicina

Em relação à fisiopatologia das síndromes hipertensivas da gravidez (SHG), analisar os itens.


I. Na pré-eclâmpsia (PE), não há edema pulmonar devido ao aumento da permeabilidade vascular.

II. O descolamento da retina unilateral não ocorre na PE.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q2563415 Medicina
Assinalar a alternativa INCORRETA a respeito das tubas uterinas.
Alternativas
Q2563414 Medicina

Em relação às recomendações nutricionais na gestação, sobre vitaminas e minerais, analisar a sentença.


Vitamina B1 ou tiamina é necessária no metabolismo de proteínas, ácidos nucleicos e gorduras, sendo especialmente fundamental no metabolismo de carboidratos (1ª parte). Vitamina B2 ou riboflavina, ao combinar-se com o ácido fosfórico, faz parte de duas coenzimas: flavina denina mononucleotídeo (FMN) e flavina adenina dinucleotídeo (FAD) (2ª parte).


A sentença está: 

Alternativas
Q2563412 Medicina

O diagnóstico precoce e a datação correta da gestação são fundamentais para uma assistência pré-natal adequada. Considerando-se a classificação dos sinais e dos sintomas de gestação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Sintoma de presunção.

(2) Sinais de presunção.

(3) Sinais de probabilidade.

(4) Sinais de certeza.


( ) Alterações na vulva e na vagina (sinal de Chadwick – coloração violácea vaginal, cervical e vulvar).

( ) Alterações em forma e consistência do útero – sinal de Hegar (flexão do corpo sobre o colo uterino no toque bimanual) e sinal de Nobile-Budin (preenchimento do fundo de saco vaginal pelo útero percebido ao toque vaginal).

( ) Sinal de Puzos (rechaço fetal intrauterino).

( ) Mudanças no apetite (desejos alimentares, pica).

Alternativas
Q2563411 Legislação de Trânsito

Ao se aproximar de uma passagem de nível desprovida de qualquer sinalização, um condutor está atrás de um veículo mais lento. De acordo com a legislação de trânsito, nessa situação, a ultrapassagem é:

Alternativas
Q2563410 Legislação de Trânsito

Em uma situação de tráfego intenso, diversos veículos mais lentos e de maior porte transitam formando fila. De acordo com a legislação de trânsito, nesse tipo de situação, esses veículos devem:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: A
6: D
7: A
8: D
9: C
10: B
11: D
12: B
13: D
14: A
15: D
16: B
17: A
18: C
19: D
20: C