Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de passo fundo - rs
Foram encontradas 422 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas: toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, uma palavra, como é capaz de compreender o mundo. Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. (BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Tizuko Morchida Kishimoto – FE-USP)
Nesse texto, a autora afirma, exceto:
A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância do uso das práticas lúdicas como estratégia pedagógica para a aprendizagem da matemática na educação infantil no processo de desenvolvimento da criança, visando à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos. (...)
(Por Alice de Assiz Silva, Dilene Rosinei Nascimento dos Santos, Erika Karla Barros da Costa, disponível em http://www.omep.org.br/artigos_ver/986/a-importancia-do-jogo-na-aprendizagem-da-matematica-e-na- educacao-infantil)
Sobre a importância do jogo na aprendizagem da matemática e na Educação Infantil, considera-se incorreta a alternativa:
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
Ao discutirmos a função social da educação e da escola, estamos entendendo a educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações.
I - A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.
II - Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos na tentativa de construirmos a escola que queremos. Nesse processo, a articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola e a criação de espaços e mecanismos de participação são prerrogativas fundamentais para o exercício do jogo democrático, na construção de um processo de gestão democrática.
III - A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existente no seu interior, está a possibilidade da mudança, haja vista as lutas que aí são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.
(Políticas e Gestão na Educação - 8. Função social da educação e da escola - João Ferreira de Oliveira – UFG; Karine Nunes de Moraes – UFG; Luiz Fernandes Dourado – UFG)
É verdadeiro o que está posto
“A experiência acadêmica e a literatura sobre o assunto revelam que o processo de alfabetização representa um desafio para os educadores, tanto em relação aos fundamentos teóricos, quanto em relação aos encaminhamentos metodológicos. Isto ocorre pela complexidade do ato de alfabetizar, compreendido somente mediante a oportunidade de realizá-lo. Para alfabetizar, faz-se necessário conhecimentos específicos sobre a linguagem e sobre os processos pelos quais os sujeitos pensam e compreendem a língua, a partir de uma determinada realidade sociocultural.” (EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Maria Irene Miranda).
Tomando por base esse texto, responda às próximas duas questões.
Não está correto o que se lê na assertiva:
“A experiência acadêmica e a literatura sobre o assunto revelam que o processo de alfabetização representa um desafio para os educadores, tanto em relação aos fundamentos teóricos, quanto em relação aos encaminhamentos metodológicos. Isto ocorre pela complexidade do ato de alfabetizar, compreendido somente mediante a oportunidade de realizá-lo. Para alfabetizar, faz-se necessário conhecimentos específicos sobre a linguagem e sobre os processos pelos quais os sujeitos pensam e compreendem a língua, a partir de uma determinada realidade sociocultural.” (EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Maria Irene Miranda).
Tomando por base esse texto, responda às próximas duas questões.
Atribua (C) certo ou (E) às assertivas e marque a alternativa correta.
( ) “A psicologia genética de Jean Piaget e a psicolinguística contemporânea contribuem para desbancar antigas premissas acerca da alfabetização, segundo as quais: a) o alfabetizador e o método de alfabetização são considerados aspectos centrais; b) a criança começa sua aprendizagem da leitura e da escrita somente quando ingressa na escola; c) a alfabetização é centrada no processo de codificação e decodificação.”
( ) “Se para Piaget todo conhecimento é sempre assimilação de um dado exterior às estruturas do sujeito, a alfabetização, nessa perspectiva, consiste na aquisição de um esquema de assimilação de códigos gráficos, os quais representam um significante da realidade, uma vez que substituem o real por meio de uma convenção, no caso o código alfabético.”
( ) “A criança aprende a ler e escrever analisando os dados que lhe chegam. Essa análise é caracterizada, a princípio, por uma “leitura” das formas gráficas, as quais ela sabe que significam alguma coisa, porém ainda não compreende seus aspectos convencionais. Somente as práticas sociais de interpretação possibilitam identificar essas formas como objetos simbólicos, carregados de determinados significados.”
“O planejamento é o instrumento, por excelência, capaz de assegurar o diagnóstico das capacidades e dos conhecimentos prévios dos alunos, das metas e meios para a sistematização de aprendizagens e práticas de ensino, dos instrumentos de avaliação do processo e da elaboração de novas estratégias para a solução de problemas detectados. Exige não só esforço docente individual, como também trabalho coletivo e compartilhado. Assim, o planejamento estabelece princípios de reciprocidade de cada profissional com seus pares, possibilitando a consolidação da autonomia dos professores e a progressiva reconstrução do projeto pedagógico da própria escola” (Organizando as classes de alfabetização: processos e métodos - Maria das Graças de Castro Bregunci).
Segundo a autora, “alguns requisitos são fundamentais em um planejamento efetivamente voltado para a sistematização do trabalho em torno da alfabetização:
(I) criar condições e tempos escolares destinados ao planejamento, ao diagnóstico, à avaliação e à [re]elaboração de propostas, buscando-se a progressiva institucionalização de espaços coletivos tais como seminários ou semanas de planejamento, de integração com a comunidade, de escolha de livros didáticos, entre outras possibilidades;
(II) estabelecer e compartilhar metas e objetivos, envolvendo professores, alunos e pais, nos processos de sua avaliação e de sua reorientação;
(III) definir meios para alcançar objetivos, organizar o processo e registrar e socializar atividades realizadas.”
Quanto aos itens, aponte a alternativa que faz a referência correta.
Segundo o texto “Letramento e diversidade textual”, de Roxane Rojono, leia as assertivas e aponte a alternativa correta:
(i) “práticas de linguagem é uma noção de ordem social, que implica a inserção dos interlocutores em determinados contextos ou situações de produção, a partir dos quais, tendo a linguagem como mediadora, os agentes sociais estabelecem diferentes tipos de interação e de interlocução comunicativa, visando diferentes finalidades de comunicação, a partir de diversificados lugares enunciativos.”
(ii) O “desenvolvimento ou a aprendizagem são sempre um processo de apropriação das experiências acumuladas pela sociedade no curso de sua história (práticas sociais e atividades). A apropriação é, por sua vez, um processo de aprendizagem que conduz à interiorização de uma prática social.”
(iii) a alfabetização deve utilizar-se de textos em gêneros de circulação social concreta. São importantes para a prática social ativa e cidadã dos alunos textos como receitas, rótulos, bilhetes, cartas, exceto romance e jornal.
É(são) correto(s) apenas o(s) item(ns)
Leia o seguinte texto e, conforme o pensamento da autora, marque a alternativa verdadeira:
Maria da Graça Costa Val no texto “O que é ser alfabetizado e letrado?”, disponível no portal do MEC, afirma:
1. “Para compreender as regras que orientam a leitura e a escrita, os alunos precisam desenvolver conhecimentos e capacidades diversas, relativas não somente à natureza e ao funcionamento do sistema alfabético e da ortografia da Língua Portuguesa, mas também ao uso geral da escrita.”
2. “A exploração de diferentes marcadores de espaço, aliada ao processo de leitura, permite que os alunos descubram diferenças entre a segmentação da fala e a da escrita, o que lhes será útil para o domínio da ortografia, da morfossintaxe escrita, da pontuação e da paragrafação, em momentos posteriores de seu aprendizado.”
3. “A apropriação da escrita é um processo complexo e multifacetado, que envolve tanto o domínio do sistema alfabético/ortográfico quanto a compreensão e o uso efetivo e autônomo da língua escrita em práticas sociais diversificadas.”
4. “O domínio da escrita, assim como o da leitura, abrange capacidades que são adquiridas no processo de alfabetização e outras que são constitutivas do processo de letramento, incluindo desde as primeiras formas de registro alfabético e ortográfico até a produção autônoma de textos.”
Leia o texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às assertivas e marque a alternativa correta.
O MEC implantou o ensino fundamental de nove anos para que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos.
( ) “O objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem”.
( ) “A ampliação do ensino fundamental para nove anos significa uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais tempo para se apropriar desses conteúdos”.
( ) “A inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental requer diálogo entre educação infantil e ensino fundamental, diálogo institucional e pedagógico, dentro da escola e entre as escolas, com alternativas curriculares claras”.
Assinale a alternativa que faz a afirmação correta sobre concepção de criança.
(i) “A criança cria cultura, brinca e nisso reside sua singularidade”.
(ii) “A criança é colecionadora, dá sentido ao mundo, produz história”.
(iii) “A criança subverte a ordem e estabelece uma relação crítica com a tradição”.
(iv) “A criança produz cultura e é produzida na cultura em que se inserem”.
É verdadeiro o que se afirma nos itens
Em relação à seleção dos conteúdos para elaboração do planejamento, assinale a alternativa correta.
Considerando o aluno como autor na construção do conhecimento, é correto afirmar, exceto:
“Ao escrever sobre avaliação, sobretudo, não me é possível concluí-lo com pontos finais. Pontos finais, na maioria das vezes, encerram afirmativas, pontuam negativas. E o tema avaliação educacional não se edifica sobre esse terreno firme, mas sobre um terreno arenoso, íngreme, a exigir garra e tenacidade em sua fundação” (HOFFMANN, 2001, p.7).
Jussara Hoffmann, em seu livro Pontos e contrapontos, destaca vários itens relacionados à avaliação escolar. Com base nesse assunto, é correto afirmar que:
I – O processo de avaliação representa um compromisso do professor em investigar e acompanhar o processo de aprendizagem do aluno no seu cotidiano, contínua e gradativamente;
II – Um processo avaliativo mediador é, por sua natureza, preventivo no sentido de uma atenção constante às dificuldades apresentadas pelos alunos;
III - Avaliar é preciso para mediar a aprendizagem, mas com objetivo único de promover ou reprovar o educando;
IV - Avaliar significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-o a um saber enriquecido, acompanhando o “vir a ser”, favorecendo ações educativas para novas descobertas.
Estão corretas as afirmativas:
A Cultura Africana chegou ao Brasil com os povos escravizados vindos da África durante o extenso período em que permaneceu o tráfico negreiro. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diferentes etnias, com idiomas diferentes e tradições distintas.
Conforme a lei que torna obrigatória a inclusão de conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, esses conteúdos serão ministrados:
Renata Felinto (2012), no livro Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em Sala de Aula: Saberes para professores e fazeres para os alunos, cita: “...que a qualidade de nosso ensino se aprimore a cada dia e que as leis relacionadas ao mesmo auxiliem na equalização da valorização das heranças dos povos que constituem a nossa nação, cujos descendentes colorem as nossas salas de aula.”.
Renata declara que a aspiração para produção desse material de apoio ao docente foi colocar em prática as instruções:
“O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política” (PCN – Temas Transversais).
Foi com base nessa concepção que foram integrados como Temas Transversais as seguintes questões:
“O currículo construído coletivamente é outra tendência do novo milênio envolvendo e comprometendo todos os atores sociais em uma postura ativa, crítica, democrática e criativa” (ABRAMOWICZ, 2006).
Para que essa construção aconteça efetivamente, são necessárias algumas estratégias. São elas:
I – Instituir o Conselho Escolar como mecanismo democrático e usual dentro das unidades escolares.
II – Fazer com que se torne cultural, nos espaços educativos, o compartilhamento de decisões em um coletivo.
III – Compartilhamento de conhecimentos entre educadores e educandos, de maneira dialógica.
IV – Articular ações que envolvam somente a comunidade escolar.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o texto e marque a alternativa verdadeira.
A LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), em seu art. 1º, cita: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Com base nesse artigo, podemos destacar que:
(I) Expandiu-se a definição de educação para além do ambiente escolar, quando a aproxima com o mundo do trabalho.
(II) A educação é tratada como um processo que não se desenvolve apenas nas unidades escolares.
(III) A educação é compreendida como sendo todos os processos formativos que se realizam de diversas formas nas mais variadas instâncias (família, escola, sociedade...).
Sobre as incumbências das instituições de ensino mencionadas na LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), é incorreta qual alternativa?
Leia as assertivas sobre quebras de páginas:
1. Quebra automática de texto – separa o texto ao redor do objeto nas páginas da Web.
2. Contínuo – insere uma quebra se seção e inicia uma nova seção na mesma página.
3. Próxima página – marca o ponto em que uma página termina e outra página começa.
É correto o que está posto apenas em: