Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de piedade - sp
Foram encontradas 50 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I-Trata a mitificação da ciência e dos cientistascomo mundo e seres fantásticos, lembra o quanto os professores contribuem para tanto quando deixam de situar as reais condições de produção do conhecimento.
II- Essa mitificação atinge vários campos do conhecimento, desde a matemática e a física, até a história e a geografia.
III-Ela interfere na compreensão de conceitos e fatos, mas não determina um distanciamento entre o aprendiz e o conhecimento, respaldado pelo senso comum de que ciência não é coisa para "gênios"
I-A urbanização dos últimos 30 anos trouxe para as cidades uma demanda sem precedentes por serviços públicos.
II- No entanto, o modelo econômico pós-64 privilegiou a produção capitalista industrial, direcionando os investimentos para a infraestrutura.
III-Com a ausência de investimentos sociais, houve uma demanda explosiva na Educação, a depauperação do instrumental didático-pedagógico, a entrada de educadores sem a formação apropriada, a diminuição salarial, a imposição de um modelo de formação profissional e compulsória e centralização dos recursos orçamentários
I-Não lateralidade.
II-Efeito positivo.
III-Não flexibilidade.
IV-Prioridade do processo de disciplinar.
V-Livre escolha.
VI-Controle interno.
( )I-O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que podem ter.
( )II-As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos por meio de currículo comum a todos os alunos, as mesmas estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade.
( )III-Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva.
I-Este aspecto reforça a necessidade do desenvolvimento da criança em todos os âmbitos.
II-Se desenvolver a afetividade é tão importante quanto o cognitivo, essa deve ser uma preocupação do professor em todas suas ações e falas, incentivando as crianças expressarem o que estão sentindo.
III-O incentivo do professor ao aluno deve estar presente apenas em situações avaliativas, buscando possibilitar segurança à criança.
I-Para melhorar as condições pelas quais o ensino é ministrado nas escolas, visando, universalizar o acesso, ou seja, a inclusão de todos, incondicionalmente, nas turmas escolares e democratizar a educação, sugerimos o que, felizmente, já está ocorrendo em muitas redes de ensino, verdadeiras vitrines que expõem o sucesso da inclusão.
II-A primeira sugestão para que se caminhe para uma educação de qualidade é estimular as escolas para que elaborem com autonomia e de forma participativa o seu Projeto Político Pedagógico, diagnosticando a demanda, ou seja, verificando quantos são os alunos, onde estão e porque alguns estão fora da escola.
III-Sem que a escola conheça os seus alunos e os que estão à margem dela, não será possível elaborar um currículo escolar que reflita o meio social e cultural em que se insere. A integração entre as áreas do conhecimento e a concepção transversal das novas propostas de organização curricular consideram as disciplinas acadêmicas como meios e não fins em si mesmas e partem do respeito à realidade do aluno, de suas experiências de vida cotidiana, para chegar à sistematização do saber.