Questões de Concurso Comentadas para engenheiro de saneamento

Foram encontradas 35 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3231619 Engenharia Ambiental e Sanitária
As características biológicas das águas são determinadas através de exames bacteriológicos e hidrobiológicos; entre os primeiros se destaca a pesquisa do número de coliformes (Richter, 1991). Em relação à pesquisa de coliformes, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3231617 Meio Ambiente

O Licenciamento ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente. O objetivo do licenciamento é compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com um meio ambiente ecologicamente equilibrado (Brasil, 2024). Em relação ao licenciamento ambiental, julgue as afirmativas abaixo:



I.Os estudos e planos ambientais possuem natureza técnica e instrutória no processo de licenciamento ambiental, subsidiando a decisão quanto à viabilidade ambiental, instalação, ampliação, operação, recuperação e remediação ambiental, descomissionamento, entre outros. Os estudos e planos ambientais podem ser solicitados isolados ou conjuntamente.


II.O Ibama pode determinar a elaboração de outros tipos de estudo, conforme critérios estabelecidos na legislação.


III.O plano ambiental ou plano de gestão ambiental (PGA) é um documento que descreve as medidas ambientais e sociais, incluindo os critérios e diretrizes para adoção destas medidas, podendo ser dividido em programas de ação específico. O PGA é apresentado juntamente com o requerimento de licença de instalação ou operação. O plano gestão ambiental recebe inúmeras denominações na legislação vigente, tais como o plano básico ambiental, plano de controle ambiental e relatório de controle ambiental.


IV.As consultas públicas, presenciais ou não, também são previstas no licenciamento de algumas atividades ou empreendimento. No caso de empreendimentos que incluem em seu projeto reservatórios d'água artificial destinados à geração de energia ou abastecimento público, é realizada consulta pública no processo de licenciamento ambiental posteriormente à aprovação do plano ambiental de conservação e uso do entorno dos reservatórios artificiais.



Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?

Alternativas
Q3231616 Engenharia Ambiental e Sanitária
A cloração de potabilidade deverá ser consultada para outras características. A cloração das águas deve ser prevista com medida de segurança, sobretudo para águas superficiais. Reduções substancias da cor somente são obtidas pelo tratamento químico (Richter, 1991). Com base nos processos de tratamento adotados, assinale a alternativa CORRETA utilizada para águas de turbidez baixa ou moderada, pouco contaminadas, de baixo teor de sólidos em suspensão. 
Alternativas
Q3231615 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma comunidade rural com recursos financeiros limitados, a qualidade da água é comprometida por altos níveis de turbidez e presença de contaminantes biológicos. Considerando a necessidade de uma solução de tratamento de água que seja eficiente, de baixo custo e fácil de manter, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma tecnologia que seria a mais adequada para essa comunidade.
Alternativas
Q3231614 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma região onde a escassez de água é um problema crescente, um estudo de disponibilidade hídrica identificou que os recursos hídricos superficiais e subterrâneos estão sendo explorados acima da sua capacidade de recarga natural. Como medida para garantir a sustentabilidade hídrica, é recomendada a implementação de uma gestão integrada de recursos hídricos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma estratégia mais adequada para promover essa gestão integrada e assegurar a disponibilidade de água no longo prazo:
Alternativas
Q3231613 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação às condições de armazenamento ideais de EPIs adequados para os produtos químicos utilizados na ETA, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a característica de armazenamento do hipoclorito de sódio:
Alternativas
Q3231611 Engenharia Ambiental e Sanitária
Especificamente em Santa Catarina, é CORRETO afirmar que os destinos finais mais comuns para os lodos das Estações de Tratamento de Água (ETA) são:
Alternativas
Q3231610 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos sólidos de serviços de saúde são classificados em cinco categorias de acordo com a sua natureza (ANVISA, 2004). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao lixo do tipo C. 
Alternativas
Q3231609 Engenharia Ambiental e Sanitária
"A ART define, para os efeitos legais, o(s) responsável (is) técnico(s) pela execução de obras/serviços e dá oportunidade para o profissional de registrar nos Creas suas obras ou serviços, cargos ou funções visando o cadastramento de seu Acervo Técnico e a caracterização da responsabilidade técnica específica. O registro da ART efetiva-se após o seu cadastro no sistema eletrônico do Crea e recolhimento do valor correspondente. Apenas a ART de solicitação de aprovação de projetos para Moradia Econômica que precisa ser apresentada as ______ vias ao CREA-SC."
Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima:
Alternativas
Q3231606 Meio Ambiente

Em relação aos Programas de Educação Ambiental (PEA), marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.



(__) Os Programas de Educação Ambiental (PEAs) desenvolvidos no Licenciamento Ambiental Federal devem ter caráter participativo, transversal, transformador e emancipatório, visando à superação de problemas e/ou conflitos socioambientais, bem como desenvolvendo potencialidades socioambientais que ocorrem no processo de apropriação e uso dos recursos ambientais.


(__) Os PEAs devem voltar-se para a educação formal, sendo admitidos casos excepcionais de atuação de caráter formal (sistema educacional brasileiro) quando considerados pertinentes pelo Ibama.


(__) O PEA deve se inter-relacionar com os programas previstos no Plano Básico Ambiental, destinados a tratar impactos físicos, bióticos ou socioeconômicos.


(__) O PEA deve prever um processo de avaliação permanente e continuado, fundamentado em metas e indicadores propostos na etapa de elaboração do programa, para a emissão de Licença de Instalação. A avaliação permanente e contínua do PEA está vinculada ao processo de renovação da Licença de Operação.



Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Q3231604 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dependendo da localização da atividade ou empreendimento, outros órgãos são envolvidos no processo de licenciamento ambiental federal. De modo geral, esses órgãos atuam nas etapas de definição de escopo, análise técnica e acompanhamento do processo de licenciamento ambiental federal, de acordo com alguns critérios. Considerando esses critérios, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um desses órgãos, quando a atividade ou o empreendimento localizar-se em municípios pertencentes às áreas de risco ou endêmicas para malária.
Alternativas
Q3231603 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os ativos ambientais podem ser classificados em tangíveis e intangíveis. Os tangíveis, em geral, são usados na produção ou fornecimento de bens e serviços ou para fins administrativos. Já os intangíveis não têm substância física (Gomes & Garcia, 2013). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao grupo patrimonial que tem como detalhamento os investimentos relativos a prevenção, monitoramento, recuperação e reciclagem das ações de impacto ambiental.
Alternativas
Q3231602 Engenharia Ambiental e Sanitária
As tecnologias sustentáveis têm sido protagonistas na busca por um futuro eco-friendly e na promoção da preservação do meio ambiente. Dentre as principais inovações que estão revolucionando a forma como nos relacionamos com o planeta, assinale a alternativa CORRETA que busca minimizar a produção de resíduos e promover o reaproveitamento de materiais. Tecnologias de reciclagem, reuso e remanufatura têm contribuído para o fechamento do ciclo de vida dos produtos, reduzindo o impacto ambiental (Weni, 2023).
Alternativas
Q3231601 Engenharia Ambiental e Sanitária

A coleta externa consiste na remoção dos RSS do abrigo de resíduos (armazenamento externo) até a unidade de tratamento ou disposição final, pela utilização de técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente (ANVISA, 2004). Em relação a coleta e transporte externo dos resíduos de serviços de saúde (RSS), marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.



(__) Para a coleta de RSS do grupo B, o veículo deve ter superfícies internas lisas, de cantos arredondados e de forma a facilitar a higienização.


(__) Para a coleta de RSS do grupo A, resíduos químicos perigosos, o veículo deve portar documentos de inspeção e capacitação, em validade, atestando a sua adequação, emitidos pelo Instituto de Pesos e Medidas ou entidade por ele credenciada


(__) Em caso de acidente de pequenas proporções, a própria equipe encarregada da coleta externa deve retirar os resíduos do local atingido, efetuando a limpeza e desinfecção simultânea, mediante o uso dos EPIs e EPCs adequados.



Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Q1719164 Meio Ambiente
A Avaliação de Impacto Ambiental deve ser compreendida como instrumento de planejamento, isto é, como uma atividade técnico-científica que tem por finalidade identificar, prever e interpretar os efeitos de uma determinada ação humana sobre o ambiente. Em relação a Avaliação de Impacto Ambiental, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1719161 Meio Ambiente
A finalidade da ISO 14.000 é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas. Em relação as suas verificações e ações corretivas, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1719154 Meio Ambiente
O poder público municipal contará, para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, com alguns instrumentos. Em relação a esses instrumentos, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1719092 Meio Ambiente
A resolução do Consema nº 98/2017 estabelece procedimentos para licenciamento ambiental, define os estudos ambientais, considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento, e aprova a listagem das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental no Estado de Santa Catarina. Em relação à definição descrita abaixo, assinale a alternativa correta que a corresponde: “Documento que autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação e, quando necessário, para a sua desativação.”
Alternativas
Q1719091 Meio Ambiente
Com base na Resolução CONSEMA Nº 117/2017, para o exercício do licenciamento ambiental das atividades de impacto local, o Município deve atender os seguintes requisitos básicos: I. Criar, instituir e efetivar o funcionamento, na forma da lei, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, dando publicidade de seus atos; II. Dispor de arranjo legal para o exercício das atividades e competências em matéria ambiental e social; III. Informar ao CONSEMA, o exercício do licenciamento ambiental municipal, apresentando os atos constitutivos de criação do órgão ambiental municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente e quadro técnico municipal habilitado.
Dos itens acima:
Alternativas
Q1719087 Engenharia Ambiental e Sanitária
A disposição final do efluente do coletor predial de um sistema de esgoto sanitário deve ser feita: (__) - Em rede pública de coleta de esgoto sanitário, quando ela existir; (__) - Em sistema particular de tratamento, quando não houver rede pública de coleta de esgoto sanitário; (__) - O sistema particular de tratamento mencionado anteriormente não deve ser concebido de acordo com a normalização brasileira pertinente.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: D
6: B
7: B
8: B
9: C
10: D
11: D
12: B
13: A
14: A
15: C
16: A
17: A
18: C
19: B
20: B