Questões de Concurso
Comentadas para tecnologista júnior
Foram encontradas 303 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Alta Direção: pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no nível mais alto.
II. A Alta Direção tem o poder de delegar autoridade e prover recursos na organização.
III. Se o escopo do sistema de gestão cobrir apenas parte de uma organização, então Alta Direção se refere àqueles que dirigem e controlam aquela parte da organização.
Assinale
I. A norma ISO 56002 também orienta que os processos devem ser sustentados por referências organizacionais formais, os quais definem, comunicam e orientam as atividades de inovação da organização.
II. A norma ISO 56002 não é uma norma que admite que uma organização seja certificada com relação a ela.
III. A certificação é considerada apenas para normas de requisitos.
Assinale
I. Uma abordagem de melhoria contínua é recomendada na implementação de um sistema de gestão da inovação, de maneira a potencializar a evolução desse sistema.
II. Existe um ciclo básico que todas as atividades de inovação devem incluir, independentemente do porte da empresa ou do objetivo da inovação individual e passam por: identificar uma oportunidade; criar uma maneira de aproveitar a oportunidade; iniciar uma ação para aproveitar a oportunidade; alterar o valor de algo relacionado à oportunidade (modificar ou redistribuir o valor).
III. A norma ISO 56002 orienta sobre a necessidade de se implementar uma série de processos relacionados às atividades de inovação em todos os níveis da organização, a começar pela contextualização da organização, seus objetivos e gestão estratégica. Esses aspectos devem direcionar as demais atividades.
Assinale
I. A norma estipula um método simples de diferenciar invenção de inovação. A segunda apresenta uma utilidade, ajudando a gerar resultados tangíveis, e não apenas algo que saia do convencional. Representa muito mais do que uma mudança temporária.
II. Na agricultura, os sensores que avisam quando a terra precisa ser irrigada são uma boa ilustração de inovação, enquanto na indústria convencional rastrear logística de produtos através de blockchain é, igualmente, uma disrupção.
III. A inovação não precisa ser um equipamento tecnológico, podendo também ser um serviço, processo, produto, modelo, método ou uma junção de alguns deles.
Assinale
I. A gestão da inovação vai muito além de uma estrutura modernizada e bons computadores.
II. A transformação digital deve, necessariamente, estar inserida na cultura do negócio de forma que os processos, tarefas e soluções ganhem em agilidade com cada vez menor dispêndio de energia.
III. Dessa forma, é importante incluir a inovação na estratégia empresarial, para que toda a empresa entenda e incorpore às suas práticas a inovação como algo indispensável.
Assinale
I. A gestão de inovação é a estruturação de um processo concreto, com começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados).
II. Consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias e é de extrema importância para gerar produtividade, mas com aumento de custos.
III. Não são todas as empresas que abraçam uma gestão de inovação de forma a conseguir aplicar mudanças significativas e que impactem positivamente os resultados.
I. A ISO 56.002 é uma norma internacional que oferece diretrizes para a gestão da inovação em organizações de todos os tipos e tamanhos.
II. Ela fornece um conjunto de orientações que auxiliam as empresas a estruturarem seus processos de inovação de forma eficiente e eficaz, desde a geração de ideias até a entrega de produtos ou serviços inovadores.
III. A ISO 56002 promove uma cultura de criatividade, colaboração e melhoria contínua.
Assinale
I. O laboratório deve estabelecer um programa de calibração, o qual deve ser analisado criticamente e ajustado conforme necessário, a fim de manter a confiança na situação de calibração.
II. Todo equipamento que necessite de calibração ou que tenha um período de validade definido deve ser etiquetado, codificado ou identificado de alguma outra forma que permita que o usuário do equipamento identifique prontamente a situação de calibração ou o período de validade.
III. Deve ser descartado e substituído por um novo o equipamento que tenha sido submetido à sobrecarga, ou que tenha sido manuseado incorretamente, que produza resultados questionáveis ou que mostre ter defeitos ou estar fora dos requisitos especificados.
Assinale
I. A ISO é responsável por estabelecer padrões mundiais para todas as áreas técnicas, por meio da conciliação dos interesses de fornecedores, consumidores, governos, comunidade científica e demais representantes da sociedade civil.
II. A IEC institui critérios para produtos eletroeletrônicos, incluindo eletrônica, eletromagnetismo, eletroacústica, multimídia e telecomunicações. Estabelece também padrões para produção e distribuição energética.
III. As informações sobre as normas internacionais (ISO ou IEC) existentes ou em desenvolvimento podem ser obtidas com a ABNT.
Assinale
I. O sistema da qualidade é um conjunto de política, objetivos, procedimentos, instruções e registros que de alguma forma precisam ser documentados para que o sistema seja adequadamente implementado e se consolide como uma prática da organização.
II. Ainda que a documentação em excesso seja necessária e eficaz, a organização deve buscar um equilíbrio entre quantidade de documentos e necessidades de documentação do seu sistema da qualidade.
III. O sistema da qualidade é dinâmico, assim como a organização empresarial. Portanto, o sistema deve ser não só constantemente revisto, tendo em vista não só as adequações às mudanças na organização, como também constantemente aprimorado, para que se torne cada vez mais eficaz em seus objetivos principais de atendimento de requisitos dos clientes e redução de desperdícios.
Assinale
Na imagem acima, a tarja ocultou um elemento na hierarquia do SGQ, que são
I. O PDCA é o modelo perfeito para implementar novos projetos focados na melhoria contínua. Sua metodologia, baseada em ciclos de testes e análises de dados, permite que aprimoramentos de processos sejam testados, aperfeiçoados e implementados com bastante agilidade.
II. O PDCA também é uma metodologia que permite gerenciar mudanças com eficiência e cautela. Cada fase do projeto passa pela mesma etapa várias vezes, certificando-se de que os erros sejam corrigidos e ajustados às necessidades e circunstâncias reais da empresa.
III. Por contribuir diretamente para a melhoria contínua dos processos, o PDCA oferece um benefício claro à gestão da qualidade. Esse ciclo contribui para a identificação da causa-raiz de problemas, bem como para o desenvolvimento de inovações, que são dois pontos extremamente positivos para a qualidade dos processos e produtos.
Assinale