Questões de Concurso
Comentadas para oficial de comunicação
Foram encontradas 26 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. O título em hard news deve atentar à ordem direta com sujeito e predicado. 2. O subtítulo ou linha fina serve para dar apoio ao título, portanto não deve repetir as informações do título. 3. O título nos jornais diários deve ser conciso, atrativo e objetivo. Essas também são as atribuições dos títulos nas revistas. 4. O intertítulo tem por finalidade marcar mudança de assunto e igualmente precisa ser conciso. 5. As revistas, que empregam soft news, têm mais liberdade na elaboração do título e do subtítulo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. O planejamento gráfico de um produto é o primeiro fator de atração, pela variedade, e de reconhecimento, pela uniformidade. Combinar. a uniformidade do estilo e o nível de variedade compatível com o fluxo dos eventos é a essência de um bom projeto gráfico em jornalismo.
II. A vinheta, o cenário e a entonação nos telejornais permitem o reconhecimento - o reencontro visual ou auditivo com o já visto ou o similar que facilita concentrar a atenção no conteúdo noticioso, desde a escalada, até o final do programa.
III. A percepção de fotografias, cenários ou imagens em vídeo precede, em condições de igualdade, a percepção de qualquer forma de enunciado oral e mais ainda do texto escrito, porque o processo de compreensão deste é mais lento. Fotos, ambientes e imagens são "lidos" primeiro.
É correto o que se afirma em:
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.
Os elementos desse novo componente são chamados de:
I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa. II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado. III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa. IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.
I. Responder à obrigação que as instituições públicas têm de informar o público; II. Estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir a prestação de serviço ao público; III. Apresentar e promover os serviços da administração; IV. Tornar conhecidas as instituições (comunicação externa e interna). V. Divulgar ações de comunicação cívica e de interesse geral. VI. Integrar o processo decisório que acompanha a prática política.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. As associações; II. As autarquias; III. As sociedades; IV. As fundações; V. As organizações religiosas; VI. Os partidos políticos;
Das pessoas jurídicas relacionadas acima, são de direito privado e constam no referido artigo do Código Civil, apenas:
I. Ao agente político, que exerce cargo público por eleição. II. Ao servidor público. III. A qualquer outro agente público, servidor ou não, desde que exerça cargo ou função remunerada. IV. A qualquer particular, mesmo que não seja agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. De acordo com as assertivas acima, estão corretas as afirmativas previstas na alternativa:
Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Os créditos suplementares são aqueles destinados ao reforço de dotação orçamentária. II. Os créditos extraordinários são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. III. Os créditos especiais são aqueles destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
Quais estão corretas?
( ) A minuta do futuro contrato integrará sempre o edital ou ato convocatório da licitação.
( ) O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% para os seus acréscimos.
( ) É permitido a qualquer licitante o conhecimento dos termos do contrato e do respectivo processo licitatório e, a qualquer interessado, a obtenção de cópia autenticada, mediante o pagamento dos emolumentos devidos.