Questões de Concurso Para prefeitura de maripá - pr

Foram encontradas 519 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2563445 Medicina
Sobre o aconselhamento genético na pediatria, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2563444 Medicina
As infecções adquiridas intraútero ou durante o trabalho de parto são causas de significativa morbidade e mortalidade neonatal. O tratamento do recém-nascido contra a toxoplasmose, utilizando a dose de 2mg/kg/dia, via oral, a cada 12 horas, por dois dias, e, posteriormente, 1mg/kg/dia, VO, em dose única diária, refere-se à droga: 
Alternativas
Q2563443 Medicina
Diversas alterações podem ser observadas na pele do recém-nascido, e elas podem ser congênitas ou adquiridas no período perinatal. Nos casos de mancha vinho do Porto extensa e localizada na face externa dos membros inferiores, pode haver associação com:
Alternativas
Q2563442 Medicina

A diarreia é definida formalmente como uma produção fecal de >200g/dia e uma dieta pobre em fibras (tipo ocidental); entendida, também, como fezes moles ou aquosas. Sobre isso, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.


(1) Diarreia osmótica.

(2) Diarreia secretória.

(3) Diarreia exsudativa.


( ) A eliminação ativa de íons causa perda obrigatória de água; geralmente a diarreia é aquosa, na maioria das vezes profusa, não sendo afetada pelo jejum; Na+ e K+ nas fezes se mostram elevados.

( ) A inflamação, a necrose e a descamação da mucosa colônica estão presentes nessa diarreia; em geral, as fezes contêm leucócitos, polimorfonucleares, assim como sangue oculto e macroscópico. As causas incluem infecções bacterianas.

( ) As causas incluem deficiências das dissacaridases (por exemplo: lactase), insuficiência pancreática, crescimento bacteriano excessivo, ingestão de lactulose ou sorbitol, abuso de laxativos polivalentes, síndrome do intestino curto, dentre outras.

Alternativas
Q2563441 Medicina

Define-se como desidratação a contração do volume extracelular devido a perdas hidroeletrolíticas, e sua gravidade dependerá da proporção do déficit em relação às reservas corpóreas e da relação entre o déficit de água e de eletrólitos, sobretudo do sódio (Na+). A avaliação do estado de hidratação é fundamental e deve ser realizada na abordagem inicial da criança com doença diarreica aguda (DDA) por ser primordial para definição de tratamento. Sobre o exposto, analisar os itens.


I. Os sinais clínicos melhor associados à desidratação moderada-grave são enchimento capilar lentificado, redução no turgor da pele e padrão respiratório alterado.

II. A escala da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar desidratação, por sua vez, baseia-se na avaliação de nível de consciência, olhos e mucosas, sede e sinal da prega em abdome.

III. Criança de 1 a 3 anos de idade, quando desidratada por DDA, pode apresentar-se sonolenta, hipotônica, fria ou sudorética, mais ou menos comatosa.


Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q2563440 Medicina

Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, analisar os itens.


I. O aumento da sobrevida e da prevalência das afecções crônicas trouxe maior risco para as alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.

II. A avaliação deve ser feita de acordo com cada marco do desenvolvimento e com a faixa etária; caso aconteça falha, deve-se antecipar a consulta seguinte para iniciar a investigação.

III. Os desenvolvimentos analisados nas consultas pediátricas são desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento da linguagem e comunicação.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q2563439 Medicina

Em relação ao atendimento da criança vítima de traumatismo cranioencefálico (TCE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) A classificação quanto à gravidade do TCE baseia-se na Escala de Coma de Glasgow (ECG), adaptada quanto à faixa etária. Considera-se TCE grave quando ECG igual ou menor que 8; TCE moderado quando ECG entre 9 e 14; TCE leve quando ECG de 15.

( ) As fraturas na base do crânio cursam com sinais clínicos específicos, que incluem equimose retroauricular (sinal da batalha) e equimose periorbital sem trauma orbital direto (sinal de guaxinim).

( ) Todo paciente classificado com TCE moderado possui indicação de observação e monitorização em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Alternativas
Q2563438 Medicina
Em relação à reanimação neonatal, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2563436 Medicina
A doença falciforme (DF) engloba um grupo de distúrbios que se caracterizam pela produção de hemoglobina anormal, cujas manifestações clínicas variam com o genótipo e a idade do paciente. Nesse sentido, os quatro genótipos principais são os seguintes: 
Alternativas
Q2563435 Medicina
Sobre úlcera péptica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2563434 Medicina
Sobre a ingestão acidental e tóxica de paracetamol, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2563428 Medicina
Gestante de 28 anos de idade, G2PN1, comparece à consulta de rotina de pré-natal, hoje com 16+2 de idade gestacional segundo ecografia de primeiro trimestre. A paciente relata estar gestando gêmeos e que sua gestação é monozigótica, dicoriônica e diamniótica. Em relação ao caso descrito, a provável data de divisão do zigoto após a fertilização é:
Alternativas
Q2563427 Medicina

Uma das complicações mais comuns da primeira metade da gestação é a interrupção da gravidez antes de sua viabilidade, com feto pesando menos do que 500 gramas. Em relação ao abortamento, analisar a sentença.


O abortamento deve ser suspeitado em toda mulher em idade fértil que se apresente com sangramento via vaginal anormal (1ª parte). A associação do exame físico com a avaliação ultrassonográfica e a dosagem sérica da β-hCG permitem definir o diagnóstico e, posteriormente, classificar o quadro clínico (2ª parte). É interessante atentar para a presença de lesões no colo uterino, como lacerações ou perfurações, que possam sugerir tentativa de instrumentalização do útero com o objetivo de abortar uma gestação em curso (3ª parte).


A sentença está: 

Alternativas
Q2563426 Medicina

Sobre intervenções médicas na gestação que devem ser indicadas por ter benefício comprovado, analisar os itens.


I. Uso de corticoterapia antenatal entre 24 e 34 semanas de gestação em pacientes com risco de parto pré-termo.

II. Uso de sulfato de magnésio durante o trabalho de parto em gestações com menos de 32 semanas para neuroproteção fetal.


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Q2563425 Medicina
Na prescrição de um anticoncepcional combinado oral, além da anamnese, é imprescindível a realização de: 
Alternativas
Q2563424 Medicina

O diagnóstico de diabetes mellitus gestacional (DMG) está associado a desfechos adversos da gestação. Em relação ao manejo intraparto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


A hiperglicemia materna durante o parto está associada à __________ neonatal, motivo pelo qual o controle glicêmico deve ser mantido durante todo o parto. Existem vários protocolos de manejo, mas o consenso é empregar insulina de curta ação e monitorizar a glicemia capilar a cada ________ horas, objetivando glicemias capilares entre ________ mg/dL. 

Alternativas
Q2563423 Medicina

Considerando-se a etiologia, os fatores de risco, o diagnóstico e o prognóstico das neoplasias do corpo uterino, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Em algumas circunstâncias, sobretudo em pacientes obesas, o sangramento pode não ocorrer, devido à estenose cervical, gerando a formação de hematometra ou piometra. Nesses casos, o toque vaginal e o exame abdominal eventualmente revelam massa amolecida na região hipogástrica, devido ao aumento do volume uterino. Em casos de doença avançada, pode ocorrer distensão abdominal secundária à ascite.

( ) O sangramento uterino anormal é o sintoma principal, mais comumente pós-menopáusico, estando presente em 75 a 90% dos casos, o que facilita a suspeição diagnóstica e seu reconhecimento precoce. O exame físico abdominal e pélvico geralmente é normal em pacientes nos estádios iniciais, já que não costumam apresentar útero aumentado ou doloroso. 

Alternativas
Q2563422 Medicina
A infertilidade ou subfertilidade é definida como incapacidade de conseguir uma gravidez bem-sucedida após 12 meses ou mais de adequada exposição ao coito, em um casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticoncepcionais. Em relação à investigação de fator tubário na infertilidade, qual é o método tradicional de avaliação de permeabilidade tubária? 
Alternativas
Q2563421 Medicina
Dentre os métodos contraceptivos citados abaixo, assinalar os métodos com o índice de Pearl mais baixo. 
Alternativas
Q2563420 Medicina

No que se refere aos transtornos alimentares (TA) na gestação, analisar os itens.


I. O termo pregorexia tem sido utilizado para descrever a grande preocupação da gestante com TA com o ganho de peso gestacional: mulheres que reduzem as calorias e fazem exercício em excesso para evitar o ganho de peso na gestação.

II. O tratamento nutricional deve ser individualizado, com foco em uma alimentação equilibrada, para promover uma gestação saudável e um apropriado crescimento fetal. A estabilização do peso corporal deve ocorrer até, pelo menos, entre a 10ª e a 12ª semana de gestação, antecedendo as principais mudanças corporais gestacionais (segundo e terceiro trimestres).


Está CORRETO o que se afirma: 

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: D
6: D
7: B
8: A
9: A
10: A
11: D
12: A
13: A
14: D
15: C
16: B
17: B
18: D
19: B
20: C