Questões de Concurso Para prefeitura de fagundes varela - rs

Foram encontradas 278 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2679002 Pedagogia

De acordo com Veiga (2002), o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Nessas condição, o projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às definições relativas à construção do projeto político-pedagógico realizado com o coletivo da escola.

Alternativas
Q2679001 Pedagogia

Para Zabala (2010), assumir uma perspectiva social do ensino e, consequentemente, a formação integral do estudante requer a revisão de certos modelos avaliativos, em especial quando comprometidos com perspectivas sancionadoras e propedêuticas. Tais modelos entram em choque com os princípios de uma avaliação formativa, especialmente quanto aos seus pressupostos básicos.


Quanto aos pressupostos de uma avaliação formativa, analise as assertivas abaixo:


I. Sob uma perspectiva uniformizadora e seletiva, não são os resultados ou mesmo os níveis pré-determinados que prevalecem como elementos centrais da avaliação.

II. Na perspectiva de uma avaliação formativa, o sujeito da avaliação é o estudante, em seu desenvolvimento, seus progressos, suas conquistas e suas dificuldades.

III. A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa sobre o que há de mais relevante: o processo de aprendizagem seguido pelo aluno.

IV. Os conteúdos de aprendizagem a serem efetivamente avaliados não são apenas aqueles cognitivos, mas também aqueles ligados à autonomia pessoal, às relações interpessoais, às inserções sociais, aos movimentos do corpo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2679000 Pedagogia

Os avanços das teorias construtivistas da aprendizagem vêm, já há décadas, favorecendo a invenção de novas organizações do trabalho escolar. Menos do que mera aplicação dessas teorias em sala de aula, trata-se de pensar como o planejamento pedagógico pode ser favorecido, potencializado, impactado por aquilo que elas apontam como decisivo quanto aos modos de entender como o ser humano aprende. Considerando as possibilidades de organização de ambientes de aprendizagem potentes, indique abaixo qual seria a proposição de ensino cujos objetivos NÃO se mostram coerentes com as teorias construtivistas.

Alternativas
Q2678999 Pedagogia

Considerando as orientações curriculares da BNCC para a área de Linguagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.


RAZÃO PELA QUAL


II. O processo de alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2678998 Pedagogia

De acordo com Gomes (2010), em relação às teorias de aprendizagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1. Construtivista.

2. Comportamentalista.

3. Sociointeracionista.

4. Racionalista.


Coluna 2


( ) Nela, é dada ênfase na organização racional do ensino e aprendizagem. De acordo com sua orientação, o conhecimento resulta da experiência, isto é, fazendo é que se aprende. O processo de aprendizagem é baseado na reflexão do indivíduo com relação a estímulos negativos ou positivos. Ocorre valorização do processo de ensino individual.

( ) Trata-se de uma teoria que defende que o processo de aprendizagem do indivíduo ocorre e se desenvolve de acordo com interações e perturbações do conhecimento em seu meio, considerando como critério a idade do indivíduo relacionada ao contexto. A inteligência não começa nem pelo conhecimento de si mesmo, nem pelo conhecimento das coisas como tais, mas pela sua interação, a partir de processos que resultam não apenas de estruturas culturais, mas também biológicas.

( ) Não considera a experiência a fonte do verdadeiro conhecimento; leva em conta a aptidão do aluno, conhecimentos prévios, condições biológicas e motivação. Mais do que isso, todo o conhecimento é anterior à experiência, sendo fruto do exercício de estruturas racionais, pré-formadas no sujeito.

( ) Compreende uma interação entre um grupo de indivíduos, onde trocam-se informações, experiências e objetivos e, da troca, forma-se o processo de aprendizagem. O aprendizado não é necessariamente precedido do desenvolvimento de bases psicológicas para tanto, mas se desenvolve em interação contínua.


A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: A
5: B