Questões de Concurso Para prefeitura de teutônia - rs

Foram encontradas 407 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2649280 Serviço Social

“É no âmbito da instrumentalidade do Serviço Social que os componentes críticos e progressistas da cultura profissional são escolhidos, identificados, construídos e reconstruídos, e deles depende o restabelecimento da unidade entre meios e fins e a preocupação com os valores democráticos do movimento socialista. É a categoria que permite colocar o acervo técnico operativo no seu devido lugar.”


(GUERRA, 2000, p. 31). GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. Revista Serviço Social & Sociedade nº 62 – Ano XX – março 2000.


Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir sobre a Instrumentalidade do Serviço Social:


I- A aproximação com valores democráticos da profissão, decorrente do seu caráter ideológico, orienta os assistentes sociais na (re)elaboração de ações e estratégias em resposta às demandas apresentadas. Nesse processo de atender as demandas da classe trabalhadora e subalterna, o fazer profissional constrói a sua própria instrumentalidade: as ações se materializam através da objetivação de sua intencionalidade, sendo essa a condição para o reconhecimento social da profissão.

II- A instrumentalidade remete à capacidade consciente relacionada ao conjunto da categoria, construída e reconstruída nos processos sócio-históricos, nas relações sociais determinantes e nos valores do próprio profissional, à medida que este é influenciado pelas condições objetivas que são referentes ao sujeito e às suas opções e escolhas profissionais e condições subjetivas, postas na realidade material (sistema capitalista de produção).

III- A instrumentalidade relaciona-se à racionalidade do capitalismo e aos componentes progressistas da cultura profissional, os quais contribuem para o fazer profissional acrítico através de técnicas e instrumentos que se sobrepõem ao projeto profissional da categoria devido à supervalorização da racionalidade técnica.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q2649278 Serviço Social

Acerca da caracterização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), julgue os itens abaixo:


I- Regulação da hierarquia, dos vínculos e das responsabilidades do sistema, de serviços, benefícios e ações de assistência social.

II- Nova lógica de organização das ações: por níveis de complexidade e por território. Porém, sem necessariamente considerar as regiões e portes de municípios e regiões.

III- Forma de operacionalização da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que viabiliza o sistema centralizado e contributivo e a regulação, em todo o território nacional.

IV- Sistema executor de ações em diferentes níveis de complexidade: Proteção Social de complexidade e Proteção Social Especial, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.


Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Q2649276 Direito Sanitário

Sobre o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, é CORRETO afirmar que:


I- Há um modelo comum adotado para atenção à saúde indígena, em todo território nacional.

II- Caberá, exclusivamente, aos Estados e Municípios o financiamento do Subsistema.

III- O Subsistema deverá ser descentralizado, hierarquizado e regionalizado.

Alternativas
Q2649274 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Estatuto da Criança e Adolescente - ECA prevê, dentre outros, que devem ser garantidos a este público, o direito à vida e à saúde. Sobre este tópico, analise as seguintes proposições:


I- Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

II- O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas à capacitação dos técnicos de enfermagem visando disseminar a cultura do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças maiores de um ano no âmbito do sistema único de saúde (SUS).

III- Os testes para o rastreamento de doenças no recém-nascido serão disponibilizados pelo cartão nacional de saúde, no âmbito do programa nacional de triagem neonatal (PNTN), na forma da regulamentação elaborada pelo Ministério da Saúde, com implementação de forma escalonada.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2649272 Direito Processual Penal

De acordo com as recentes alterações inseridas nas Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência serão concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou:

Alternativas
Q2649269 Serviço Social

Junto ao processo de descentralização, a Política Nacional de Assistência Social (2004) traz sua marca no reconhecimento de que para além das demandas setoriais e segmentadas, o chão onde se encontram e se movimentam setores e segmentos faz diferença no manejo da própria política, significando:

Alternativas
Q2649268 Serviço Social

De acordo com o que estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social, as entidades e organizações de assistência social podem, para defesa de seus direitos referentes à inscrição e ao funcionamento:

Alternativas
Q2649266 Serviço Social

Em 2007, a Conferência Nacional de Assistência Social deliberou sobre a necessidade de criar um padrão de identificação dos serviços do SUAS e, dessa forma, definiu-se pela elaboração da “Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais”, documento que veio a ser publicado em 2009 a partir de uma Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (Resolução n°109/2009). Sobre o tema, avalie as afirmativas a seguir.


I- Os serviços socioassistenciais do SUAS são apresentados um a um, divididos entre os que são considerados de proteção social básica e proteção social especial (os níveis de atenção dos serviços).

II- São descritos os princípios organizativos do SUAS, os quais contribuem para a compreensão da complexidade de um sistema que é referência na prestação de serviços no campo da proteção social.

III- É um instrumento estratégico para a descentralização democrática da assistência social, modificada a cada quatro anos, com a participação das organizações da sociedade civil.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2649265 Serviço Social

Com base nas disposições da Lei de Regulamentação da profissão (Lei 8.662/1993), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2649263 Serviço Social

A formação profissional e a pesquisa supõem o trabalho criativo, a autonomia intelectual, a competência teórico-metodológica fundada em conhecimentos críticos, visando à capacidade de desvelar objetivamente a realidade social em sua essência histórica. De acordo com os pressupostos do Código de Ética, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2649261 Serviço Social

A materialização do Código de Ética do(a) Assistente Social supõe uma capacitação que se inicia durante a formação profissional, nos cursos de graduação, estendendo-se para outros estágios. Logo, a compreensão da centralidade da ética no currículo é fundamental, merecendo especial atenção a sua relação com as demais disciplinas. Quanto ao estágio supervisionado, o referido dispositivo previu em seu Art. 21 como um dos deveres do(a) assistente social:

Alternativas
Q2649248 Serviço Social

Os movimentos da realidade sócio-histórica, ao reproduzir-se, alteram diversos aspectos da vida social e, ao fazê-lo, incidem também sobre as demandas institucionais e socioprofissionais postas ao Serviço Social. Do exposto, avalie as afirmativas a seguir:


I- São cada vez mais diversificadas as refrações da questão social e suas complexas relações na medida em que universalizam aspectos da barbarização da vida social em função da crise na qual o capital está imerso nas últimas décadas.

II- São cada vez mais frágeis as bases universais das políticas sociais brasileiras em face da massificação da questão social e a sua implementação assume muitas vezes para os profissionais nela envolvidos a forma da eficiência e da eficácia nos resultados.

III- As expressões da questão social acabam por ser subjetivamente internalizadas e consequentemente atribuídas à capacidade técnica ndividual da profissão em lidar com a dinâmica e os limites institucionais.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2649246 Serviço Social

Não obstante os avanços observados na profissão, decorrentes de um processo de construção coletiva, determinado pelo amadurecimento das condições objetivas da realidade brasileira e da categoria profissional dos(as) assistentes sociais, verifica-se a presença da racionalidade formal-abstrata enquanto uma mediação teórico-cultural e ideopolítica que historicamente vem exercendo influência na profissão. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.


(__)O paradigma de interpretação da realidade não é exclusivo, mas se manifesta de maneira monolítica no interior da profissão.

(__)O racionalismo formal-abstrato encontra-se subjacente às correntes de pensamento vinculados à tradição positivista que a sociedade capitalista adota como axioma.

(__)Por ser consumida e transformada em atividade, a racionalidade formal-abstrata exige meios ou instrumentos de trabalho e um objeto de trabalho que sofrerá alterações mediante ação da práxis.

Alternativas
Q2649245 Serviço Social

A pesquisa sobre um problema determinado depende das fontes de informação sobre o mesmo. A utilização adequada de tais fontes auxilia o pesquisador na delimitação clara do próprio projeto, esclarece aspectos obscuros da pesquisa e o orienta na busca da fundamentação e dos meios de resolver o problema. As informações podem provir de:


I- Observações.

II- Reflexões pessoais.

III- Pessoas que adquiriram experiências pelo estudo ou pela participação em eventos.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2649244 Serviço Social

Existem inúmeras formas de ser que negam a ética profissional, conforme os pressupostos do Código de Ética do(a) Assistente Social. Decorrendo dessa premissa, compreende-se que ações antiéticas são reproduzidas cotidianamente, opondo-se ao esforço de grande parte da categoria que busca realizar ações comprometidas com o referido instrumento normativo e que, de fato, tem concretizado práticas significativas ao longo do processo de construção do projeto ético-político. As causas dessa situação têm relação com os seguintes aspectos centrais:


I- Existem causas objetivas que incidem sobre o trabalho profissional, determinando seus limites.

II- As causas são decorrentes da má vontade de alguns em contraposição à boa vontade de outros.

III- Independentemente da consciência individual, a ação profissional produz um resultado objetivo, que interfere de alguma forma na realidade social.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2649243 Serviço Social

As formas diferenciadas do uso da força de trabalho, para além da dificuldade de desenvolver laços e consciência de classe, vêm-se expressando na expulsão de milhares de trabalhadores das formas de representação de seus interesses, ou seja, estão fora das organizações sindicais. Sobre este contexto, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.


(__)Há um decréscimo efetivo nas taxas de sindicalização produzido pelo desemprego e pela informalização, causando o processo conhecido por dessindicalização.

(__)Nessa verdadeira homogeneização das classes trabalhadoras, os interesses dos trabalhadores aparecem cada vez mais similares, raras vezes opostos, rompendo com a tendência à bipolarização das classes fundamentais que se podia vislumbrar no século XIX.

(__)Ocorre uma verdadeira pulverização e um ocultamento da maioria trabalhadora e, com isso, o poder das suas organizações cai significativamente.

Alternativas
Q2649242 Serviço Social

A ética cristã, que influencia fortemente a cultura ocidental, baseia-se nas “verdades reveladas” por Deus, através da Bíblia, de documentos religiosos, quer dizer, de mandamentos que não podem ser contestados racionalmente. Através de pensadores como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, a filosofia de Platão e Aristóteles é retomada à luz dos dogmas cristãos, daí, decorrendo formas de pensar que predominam durante toda a Idade Média. Uma de suas características reside:

Alternativas
Q2649241 Serviço Social

“Nas condições do capitalismo retardatário do Brasil nos anos 80, o capital procurava seguir a linha de menor resistência, promovendo uma estratégia de _______________, que articulava elementos do arcaico e do moderno (o que possuía, com certeza, vantagens concorrenciais no plano do mercado mundial).” A expressão que completa adequadamente a proposição encontra-se na alternativa:

Alternativas
Q2649240 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003

De acordo com o Estatuto do Idoso, as entidades governamentais e não governamentais de assistência à pessoa idosa ficam sujeitas à inscrição de seus programas perante o órgão competente da Vigilância Sanitária e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e, em sua falta, perante o Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados, dentre outros, o seguinte requisito:

Alternativas
Q2649239 Serviço Social

A constituição de uma novo e precário mundo do trabalho sob a mundialização do capital contribuiu para a debilitação estrutural do poder sindical e político da classe dos trabalhadores assalariados. Esta é uma das principais causalidades da crise do sindicalismo moderno nos países capitalistas centrais a partir dos anos 1990, com diversas amplitudes vinculadas a particularidades sócio-históricas nacionais. Acerca do tema, avalie as afirmativas a seguir:


I- O novo complexo social do mundo do trabalho, permeado pela fragmentação de classe – seja na dimensão subjetiva, seja na objetiva – é cada vez mais recalcitrante à intervenção organizacional e política do sindicalismo de massas, tal como ele se constituiu no decorrer do século XX.

II- O complexo de reestruturação produtiva, cujo momento predominante é o fordismo, tende a instaurar uma nova hegemonia do capital na produção, promovendo a captura da subjetividade operária pela lógica do capital, debilitando o potencial das estratégias de classe.

III- A própria capacidade de negociação e organização que o sindicato adquire, principalmente no campo da reestruturação produtiva, pressupõe o abandono de estratégias sindicais de classe e da crítica do controle do capital na produção, assumindo, ao contrário, estratégias sindicais proativas à lógica do capital.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: B
6: B
7: E
8: A
9: C
10: B
11: A
12: A
13: B
14: D
15: C
16: E
17: B
18: A
19: A
20: C